Desenvolvimento

Em SP, conta de luz pode ser paga com material reciclável

Por meio do projeto “Recicle mais, pague menos” moradores podem trocar materiais recicláveis por desconto na conta.

Já imaginou pagar a conta de luz com lixo? Pode parecer estranho, mas isso já acontece em São Paulo e em Barueri. Por meio do Recicle Mais, Pague Menos, iniciativa da AES Eletropaulo, os clientes podem trocar materiais como papéis, plásticos, vidros e metais por desconto na cona de energia elétrica.

São sete pontos de coleta distribuídos na Vila Guacuri, Heliópolis, São João Clímaco, Guaianases, Parque Paineiras e Jardim Patente em São Paulo e Jardim Paulista em Barueri. O funcionamento é simples. Basta o cliente se dirigir até um desses locais com a conta de luz e efetuar seu cadastro. Com isso ganhará um cartão personalizado para que seja identificado sempre que comparecer ao ponto de coleta.

Feito isso, o cliente pode começar a missão reciclagem. Todo o resíduo reciclável entregue nos pontos de coleta serão pesados e precificados de acordo com a tabela de mercado. Assim, o resíduo se transforma em crédito lançado na fatura de energia.

O projeto Recicle Mais Pague Menos já conta com clientes que conseguiram zerar suas contas, como é o caso da Solange de Godoy, que participa em Barueri. Moradora do Jardim Paulista, a dona de casa já nem sabe mais o que é pagar conta de energia. “Minha conta vem, em média, 35 reais. Com a reciclagem esse é um dinheiro que eu nem preciso me preocupar mais”, explica.

Solange conheceu o projeto enquanto estava andando pelo bairro onde mora e se deparou com a central, agora ela espalha a notícia pra todo mundo. “Eu não fico um dia sem levar meus recicláveis lá. Eu vou catando na rua mesmo. As coisas que as pessoas jogam fora eu dou valor. E eu falo isso pra todo mundo, porque é muito legal, quando você vê a conta dá até orgulho”, comemora a dona de casa.


Foto: Thaís Teisen/CicloVivo

Caso o cliente chegue a uma quantidade de coleta superior ao valor da sua conta de energia, os créditos são acumulados para a fatura do mês seguinte. Até o momento já foram recicladas 503 toneladas de materiais recicláveis, com a participação de mais de dois mil clientes.

A iniciativa contribui diretamente com o orçamento familiar, na medida em que o cliente pode direcionar o valor que utilizaria para pagamento da conta de luz para outras despesas do seu lar ou, ainda, poupar esse dinheiro, além de possibilitar a diminuição do lixo nos aterros sanitários. “Você vê que lixo vale dinheiro”, finaliza Solange.

A iniciativa faz parte do Programa Consumo Mais Inteligente que está alinhado com o planejamento estratégico da AES Brasil para educar as gerações futuras sobre a importância do consumo consciente e seguro de energia.

Clique aqui e saiba mais.

Por Thaís Teisen – Redação CicloVivo