Tecnologia

Jennifer Lopez e seu vestido Versace inventaram o Google Imagens. Entenda!

Escrito por Paulo Carmino

Após usar vestido decotado no Grammy em 2000, Jennifer Lopez foi o motivo da invenção do Google Imagens. Quase 20 anos depois, ela surge novamente com a peça.

O que um vestido decotado tem a ver com o Google Imagens? Tudo. Uma das curiosidades mais interessantes sobre o buscador é que seu sistema de busca apenas por imagens foi inventado após Jennifer Lopez usar um vestido Versace decotado e fazer com que o sistema do Google fosse derrubado no dia seguinte. E essa semana, quase 20 anos depois, a atriz e cantora voltou a exibir a peça na Semana de Moda em Milão, mostrando mais uma vez toda sua beleza e exuberância.

A relação entre o vestido e o Google Imagens

Tudo começou na noite da 42ª edição do Grammy, no ano de 2000. Jennifer Lopez, uma das convidadas e apresentadoras, surgiu no tapete vermelho usando um vestido com o que pode ser considerado o maior decote já visto. A peça da Versace fez tanto sucesso que a artista logo se tornou alvo de atenção não apenas de quem estava na premiação, como quem assistia pela televisão.

Jennifer Lopez e o vestido que inventou o Google Imagens

No dia 24 de fevereiro um número absurdo de pessoas começaram a pesquisar pelo tal vestido, obviamente com ele sendo usado pela diva Jennifer Lopez, no Google. A procura foi tanta que bateu o recorde de número de buscas que a empresa tinha registrado até aquela data e foi suficiente para derrubá-lo por um tempo.

O problema, entretanto, é que muitas dessas pessoas acabaram decepcionadas com suas buscas. Isso porque na época o Google não oferecia imagens como resultado de uma busca, apenas links para sites. Claro que muitas pessoas acabaram clicando nesses links para procurar pela imagem, mas muitos deles só mencionavam o vestido ou Jennifer Lopez na cerimônia e não incluíam uma imagem no artigo.

A ideia do Google Imagens

Foi com esse acontecimento que Eric Schmidt, CEO da empresa, teve a brilhante ideia. Segundo um artigo escrito por ele em 2015 falando sobre o assunto, Eric afirmou que aquele tinha sido o termo mais popular já visto em buscas do Google até então, porém eles não tinham as ferramentas para oferecer aos usuários exatamente o que eles queriam, que eram as fotos da Jennifer Lopez usando o famoso vestido. E foi assim que ele pensou no Google Imagens.

Eles conseguiram criar uma ferramenta no sistema capaz de extrair todas as imagens que eram ligadas a uma certa palavra-chave e mostra-las como resultado de buscas em uma aba separada. Uma ideia que logo se mostrou ser um sucesso e um diferencial extremamente importante para o buscador.

Jennifer Lopez conta sua versão

Por incrível que pareça, por muito anos pouquíssimas pessoas sabiam sobre essa história surpreendente, até que a própria Jennifer Lopez contou sua versão em um vídeo no youtube.

Quando perguntada qual foi o seu maior momento fashion da vida, ela falou um pouco sobre o vestido. Segundo JLO, ela estava no meio das gravações do filme “Plano B”, em um local mais afastado, e por isso não tiveram tempo de selecionar vestidos com antecedência. Como resultado, no dia do Grammy ela só tinha duas opções, o Versace decotado ou um branco. Sua estilista, entretanto, a aconselhou a usar o vestido branco, porque o Versace já tinha sido usado antes e no mundo da moda isso não é bem vindo. Jennifer resolveu experimentar os dois e quando ela experimentou o Versace, decidiu ir com ele. O que provou ser uma ótima decisão, principalmente para o Google.  

Um detalhe interessante é que ela precisou usar uma fita dupla face pra impedir que o vestido acabasse revelando mais do que devia, mesmo com o decote generoso. Jennifer diz que quando chegou ao tapete vermelho começou a ouvir muitos cochichos e comoção, mas demorou um pouco para descobrir que toda a atenção estava voltada para ela por causa do vestido.

A volta do Versace 20 anos depois

E nesta sexta-feira (20), a atriz e cantora foi novamente a sensação da vez. Ela se tornou destaque da Semana de Moda de Milão ao usar uma nova versão do icônico vestido Versace, que tinha tudo a ver com a inspiração do evento, a selva amazônica na passarela da marca Marni.

Quase 20 anos depois, Jennifer Lopez usa uma nova versão do vestido Versace
Quase 20 anos depois, Jennifer Lopez usa uma nova versão do vestido Versace

O público foi ao delírio em gritos e aplausos quando ela surgiu, mostrando estar ainda mais linda do que há 20 anos e com uma versão mais livre e moderna da peça Versace. O melhor de tudo é que sua participação era segredo até o momento em que a sua música começou a ser tocada durante o desfile.

A própria Jennifer Lopez postou em seu Instagram um vídeo do acontecimento com a legenda “E então isso aconteceu”.

Não demorou muito para algumas pessoas acabarem comparando as versões de 2000 e 2019. Segundo muitos internautas a cantora e atriz está ainda melhor em 2019.

Uma coisa é certa, Jennifer nos agraciou com sua beleza naquele vestido e teve um impacto importante no mundo das buscas com o Google Imagens. E a internet nunca mais foi a mesma.



Sobre o Autor

Paulo Carmino