Mobilidade

Festival de cinema francês usa energia de pedaladas para exibir filme

Apenas três bicicletas foram necessárias para a projeção.

Utilizar as pedaladas para produzir eletricidade é uma prática cada vez mais testada pelos apreciadores de energias alternativas. Um caso recente ocorreu durante um festival de cinema francês em que os participantes tiveram que pedalar para assistir a um determinado filme no evento.

A experiência foi possível devido à iniciativa de estudantes que, interessados em energia cinética, desenvolveram protótipos em 2012. Os modelos foram aperfeiçoados por uma agência de design da região.

A última edição do evento Curious Travelers Film Festival ocorreu, em março deste ano, na cidade de Saint-Étienne. Havia ao todo cinco bicicletas ligadas a equipamentos de projeção, cada uma delas produziram cem watts. Dois modelos foram produzidos com materiais reaproveitados, como camas velhas, caixas de supermercados e bancos antigos.

Foi pedalando as bikes que a equipe garantiu a exibição de filme relacionado às questões ambientais com 54 minutos de duração. No teste apenas três bicicletas foram necessárias para a projeção. Para se chegar até esse ponto, o grupo formado por alunos de engenharia da Escola de Minas de Saint-Étienne desenvolveu diversos protótipos.

O cinema francês já é apreciado por críticos do mundo inteiro, resta agora esperar para saber se eles serão os responsáveis por propagar uma nova maneira de exibir filmes. Veja aqui o projeto completo da agência. Com informações do Ecycle.

Redação CicloVivo