Tecnologia

Google age no combate a Fake News com Mitos e Fatos sobre Desinformação

A iniciativa Mitos e Fatos revela como o Google ajuda no combate a fake news e responde perguntas associadas à empresa

A desinformação é um dos maiores problemas da sociedade atual, e para ajudar no combate a fake news o Google criou uma página especial na última quinta-feira, 7, para explicar o processo de identificação de informações equivocadas e o como o sistema da empresa age.

Chamada de Mitos e Fatos do Google, a página responde diversas perguntas comumente associadas ao Google, como por exemplo a estimativa que o próprio algoritmo de busca favorece a disseminação de fake news. Informação desmentida e devidamente explicada.

A página explica que a busca do Google foi desenvolvida especialmente para dar as respostas e informações mais confiáveis, úteis e relevantes possíveis ao usuário. É claro que, como sabemos, a internet é o lar de milhões e milhões de páginas, e com certeza muitas são mal-intencionadas, logo, a companhia sediada em Mountain View trabalha em conjunto com veículos e jornalistas ao redor do globo para minimizar esse impacto.

Logo, é importante notar que o jornalismo sério, feito por quem entende, é de suma importância para uma sociedade e também para os campos virtuais. Sem essa iniciativa conjunta nós seriamos ainda mais bombardeados com falácias e notícias falsas criadas para implantar pensamentos errados nas massas.

O combate a fake news não é uma tarefa simples, e o ano de 2020 evidenciou isso mais do que nunca. Tudo se torna muito difícil devido às inúmeras opções de compartilhamento propiciadas aos usuário, que por vezes transformam uma mentira absoluta em uma verdade irredutível. O Google combate sites e agentes que propagam desinformação diariamente.

“Sabemos do nosso papel em garantir que continuemos a ser parte da solução contra o problema da desinformação. Seja por meio da Busca, do Google Notícias, das nossas plataformas de publicidade ou de qualquer produto Google, estamos comprometidos em fazer nossa parte.”

Marcelo Lacerda, diretor de Políticas Públicas e Relações Governamentais do Google no Brasil

Na página o Google reitera novamente suas políticas de transparência no combate a fake news, e ainda explica que é severa a respeito de publicidade enganosa com os seus usuários. A gigante de tecnologia, possui além da página, um vídeo explicativo sobre Mitos e Fatos sobre Desinformação.

O combate a fake news é uma missão de todos, e o Showmetech também está comprometido em levar informação confiável e de qualidade para os leitores.

Fonte: Google Brasil.