Geek

GPU dos chips Intel Meteor Lake pode ter tecnologia de 3 nm da TSMC

Se as informações obtidas por fontes próximas à indústria estiverem corretas, a Intel pode ter uma GPU de 3 nm muito em breve. Isso porque o chip gráfico que vai acompanhar os processadores da linha Meteor Lake deve contar com a nova escala de litografia graças a uma parceria com a TSMC.

GPU Intel Meteor Lake

A notícia vem de um levantamento dos bastidores da empresa feito pelo Commercial Times. Segundo o jornal, o design multi-segmentado do CPU vai permitir não só que ele possa ser customizado e ganhe versões para o consumidor final e data centers, mas também abrigue uma placa de vídeo integrada bastante avançada.

De acordo com as informações obtidas pelo periódico taiwanês, o GPU da série Meteor Lake, da Intel, deve contar com arquitetura gráfica Xe-LP Gen12.7, com 192 Execution Units – o dobro de unidades presentes nas linhas Alder e Raptor Lake.

Meteor Lake

Supostas especificações dos Meteor Lake (Imagem: Ctee)

Com isso, a nova geração de chips vai abrigar todo tipo de litografia em seu interior, incluindo peças fabricadas pela própria Intel (4 nm) e pela parceira/concorrente TSMC (3 nm e 5 nm).

Será preciso esperar um pouco para ver se essa mistura vai dar certo, já que rumores indicam que os Meteor Lake só chegam em meados de 2023. Até lá, poderemos ter uma prévia do poderio gráfico da Intel com a linha de GPUs Xe-HPG (Arc Alchemist), que também estará nas mãos da TSMC, mas com litografia de 6 nm.

Fonte: VideoCardz


Fonte: KaBuM