Geek

Filme de Metro 2033 começa a ser rodado no ano que vem

Escrito por Paulo Carmino

A holding russa Gazprom Media anunciou que uma adaptação cinematográfica de Metro 2033 começará a ser filmada no ano que vem e irá estrear nos cinemas em 2022.

Tanto o filme quanto o jogo são baseados em um romance homônimo do escritor russo Dmitry Glukhovsky. O livro lançado em 2002 se tornou um best-seller mundialmente e rendeu duas continuações, Metro 2034 e Metro 2035.

“Este é um projeto dos sonhos, o filme mais ambicioso e em larga escala que já lançamos. Pretendemos investir uma quantia sem precedentes na produção e promoção deste filme na Rússia e no exterior”, disse o produtor Valery Fedorovich à Variety.

O diretor da Parceria Central, Vadim Vereshchagin, explicou o significado da propriedade para a cultura russa adicionando que “Metro 2033 é um romance cultuado que desempenhou um grande papel no desenvolvimento de toda uma geração. Em relação à produção cinematográfica, esse trabalho é difícil de adaptar para a tela, mas sem dúvida será recompensado como um grande sucesso nas bilheterias”.

Glukhovsky assumirá o papel de produtor criativo no filme de Metro 2033. “Metro 2033 é meu primeiro romance. Ele teve um papel muito especial na minha vida e, apesar de receber inúmeras ofertas [para adaptá-lo ao cinema], eu as rejeitei por mais de 10 anos”, revelou ele. “Mas agora finalmente conheci uma equipe na qual posso confiar Metro. Nossas ambições acabaram sendo semelhantes: criar um sucesso de público de classe mundial e atordoar até mesmo aqueles que leram a trilogia e a conhecem de cor. Para não decepcioná-los, estou pronto para me tornar um produtor criativo do filme e ajudar a criá-lo com meus conselhos e ações”.

Glukhovsky também está participando da continuação de Metro Exodus, o último jogo da série que foi lançado no começo do ano.

Sobre o Autor

Paulo Carmino