Tecnologia

Galaxy S22 Ultra vs iPhone 14 Pro Max: qual o melhor?

Anunciado em setembro deste ano, o iPhone 14 Pro Max é o melhor smartphone da Apple no momento. O aparelho entrega uma tela grande de ótima qualidade, processador competente, nova câmera de 48 megapixels e a tão elogiada Dynamic Island, que substitui o entalhe tradicional presente desde o iPhone X.

No entanto, o novo topo de linha da gigante de Cupertino não está sozinho no mercado. Seu grande rival, o Galaxy S22 Ultra, também disponibiliza o que a Samsung pode oferecer de melhor, como câmera de 108 megapixels com zoom óptico de 10x, suporte a S Pen e muito mais. Caso esteja em dúvida sobre qual modelo oferece mais vantagens, vamos te mostrar as principais diferenças entre eles.

Design

Iphone 14 pro max
iPhone 14 Pro Max (Imagem: Wagner Pedro/Showmetech)

Logo de cara, fica bem evidente que o iPhone 14 Pro Max é praticamente idêntico ao seu antecessor — a principal diferente está na parte frontal com a Dynamic Island. O smartphone da Apple traz uma construção premium, com vidro fosco na traseira e laterais de aço inoxidável, características que garantem uma aparência elegante, mas que o tornam mais pesado e mais grosso que o Galaxy S22 Ultra.

O flagship da Samsung, por outro lado, aposta em uma estrutura lateral de alumínio que é consideravelmente mais leve que o material presente no rival. Em termos de comparação, o iPhone 14 Pro Max mede 160,7 x 77,6 x 7,9 mm, enquanto o Galaxy S22 Ultra consegue ser mais alto e mais espesso, porém mais leve, somando 163,3 x 77,9 x 8,9 mm.

Com relação à durabilidade, o aparelho da gigante sul-coreana foi lançado com Gorilla Glass Victus+ no vidro traseiro e frontal, enquanto o iPhone 14 Pro Max possui um revestimento conhecido como Ceramic Shield. Ambos são bem resistentes, mas independentemente da tecnologia aplicada, o vidro ainda é um material menos durável. Portanto, todo cuidado é pouco, sendo extremamente recomendado o uso de cases de proteção para evitar qualquer tipo de problema.

Galaxy s22 ultra
Galaxy S22 Ultra (Imagem: Wagner Pedro/Showmetech)

No geral, tanto o modelo da Samsung quanto o da Apple oferecem um design premium, construção resistente e até mesmo impermeável, graças a certificação IP68. O único ponto “negativo” está no fato do iPhone 14 Pro Max ser um pouco mais pesado, mas isso dificilmente será um impeditivo para a compra.

Tela

A tela Dynamic AMOLED do Galaxy S22 Ultra tem 6,8 polegadas com resolução de 3088 x 1440 pixels, enquanto o iPhone 14 Pro Max traz um display Super Retina XDR OLED ligeiramente menor de 6,7 polegadas com 2796 x 1290 pixels. Ambos ainda oferecem uma taxa de atualização variável de até 120 Hz.

Em testes de laboratório, o dispositivo da Apple atingiu 1.565 nits de brilho máximo durante a reprodução de conteúdos HDR, além de 117,5% da gama de cores sRGB e 83,2% do espaço de cores DCI-P3. A leitura Delta-E, que determina a precisão de cores, foi de 0,26, em que 0 é o padrão perfeito.

Telas do galaxy s22 ultra e iphone 14 pro max
Telas do Galaxy S22 Ultra e iPhone 14 Pro Max (Imagem: Wagner Pedro/Showmetech)

Quanto ao Galaxy S22 Ultra, ele atingiu 1.359 nits de brilho máximo com conteúdos HDR e registrou 137,5% no sRGB e 97,4% no DCI-P3 — a classificação Delta-E foi um pouco melhor: 0,25. Isso significa que a tela presente no modelo da Samsung entrega cores mais vivas e precisas, embora seja um pouco mais escura.

