Decoração & Design

Estúdio italiano transforma barris de óleo em mobílias

O estúdio italiano de designer Vibrazioni lançou uma linha de mobílias feitas a partir do reaproveitamento de galões de óleo usados pelas indústrias. A ideia resultou na criação de cadeiras, mesas, bancos e lâmpadas.

O estúdio italiano de designer Vibrazioni, através do designer Alberto Dassasso, lançou uma linha de mobílias feitas a partir do reaproveitamento de galões de óleo usados pelas indústrias. A ideia resultou na criação de cadeiras, mesas, bancos e luminárias.

As grandes latas de óleo estão presentes em diversos setores industriais, desde a petroquímica até a alimentação. Por isso, são resíduos que precisam de atenção e destinação especial, principalmente pelo fato de muitas vezes transportar produtos tóxicos, que precisam de um manejo adequado.

Essas preocupações, aliadas às formas inspiradoras dos barris, levaram o designer a pensar em utensílios que pudessem ser feitos a partir do reaproveitamento destes latões. Um dos diferenciais é o fato de que as latas possuem sempre cores vivas e diversas, que dão um toque especial ao formato final das criações.

Para que as transformações sejam feitas, os designers contam com os materiais reaproveitados e técnicas como a soldagem, que permitem a transformação de um material que possivelmente iria para o lixo, em coisas úteis novamente.

O catálogo da empresa inclui mobílias para os mais diversos gostos e estilos de decorações, todos feitos de barris. Os produtos são vendidos em lojas físicas na Europa e são comercializados em alguns sites de compras pela internet.

Redação CicloVivo

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter