A procura por placas de vídeo tem estado bastante em alta e, hoje em dia, é necessário tomar bastante cuidado com tudo o que se vê na internet para não entrar em uma fria. Já na China, um golpe recente tem chamado bastante a atenção pelo seu método de funcionar um tanto incomum.
De acordo com informações do site Expreview, alguns vendedores de hardware na China começaram a emitir um comunicado falso em nome da AMD com um suposto recall de placas de vídeo. Com ele, estes vendedores esperavam obter de volta o modelo Radeon RX 580 de 4 ou 8 GB, que ainda possuem um certo valor de mercado para revenda por servir para a mineração de criptomoedas.
Já os clientes afetados pelo golpe, ao menos em teoria, deveriam receber em troca uma placa de vídeo GTX 1050 ou 1060 com apenas 3 GB de memória. Este modelo, apesar de não ser exatamente ruim para jogos em comparação a placa da AMD, não é recomendado para a mineração de criptomoedas devido a sua especificações e o seu valor de revenda acaba sendo menor.
Golpe com placas de vídeo foi reconhecido pela AMD
Uma vez que o seu nome esteve envolvido no caso, a AMD China emitiu um comunicado informando que o recall se tratava de uma tentativa de fraude e pediu cuidado para seus consumidores não saírem prejudicados.
A matéria do Expreview, por sua vez, não chegou a informar quantos clientes ou se alguém realmente chegou a ser afetado pelo golpe.
Fonte: KaBuM