Em números, fica claro que o topo de linha mais recente da sul-coreana leva vantagem com relação ao concorrente. Ainda assim, quando consideramos a experiência real no dia a dia, ambos os modelos dispõem de telas extremamente competentes para a exibição de séries/filmes e vídeos em alta resolução, por exemplo.

Performance

O iPhone 14 Pro Max tem um processador A16 Bionic hexa-core de 4 nanômetros, aliado a 6 GB de RAM e até 1 TB de armazenamento interno. O Galaxy S22 Ultra, por outro lado, aposta em um chip Snapdragon 8 Gen 1 (também de 4 nanômetros) com até 12 GB de RAM e 1 TB de armazenamento.

Apesar de parecer que o smartphone da Samsung é mais poderoso, o processador da Apple continua sendo a grande “chave” para elevar o desempenho de cada geração do iPhone. No Geekbench 5, plataforma de benchmark, o iPhone 14 Pro Max atingiu 1.882 pontos em single-core e 5.333 em multi-core. O componente embarcado no Galaxy S22 Ultra registrou apenas 1.249 e 3.392 pontos, respectivamente.

Iphone 14 pro max registrou um desempenho gráfico superior
iPhone 14 Pro Max registrou um desempenho gráfico superior (Imagem: Tom’s Guide)

Em testes gráficos, a versão Pro Max obteve 12.363 pontos no 3DMark Wild Life Unlimited, com uma taxa média de 74 fps — o S22 Ultra somou 9.499 pontos e 56,87 fps. Em testes de edição de vídeo, envolvendo a transcodificação de um arquivo 4K para Full HD utilizando o aplicativo Adobe Premiere Rush, o aparelho da Apple realizou o processo em 30 segundos, enquanto o rival precisou de 47 segundos.

Resumindo, no quesito desempenho, o iPhone 14 Pro Max supera o Galaxy S22 Ultra com certa folga. No entanto, isso não significa que o flagship da Samsung é ruim. Pelo contrário, ele entrega um processador competente para executar qualquer tarefa sem nenhum problema. O fator determinante para a vantagem do concorrente é o melhor gerenciamento de recursos do hardware, especialmente em gráficos.

Câmeras

Antes de falarmos sobre a qualidade das câmeras, é importante conhecer o que cada modelo oferece. Confira abaixo as especificações completas:

Galaxy S22 Ultra

Câmeras do galaxy s22 ultra
Câmeras do Galaxy S22 Ultra (Imagem: Reprodução/Internet)
  • Wide: 108 megapixels (f/1.8) com estabilização óptica de imagem;
  • Telefoto Periscópio: 10 megapixels (f/4.9) com zoom óptico de 10x;
  • Telefoto: 10 megapixels (f/2.4) com zoom óptico de 3x;
  • Ultrawide: 12 megapixels (f/2.2) com campo de visão de 120 graus;
  • ToF 3D;
  • Frontal: 40 megapixels (f/2.2).

iPhone 14 Pro Max

Câmeras do iphone 14 pro max
Câmeras do iPhone 14 Pro Max (Imagem: Divulgação/Apple)
  • Wide: 48 megapixels (f/1.8) com estabilização óptica de imagem;
  • Telefoto: 12 megapixels (f/2.8) com zoom óptico de 3x;
  • Ultrawide: 12 megapixels (f/2.2) com campo de visão de 120 graus;
  • LiDAR;
  • Frontal: 12 megapixels (f/1.9).

A qualidade geral das fotos de ambos os dispositivos é boa, sendo dois dos melhores smartphones do mercado neste quesito. No entanto, eles lidam com cores de maneiras diferentes. O iPhone 14 Pro Max captura imagens mais quentes e naturais, enquanto o Galaxy S22 Ultra adota tons mais frios e vivos.

Em condições de pouca luz, o aparelho da Samsung aplica um pós-processamento mais agressivo para clarear as fotos, o que, em alguns casos, gera uma quantidade maior de ruídos. O iPhone 14 Pro Max deixa essa ideia de lado e registra imagens um pouco mais escuras, mas com menos granulados visíveis.

