Tecnologia

Huawei Watch GT 2e é perfeito para cuidar da saúde

O Huawei Watch GT 2e traz alta precisão nas estatísticas que coleta, incentivando a melhorar os hábitos para manter uma boa saúde

Sejamos sinceros: criar uma rotina saudável não é fácil. Na verdade, é bastante desafiador, né? É ao entender esse desafio pessoal que o Huawei Watch GT 2e acerta em cheio, fazendo com que vários aspectos da sua rotina se assemelhem a um jogo com objetivos claros: dar o seu melhor para atingir as pontuações e ultrapassá-las, dia após dia.

Além do foco na saúde, o smartwatch é um elegante acessório com acabamento de luxo, combinando com qualquer ocasião, de modo que você sempre possa ter várias informações a seu dispor no seu pulso.

O nível de interação disponível com essas informações, no entanto, o faz menos smart do que gostaríamos. Além disso, algumas otimizações para Android o tornam um produto inferior no ecossistema Apple, sendo algo a se considerar.

Será que o novo smartwatch da Huawei vale a pena? Confira abaixo a análise completa do Showmetech:

Design

O Huawei Watch GT 2e adota um design minimalista, trazendo modernidade com a pulseira de borracha e a estrutura de aço inoxidável. A escolha de poucos detalhes, mas bem polidos, o torna um acessório premium extremamente neutro, dando um charme sem chamar a atenção, combinando na ida para a academia até ao uso do traje social.

E por falar em versatilidade, a pulseira traz ajustes o bastante para que você a prenda como preferir. O peso do smartwatch não incomoda, ajustando-se perfeitamente ao seu treino (com a pulseira mais apertada) e à sua noite de sono (com a pulseira mais frouxa).

Em versão única de 46 mm, a tela sensível ao toque possui 1,39 polegadas (cerca de 3 centímetros e meio), é do tipo AMOLED e possui 454 x 454 píxeis. A resolução é linda e as animações se movem com muita fluidez. As cores esbanjam beleza e o brilho no máximo é intenso. Estando em casa, recomendo manter a intensidade moderada ou baixa (principalmente pensando na hora de dormir), mas debaixo do Sol, certamente a intensidade máxima é essencial.

O huawei watch gt 2e traz uma sensação de estar vestindo um produto premium, com charme e elegância sem chamar demais atenção.

A caixa do relógio possui apenas dois botões na lateral direita: o inferior, que leva para o menu de treinos e pode ser alterado, e o superior, que leva para o menu principal e não pode ser alterado.

Ele está disponível em quatro cores: Graphite Black (preto), Lava Red (vermelho), Mint Green (verde) e Icy White (branco).

Funcionalidades

O fato de um dos dois botões vir configurado de fábrica para abrir imediatamente no menu de treinos mostra o foco do Huawei Watch GT 2e. Independente da atividade física que você for fazer, deve haver uma opção personalizada para ela. Se a distinção entre “Caminhada ao ar livre”, “Caminhada interna”, “Corrida ao ar livre”, “Corrida interna” já parece bem meticulosa, não se surpreenda com a versatilidade de englobar “Boxe”, “Karatê”, “Luta Livre”, “Taekwondo”, “Esgrima”, e, indo ainda mais longe, com “Dardos”, “Tiro com arco”, “Hipismo”, “Bambolê”, “Sinuca” e até “Empinar pipa”.

Para quem se interessa em exercícios aquáticos, o Huawei Watch GT 2e vai fundo com você, aguentando até 5 ATM (50 metros de profundidade).

O menu de treinos ainda possui “Trajetos de corrida”, com diversos trajetos de dificuldades escalonadas.

Os aspectos medidos pelo smartwatch durante o treino irão variar de acordo com a atividade selecionada. Por exemplo, ao escolher “Caminhada ao ar livre”, o relógio sugere que o GPS seja ativado, para que possa ser contabilizado não apenas o seu trajeto completo, mas, também, a quantidade de subida, descida e retas que houve durante a sua caminhada.

A seguir, imagens exemplificam os momentos de uma “Caminhada ao ar livre” feito com o Huawei Watch GT 2e.

Peço perdão por algumas imagens de baixa qualidade, mas para trazer um exemplo de exercício ao ar livre, era necessário fotografar rápido antes que a minha frequência cardíaca caísse. A frequência cardíaca, por sua vez, é o termômetro principal da atividade. Note que ela é quem determina o estágio em que você se encontra no exercício.

