Tecnologia

Estudantes noruegueses criam moto elétrica recarregável em 10 minutos

Um grupo de estudantes noruegueses resolveu revolucionar o conceito de motocicleta eficiente. A novidade não está na velocidade, mas em combinar isso a um belo design, motor elétrico e baterias recarregáveis em apenas dez minutos.

Um grupo de estudantes noruegueses resolveu revolucionar o conceito de motocicleta eficiente. A novidade não está na capacidade que a moto tem de ir de zero a cem em apenas quatro segundos, mas em combinar isso a um belo design, motor elétrico e baterias recarregáveis em apenas dez minutos.

Batizada de Roskva, a moto foi pensada seguindo três premissas: velocidade, bom design e consciência ecológica. O projeto faz parte do trabalho final da graduação de cinco jovens, que esperam tornar o modelo uma referência em eficiência e sustentabilidade.

Todo o trabalho foi desenvolvido com baixo orçamento tendo como oficina apenas uma garagem. Mesmo com a proposta sendo inovadora, os estudantes ainda não têm a garantia de que a moto poderá ser produzida em massa.

Mesmo com a incerteza quanto ao futuro, a Roskva foi concebida com o intuito de ser competitiva internacionalmente. Por utilizar fibra de carbono a motocicleta pesa apenas 30 quilos e é capaz de chegar à velocidade máxima de 160 km/h.

Quando se fala em automóveis e outros meios de transporte elétricos uma das grandes preocupações é a demora para que as baterias sejam totalmente recarregadas. A moto norueguesa não tem esse problema, já que os jovens estudantes garantem a recarga total é feita em apenas dez minutos.

A bateria utilizada é o modelo de lítio-ferro, que os criadores consideram mais eficiente que as tradicionais de íon-lítio. Infelizmente a autonomia das baterias não foram divulgadas. Com informações do TreeHugger.

Redação CicloVivo