A grande vantagem do Galaxy S22 Ultra é o zoom. Mesmo em 10x, as imagens ainda são nítidas, permitindo que os usuários capturem objetos distantes e mantenham boa qualidade. Em termos de comparação, esse é o nível máximo de zoom do rival.

No quesito gravação de vídeos, o flagship da sul-coreana pode filmar em até 8K a 24 fps, enquanto o iPhone 14 Pro Max é limitado a 4K a 60 fps. A conclusão que podemos tirar é que os dois modelos oferecem excelentes imagens, com o Galaxy S22 Ultra se destacando por seu zoom e o smartphone da Apple pela qualidade dos vídeos.

Bateria

Apesar da Apple não divulgar a capacidade de bateria, desmontagens revelaram que o iPhone 14 Pro Max tem uma célula de energia de 4.323 mAh, enquanto o Galaxy S22 Ultra traz 5.000 mAh. Embora ofereça maior quantidade, o aparelho da Samsung ainda perde para o rival quando se trata de tempo longe da tomada.

Testes mostraram que, durante a navegação na internet através de uma rede 5G e com 150 nits de brilho, o novo iPhone durou, em média, 13 horas e 39 minutos. O S22 Ultra, por outro lado, registrou “apenas” 10 horas e 18 minutos.

A situação muda na hora de carregar a bateria. Em 30 minutos, o iPhone 14 Pro Max entregou 42% de carga utilizando um carregador de 30 watts. No mesmo tempo, o Galaxy S22 Ultra atingiu 58% com um carregador de 25 watts.

Recursos especiais

Em seus novos modelos, tanto a Samsung quanto a Apple preparam alguns extras interessantes. O maior destaque do iPhone 14 Pro Max é o recurso SOS de Emergência via Satélite, que, como o próprio nome sugere, permite enviar uma mensagem de alerta para as autoridades em qualquer lugar do mundo, mesmo sem nenhuma conexão com à internet.

No lado do Galaxy S22 Ultra, temos o Wireless DeX, que oferece uma experiência de desktop sem fio usando o próprio celular, e a famosa caneta S Pen, que possui diversas funcionalidades, como ativação da câmera e assinatura de documentos, por exemplo.

Qual o melhor?

Cada modelo tem suas vantagens. O dispositivo da Samsung, por exemplo, entrega uma tela de altíssima qualidade, ótimo sistema multitarefa, caneta S Pen embutida, integração com o ecossistema Samsung e um excelente conjunto de câmeras, sendo o único do Brasil com seis sensores e zoom óptico de 10x.

O flagship da Apple aposta em uma nova tela com mais brilho (excelente para usar ao Sol), processador mais potente do mercado, bateria de longa duração e câmera de 48MP com Photonic Engine, que registra imagens com mais luz e grava vídeos no Modo Cinemático em Full HD.

A decisão de escolher entre um e outro depende de algumas questões. Quer um smartphone mais barato? Leve para casa o Galaxy S22 Ultra que, em sua versão mais potente, sai por R$ 10.499, valor consideravelmente menor que os R$ 15.499 cobrados no concorrente. O modelo da Samsung também é ótimo para quem procura um estilo de vida profissional móvel, graças aos recursos de interação com a S Pen e Wireless DeX.

No entanto, se você deseja mais recursos de fotografia e, especialmente, funções diferentes para melhorar a criação de conteúdo em vídeo, a escolha ideal é o iPhone 14 Pro Max. O Modo de Ação, por exemplo, usa aprendizado de máquina para aplicar correções na imagem e evitar tremidas, enquanto a distância focal padrão do Modo Retrato agora é 2x em vez de 3x como na geração passada. Segundo a Apple, essa mudança foi feita para melhorar o efeito de desfoque.