Apenas ao atingir 100 bpm (batimentos por minuto), o smartwatch reconhece que o treino teve início e se posiciona no modo “Aquecimento”. Uma corrida logo depois me levou a 138 bpm, denotando a fase “Aeróbica” do exercício. Perceba que depois, com os batimentos em 134, “regredi” uma fase da caminhada, indo para “Queima de Gordura”. Logo após, voltei aos batimentos acima de 145, voltando à fase “Aeróbica”.

O ideal é justamente transitar entre essas duas fases do treino, e tomar cuidado com a fase “Anaeróbica”. Ao atingi-la, entenda como um sinal do Huawei Watch GT 2e — e principalmente do seu corpo — para pegar um pouco mais leve.

Ao finalizar o treino no smartwatch, você ganha confete e medalhas na tela, te parabenizando pelo esforço e salvando o registro completo do treino.

Caminhada detalhada huawei watch gt 2e
No app Huawei Health, você encontra detalhadamente o percursos e os detalhes do seu treino.

Após treinar, inicia-se um contador indicando o tempo de descanso necessário até que você esteja hábil a fazer uma nova atividade física — alertando que talvez, se você treinou a noite, treinar de manhã possa ser uma ideia mais nociva do que interessante.

Além disso, não tirar o Huawei Watch GT 2e pode ser bom, pois ele está constantemente checando a sua frequência cardíaca, seu nível de estresse, quantidade de passos, quantidade de vezes que você levanta e qualidade de sono, além do diferencial sensor de SpO2. Sua função é medir a saturação de oxigênio no sangue, e não costuma estar presente neste tipo de produto.

Uma tela “simpática”, que é excelente como incentivo, é a que mostra a quantidade de passos, tempo de exercício e vezes que você levantou ao longo do dia. Com barras a ser completadas, simplesmente dá muita vontade de vê-las completamente preenchidas, dando uma sensação de dever cumprido. A predefinição estabelece 10.000 passos, 30 minutos de exercício em intensidade moderada e levantar 12 vezes — o smartwatch literalmente “manda” você levantar após passar uma hora inteira sentado.

Visor passos por dia huawei watch gt 2e
O huawei watch gt 2e te convida a bater pequenas metas ao longo da rotina, e esticar essas metas conforme você as atinge.

Para monitorar o seu sono, o Huawei Watch GT 2e é simplesmente uma maravilha. Ele estabelece como meta dormir 8 horas por dia e também possui uma barra a ser preenchida. Caso você faça um cochilo de tarde, irá ficar registrado abaixo da “noite do sono” o tempo despendido no cochilo. Além disso, no app, o monitoramento diz detalhadamente o estágio de sono separado por minutos, além de estatísticas para ajudar a melhorar a qualidade do seu sono.

Monitoramento de sono huawei watch gt 2e
O monitoramento de sono do Huawei Watch GT 2e mede com precisão a qualidade do momento que você dormiu até acordar.

As outras funções disponíveis são genéricas como Clima/Tempo, cronômetro, alarme, lanterna, temporizador, encontrar telefone, notificações e música, e aqui começam os problemas.

Infelizmente, a integração entre o Huawei Watch GT 2e e seu smartphone e suas redes sociais é uma via de mão única, por não ser possível responder nem interagir de nenhuma forma com as notificações do WhatsApp, por exemplo.

O smartwatch possui 2 GB que podem ser ocupados com músicas para ouvir durante o seu treino, porém, em tempos de streaming, isso é basicamente irrelevante. Felizmente, se um fone de ouvido sem fio estiver conectado via Bluetooth no seu smartphone, você pode usar a tela de música para pausar ou mudar de faixa pelo relógio. Ah, claro, caso seu celular for Android. Não, você não leu errado.

Integração

É simplesmente incompreensível o mesmo produto ser menos ou mais potente baseado no sistema operacional do smartphone em que ele está conectado.

O app Huawei Health deixa a desejar no iPhone, sendo muito mais complicado para conectar os dois dispositivos, enquanto em smartphones Android, não há nenhuma dificuldade.

