Tecnologia

Empresa cria touchpad controlado pela língua para pessoas com deficiência motora

Já imaginou um mouse criado especificamente para ser controlado com a língua? Caso não, fique tranquilo, pois a empresa de tecnologia Augmental já fez isso por você — e por mais uma imensidão de indivíduos espalhados pelo mundo.

De acordo com o Centros de Controle e Prevenção de Doenças, um entre cada sete adultos norte-americanos apresenta problemas de mobilidade. E quando se fala em deficiência motora, muitos podem precisar de ajuda para digitar, navegar pela internet ou mesmo jogar.

Diante disso, a Augmental decidiu criar o MouthPad: uma espécie de touchpad bucal operado pela língua que promete facilitar o acesso às novas tecnologias por aqueles que possuem restrições motoras.

MouthPad: um touchpad operado pela língua

Por mais que pareça algo complicado, o MouthPad é simples e (muito) eficiente. No caso, trata-se de um aparelho para dentes superiores, que inclui um trackpad, sensor de pressão, bateria, bobina de carregamento e até chip Bluetooth.

Devido à sua estrutura, o touchpad se aloca no céu da boca do usuário e permite que a língua controle o acesso e navegação a dispositivos eletrônicos (PCs, smartphones, entre outros). E todo o processo se torna mais fácil por conta da agilidade, precisão e resistência do órgão.

“Nós comparamos a língua ao décimo primeiro dedo”, pontuou Corten Singer, um dos cofundadores (ao lado de Tomás Vega) da Augmental.

Augmental MouthPad^ from Augmental on Vimeo.

Como benefícios, os usuários podem ter um dispositivo atualizado e que cabe na boca — mesmo fechada. Além disso, o manuseio silencioso de eletrônicos pode ser a solução ideal para quem não pode usar o comando de voz em determinadas ocasiões.

Há alguns contrapontos, é verdade. O primeiro deles é que o MouthPad é um dispositivo sob medida, que é desenvolvido com base na anatomia oral de cada usuário. Na prática, isso acaba encarecendo o preço final do produto.

Imagem: reprodução/Augmental

Outro ponto é que a autonomia de bateria do dispositivo é de aproximadamente cinco horas. E caso os usuários precisem de uso contínuo por mais tempo — seja durante o trabalho diário ou longas jogatinas — será preciso uma recarga de duas horas.

De todo modo, a criação já tem sido bem-recebida por alguns testadores e tende a facilitar a vida de diversos outros usuários. O único ponto é que, até o momento, o touchpad para língua ainda não está disponível para o mercado.

Isso deve mudar em breve, já que Singer e Vega estão concluindo a certificação Federal Communications Commission (FCC) para iniciar a venda e envios do MouthPad. E somente quando isso acontecer é que será revelado o preço do produto.

Daí, poderemos saber se o MouthPad, de fato, será acessível.

Via: ZDNet


Créditos: TecMasters