Especificações técnicas

Galaxy S22 Ultra

Galaxy s22 ultra
Galaxy S22 Ultra vs iPhone 14 Pro Max: qual o melhor?
Empresa Samsung
Modelo Galaxy S22 Ultra
Redes GSM / CDMA / HSPA / EVDO / LTE / 5G
Chip GSM Nano-SIM ou e-SIM
Dimensões 163.3 x 77.9 x 8.9 mm
Peso 227 g
Composição: Frente: Vidro Gorilla Glass Victus+
Traseira: Gorilla Glass
Laterais: alumínio
Resistência IP68 (água e poeira), submersão de até 1,5 m em água doce por até 30 minutos
Tela Display de 6,8” QHD+

AMOLED Dinâmico 2X, 120Hz, HDR10+, 1750 nits(~500 de densidade de ppi)

Proporção de tela de 90,0%.

Processador Snapdragon 8 Gen 1 (Brasil) ou Exynos 2200 (Global)
GPU Adreno 730
Câmera Frontal 40 MP, f/2.2, 26mm (wide), 1/2.8″, 0.7µm, PDAF
Câmeras Traseiras Traseira 1 (Wide): 50 MP, f/1.Traseira 1 (Wide): 108 MP, f/1.8, 24mm (wide), 1/1.33″, 0.8µm, PDAF, Laser AF, OIS

Traseira 2 (Ultra Wide): 12 MP, f/2.2, 13mm, 120˚ (ultrawide), 1/2.55″, 1.4µm, dual pixel PDAF, Super Steady video

Traseira 3 (Telefoto 1): 10 MP, f/2.4, 70mm (telefoto), 1/3.52″, 1.12µm, dual pixel PDAF, OIS, 3x zoom óptico

Traseira 4 (Telefoto 3): 10 MP, f/4.9, 230mm (periscópio telefoto), 1/3.52″, 1.12µm, dual pixel PDAF, OIS, 10x zoom óptico.

Vídeo 8K a 24fps

4K a 30 ou 60fps, 1080p a 30,60 ou 240fps

720p a 960fps

HDR10+

Gravação de som estéreo

Estabilização

Sistema Android 12, One UI 4.1
Wi-Fi Wi-Fi 6E
Memória RAM e Interna 8 ou 12GB de RAM
Opções de 128, 256, 512GB e 1TB de armazenamento (UFS 3.1)
Cartão de memória Não
Cores Preto, branco, verde e vinho

iPhone 14 Pro Max

O que esperar do iphone 14? Veja rumores
Galaxy S22 Ultra vs iPhone 14 Pro Max: qual o melhor?
iPhone 14 Pro Max
Tela OLED de 6,7 polegadas com resolução de 2796 x 1290 pixels, Dynamic Island, Always-On Display, HDR e Taxas de atualização adaptativas de até 120 Hz
Processador Apple A16 Bionic
CPU de 6 núcleos
GPU de 5 núcleos
RAM não informado
Armazenamento 128 GB, 256 GB, 512 GB e 1 TB
Câmera traseira – principal: grande-angular de 48 megapixels, abertura f/1.78, zoom digital de 2x com sensor quad-pixel, lente de seis elementos, pixels de 1,22 µm
– ultrawide: 2 megapixels, abertura f/2.2, ângulo de visão de 120˚, lente de seis elementos
– teleobjetiva de 3x:  12 megapixels, abertura f/2.8, lente de sete elementos
Câmera frontal 12 megapixels, abertura f/1.9, HDR inteligente 4 e Face ID
Bateria 4.323 mAh
Sistema operacional iOS 16
Conectividade porta Lightning, 2G, 3G, 4G, 5G, Wi-Fi 6, Bluetooth 5.3, GPS, UWB e NFC
Mais certificação IP68, reconhecimento facial (Face ID) e SOS via satélite
Dimensões 160,7 x 77,6 x 7,9 mm
Peso 240 g
Cores preto, prata, dourado e roxo

Veja também:

Vale a pena trocar o Galaxy S21 Ultra pelo S22 Ultra?.

Fontes: TomsGuide, MakeUseOf.