Geek

Epic Games vai publicar jogos das produtoras de The Last Guardian, Inside e Control

Escrito por Paulo Carmino

A Epic Games, desenvolvedora de Fortnite e proprietária da Epic Games Store, anunciou que se tornará publicadora de jogos. A iniciativa começará com parcerias com três estúdios: o japonês genDesign, do criador de Shadow of the Colossus e The Last Guardian, Fumito Ueda, o Playdead, de Inside e Limbo, e o Remedy Entertainment, de Control e Alan Wake.

A empreitada na publicação de jogos contemplará várias plataformas, e terá uma “abordagem de desenvolvedor em primeiro lugar”. O modelo proposto aos estúdios é o seguinte:

– Total liberdade criativa e propriedade. Os desenvolvedores retêm 100% de toda a propriedade intelectual e total controle criativo de seu trabalho.
– Projetos totalmente financiados. A Epic Games Publishing cobrirá até 100% dos custos de desenvolvimento, dos salários dos desenvolvedores às despesas de entrada no mercado, como controle de qualidade, localização, marketing e todos os custos de publicação.
– 50/50 de participação nos lucros. Os desenvolvedores ganham uma parte justa do seu trabalho – uma vez recuperados os custos, os desenvolvedores obtêm pelo menos 50% de todos os lucros.

Hoje mais cedo, o Remedy Entertainment antecipou que havia assinado um acordo de publicação para dois jogos com uma grande editora, agora confirmada como sendo a Epic.

A parceria mais curiosa anunciada hoje é com o genDesign, que foi formado a partir de uma unidade de desenvolvimento da Sony comandada pelo designer Fumito Ueda, após o longo e conturbado desenvolvimento de The Last Guardian. O estúdio é famoso pela abordagem artesanal e longos períodos de desenvolvimento, além de ter produzido exclusivamente para o PlayStation até então. Fica a dúvida se, com a nova parceria com a Epic, o próximo jogo do estúdio sairá também para PC.

“GenDesign, Remedy e Playdead estão entre os estúdios mais inovadores e talentosos da indústria, com fortes visões para seus próximos jogos”, disse o chefe da Epic Games Publishing, Hector Sanchez. “Eles terão controle criativo total, enquanto a Epic fornecerá uma base sólida de financiamento e serviços de projetos”.

O estúdio PlayDead está avançado no desenvolvimento de seu terceiro jogo, que por enquanto foi mostrado apenas em pequenos teasers. Já o genDesign tem um projeto que seria algo no mesmo nível de Ico, Shadow of the Colossus e The Last Guardian.

Sobre o Autor

Paulo Carmino