Geek

lalboard: teclado ergonômico caseiro chama atenção por seu visual

Ao passar bastante tempo no computador, as pessoas precisam optar por periféricos ergonômicos como teclados e mouses para evitar tendinites e outros tipos de problema. Já o projeto de um teclado deste tipo chamado lalboard tem chamado a atenção por conta de seu visual e até mesmo jeito de funcionar.

O projeto, na verdade, é inspirado em um teclado da década de 90 conhecido como DataHand, mas que era pouco acessível devido ao seu preço elevado. Já o lalboard conta com o grande diferencial de poder ser feito em casa ao usar uma impressora 3D e alguns componentes eletrônicos.

Diferente da grande maioria dos teclados comuns, o lalboard vem “dividido” em duas peças e suas teclas podem ser ajustadas de acordo com o gosto de quem está usando o teclado. Na página do projeto, o criador ainda explica que ele quis manter o “clique” das teclas iguais ao do DataHand sem exigir muito esforço por parte do usuário.

lalboard exige uma curva de aprendizado para ser utilizado com eficiência

No vídeo abaixo, Ben Gruver, criador do projeto, que possui aproximadamente 8 anos de experiência com o DataHand, mostrou o lalboard em ação. Nele, Gruver consegue digitar aproximadamente 120 palavras por minuto, mas isso só é possível graças a sua experiência, já que o funcionamento difere de um teclado do tipo Qwerty.

O lalboard, vale lembrar, foi feito como um tipo de hobby e para uso doméstico, assim, o teclado não tem um visual tão profissional quanto o de um produto acabado de uma grande marca. O projeto já tem alguns detalhes explicados no site hackaday.io e instruções no Github para quem quiser tentar fazer a sua própria versão.


Fonte: KaBuM