Lembra que eu comentei da música? É possível mudar de faixa pelo smartwatch caso você esteja em um smartphone com Android. Caso esteja em um iPhone, a mensagem que aparece na aba da música é “Abra o Huawei Health em um telefone Android para gerenciar música.”

O mostrador do relógio e as notificações também são inferiores no iPhone. Por mais que a tela inicial com o horário seja extremamente bonita, em celulares Android é possível personalizá-la. Já as notificações, para alguns apps, aparecem como notificação genérica com o iPhone, e no Android, todos os apps aparecem com os logos corretos.

Eu fortemente acredito que a Huawei consegue aprimorar a experiência do Huawei Watch GT 2e no iPhone através de atualizações, mas, o produto que temos hoje, mesmo que de altíssima qualidade, é um produto inferior ou superior baseado no smartphone que você possui.

Bateria

A Huawei afirma que a bateria do smartwatch dura até duas semanas. Claro, caso você mantenha o consumo de tudo no mínimo possível.

Em nossos testes, mantive o brilho na intensidade máxima, conexão o tempo todo com o celular, recebendo notificações, “não pertube” ativo somente na hora de dormir, além de me exercitar com diversos modos durante a semana e obtive praticamente 5 dias de bateria, que é um resultado excelente.

Carregador huawei watch gt 2e
Conectando-se na parte debaixo do huawei watch gt 2e, o carregador garante 100% de bateria em cerca de 2 horas.

Sem tirar do pulso, o Huawei Watch GT 2e fica o tempo todo monitorando os batimentos cardíacos, estresse e sono, resultando em uma bateria extremamente satisfatória, sem contar que seu carregamento completo acontece em menos de duas horas.

Caso queira fazer com que a bateria aguente ainda mais tempo, basta regular a intensidade da tela e desligar as notificações de aplicativos específicos.

Conclusão

Com um preço superior às smartbands e inferior aos smartwatches da Apple e Samsung, o Huawei Watch GT 2e se posiciona exatamente como um produto acima do mercado de bands, mas com um verdadeiro custo-benefício em um produto premium.

Ao preço sugerido de R$1.099,00, algumas limitações como não poder interagir com as mensagens que você recebe através do relógio são facilmente contornadas ao colocar o foco no pacote gigante que o produto oferece em prol da saúde.

Claramente, há o que melhorar, principalmente na integração com dispositivos iOs. Além da comunicação entre os aparelhos ser dificultosa, oferecer arbitrariamente mais recursos para os dispositivos Android é de se entristecer, de modo que, se você tem um smartphone Android, é um produto excelente, mas, se você tem iOs, é muito bom — veja, ainda é um saldo super positivo, mostrando a qualidade do produto.

Fato é que, independente do seu smartphone, o Huawei Watch GT 2e é um excelente movimento rumo a uma vida mais saudável. O smartwatch te pega pelo pulso. Cabe a você dar a mão.

Preço e disponibilidade

Com preço sugerido de R$1.099,00, você encontra o Huawei Watch GT 2e com a pulseira preta por R$ 989,10 nas Lojas Americanas ou então pelo preço de R$1.005,00 (e frete grátis) na Amazon.

Especificações Técnicas – Huawei Watch GT 2e

Marca Huawei
Produto Huawei Watch GT 2e
Sistema Operacional Kirin A1
Requisitos Android 4.4 ou posterior
iOS 9.0 ou posterior
Bateria 14 dias com uso mínimo
Base magnética de carregamento
Tensão do carregador e requisitos de corrente: 5V 1A
Memória 4 GB (2 GB disponíveis)
Tela AMOLED
1,39 polegadas
454 x 454 HD
Dimensão 53 x 46.8 x 10.8 mm
Peso 43 g
Preço R$ 989,10 nas Lojas Americanas
R$ 1005,00 na Amazon

Em tempos de pandemia, sabia que smartwatches conseguem detectar COVID-19 antes mesmo dos sintomas? Leia nossa matéria completa clicando aqui.

Huawei Watch GT 2e
  • Design – 9/10

  • Funções – 8.5/10

  • Bateria – 10/10

9.2/10

Huawei Watch GT 2e

O smartwatch chinês traz alta precisão nas estatísticas que coleta, te incentivando a melhorar seus hábitos

Pros

Foco na Saúde surpreende com os dados coletados

Bateria duradoura

Design moderno

Cons

Falta de interação com as redes sociais

Descaso com dispositivos iOs