Tecnologia

Estudantes sérvios criam carregador solar público

Escrito por Forbiddeen

Estudantes da Sérvia criaram um carregador público de celular movido a energia solar. O equipamento, instalado em uma praça, armazena energia por até um mês. Os jovens foram premiados pela invenção.

Estudantes da Sérvia criaram um carregador público de celular movido a energia solar. O equipamento, instalado em uma praça, armazena energia por até um mês. Os jovens foram premiados pela invenção.

O carregador é grande e tem inclusive um banco de madeira onde as pessoas sentam e se distraem enquanto carregam seus aparelhos. Por enquanto, a peça é única, mas será avaliada em breve para ser produzida em massa.

Os estudantes que tiveram a ideia são da Universidade de Belgrado, capital da Sérvia, e ganharam o prêmio de energia sustentável da Europa. O projeto, a primeira estação solar pública de celular foi denominada Strawberry Tree, que em tradução livre seria pé de morango ou morangueira.

Mesmo que o aparelho fique um mês inteiro sem os raios solares ele ainda pode recarregar baterias, pois possui um sistema capaz de estocar energia. Desta forma, é possível usá-lo em períodos de pouca luminosidade.

O principal idealizador do projeto é Milos Milisavljevic que teve a ideia aos 17, mas só executou aos 22 com a ajuda dos amigos da faculdade.

O dispositivo parece uma estação móvel de energia alternativa com 16 portas para suportar diversos aparelhos. O serviço é totalmente gratuito e fica disponível a todos. "A energia do sol é gratuita, e seria antiético cobrar das pessoas para usar a árvore de morango. Estamos tentando inspirar os jovens a pensar sobre a origem da energia que utilizam, e se comportar e agir de forma responsável", disse Milisavljevic.

Um repórter da BBC, Mark Lowen, testou o aparelho e conseguiu a recarga completa de seu IPhone em 15 minutos. O projeto é uma inspiração para os moradores e interessados em energias renováveis. Instalado em meio a uma praça, no centro de Obrenovac, onde há circulação de pessoas o tempo todo, o equipamento é um “lembrete” para a importância de repensar as formas de gerar energia e custo gasto com elas.

Com o bom uso das novas tecnologias as despesas com alternativas sustentáveis também podem diminuir. Tornando os negócios atrativos para todos, principalmente para o futuro do planeta.

O projeto foi reconhecido pela Agência de Eficiência Energética da Sérvia. A invenção foi apresentada pela primeirva vez em outubro de 2010, desde então a recarga de baterias de celular na região pode ser feita com energia limpa e ecológica. Com informações da BBC.

[VIDEO:strawberry_tree]

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter

Sobre o Autor

Forbiddeen