Tecnologia

Home office? Descubra dicas para trabalhar em casa e driblar o coronavírus

O coronavírus está chegando com força no Brasil, então, descubra algumas dicas de home office para você que está trabalhando de casa

O mundo está passando por um momento de provação com a pandemia do coronavírus COVID-19. No Brasil, o governo revelou que já foram contaibilizados mais de 301 casos confirmados do coronavírus COVID-19. A previsão é para que o número dobre a cada três dias, então, o vírus não passará rapidamente por nossas terras tupiniquins. Até a tarde desta última segunda-feira (16), estavam sendo contabilizados 234 casos. A primeira morte pelo coronavírus aconteceu em São Paulo.

O contato com outras pessoas apresenta-se como um risco, pois o vírus pode ser transmitido por espirro, tosse ou um simples cumprimento. Justamente por conta do cenário atual, algumas empresas privadas e públicas decidiram liberar os funcionários para fazer home office, ou tele-trabalho.

A Glassdoor é uma das empresas que decidiu liberar os colaboradores para trabalharem em casa. De acordo com a vice-presidente da empresa na América Latina, Luciana Calleti, a possibilidade de home office já era oferecida aos funcionários, contudo, agora se tornou uma medida preventiva.

“Imagino que terá grande impacto para quebrar paradigmas e preconceitos que existiam dentro da cultura em relação a isso. Muitas empresas podem aprender e decidir que [o home office] não funciona, outras podem decidir adotar para sempre”, Luciana Calleti, vice-presidente da empresa na América Latina.

Estabelecer uma rotina, como se estivesse indo ao escritório, é fundamental durante o home office

O Showmetech traz a você algumas dicas para tirar melhor proveito do home office durante esse período de cuidados:

1 – Estrutura necessária para o home office

O seu material necessário de trabalho pode ficar em casa? Nem todo mundo pode trabalhar no conforto do seu lar, mas quem tem esse privilégio deve ficar atento à estrutura que precisa para finalizar as suas demandas. As empresas que recomendam o home office devem oferecer tudo para o funcionários realizarem o trabalho da melhor forma, como um computador, smartphone ou outros itens, a depender da profissão.

2 – Estabeleça uma jornada de trabalho

Lembre-se, não é porque você está em casa que pode usar o seu tempo para fazer qualquer coisa. Pode ser muito bom usar a liberdade dentro de casa, mas também pode se tornar um problema se você não souber gerenciar o seu tempo. 

Aplique a sua disciplina para criar um horário de trabalho e cumpra como se você estivesse indo para uma empresa. Ou seja, acorde cedo, defina seus horários e estabeleça uma rotina para os seus dias de trabalho em casa.

3 – Use plataformas online

Você pode organizar a sua vida de diversas formas para criar uma boa rotina durante o período de home office e, felizmente, as plataformas online podem te auxiliar. O Trello, por exemplo, é uma ótima ferramenta de gerenciamento de projetos, dividindo suas tarefas em quadros com horários definidos. Você pode escolher fazer uma organização própria, ou compartilhar a plataforma com o seu chefe. Assim, ele pode criar demandas e o Trello vai enviar notificações sempre que houver alguma alteração no quadro.

Caso você não tenha se adequado ao Trello, não se preocupe. Há diversas ferramentas de gerenciamento disponíveis no mercado, como o Taskworld, Todoit, Microsoft To Do, entre outros.

4 – Faça vídeochamadas

Se você precisar realizar alguma reunião com colaboradores da sua equipe, clientes externos ou outras pessoas, priorize a realização de videochamadas. Assim, você não precisa discutir com o seu chefe no WhatsApp por conta de uma mensagem de texto que não entendeu e também não precisa sair de casa.

É possível usar diversos programas de comunicação, como o Skype, Google Hangouts, Facebook e WhatsApp.

5 – Rotina para manter a saúde em dia

Como você está “preso” em casa, provavelmente não consegue realizar as mesmas atividades físicas comuns do dia a dia, como caminhar até o trabalho ou ir para a academia.  Por isso, reserve momentos dos seu dia para caminhar em casa, esticar as pernas e, se possível, fazer exercícios físicos.

Despejando água em um copo

Outra necessidade importante é manter a alimentação saudável e se alimentar com alimentos variados. E claro, não se esqueça de beber água constantemente.

6 – Organize a sua bagunça

Essa é uma dica muito importante para a sua saúde mental durante o período que vai trabalhar em casa. Sempre que houver tempo e for possível, organize a sua casa para não deixá-la muito bagunçada. Um ambiente de trabalho desorganizado e sujo atrapalha o nosso conforto e, consequentemente, pode diminuir a nossa produtividade.

7 – Não trabalhe o tempo todo

Outro problema que acaba acontecendo com muitas pessoas que fazem home office é o hábito de trabalhar sempre. Quando o escritório é um ambiente da sua casa você está no trabalho o tempo todo, mas não significa que você deve trabalhar o tempo todo.

Faça pausas durante a sua jornada e aproveite o tempo que está em casa para realizar outras atividades, como cozinhar, ler e aproveitar o tempo que você não conseguia quando saía para trabalhar longe da sua residência.

8 – Não deixe de se socializar

Atualmente, fazer contato não é uma boa ideia, porém, precisamos nos socializar de alguma outra forma. Então, não deixe de conversar e enviar mensagens para amigos, familiares e outras pessoas queridas.

Deixar a socialização de lado pode trazer efeitos negativos, como a depressão e solidão. Não é porque você está em casa, que deve ficar isolado do mundo. Se possível, mantenha a mesma rotina de socialização com as pessoas ao seu redor, porém, por mensagens, ligações, videochamadas e outros meios via internet.

9 – Tire o pijama

Você não precisa vestir um terno ou usar as mesmas roupas que usava presencialmente no seu trabalho. Porém, também não é uma boa opção vestir pijamas o dia inteiro. Quando esse tipo de roupa é escolhida, o seu cérebro pode entender que você ainda está em casa descansado e, assim, a sua rotina pode acabar ficando mais improdutiva.

Vista roupas comuns e leves, como bermuda, chinelo, camisa, camiseta, entre outros. É claro, se você acredita que vestir o seu terno do dia a dia vai ajudar, faça como se sentir melhor.

10 – Conheça o seu pico de produtividade

Trabalhar em casa pode causar várias mudanças, inclusive na produtividade do colaborador. Talvez, você perceba que o período integral do seu trabalho não funciona tanto quanto na empresa. Após alguns dias de home office, perceba em qual horário é o seu pico de produtividade e veja se isso acontece recorrentemente.

Se houver a possibilidade, converse com o chefe e mude temporariamente o seu horário de trabalho para os momentos de pico. Por exemplo, se você percebeu que está trabalhando melhor no período da noite, foque nas suas habilidades noturnas.

Fonte: Exame e G1