O Dubai Skyscraper será um edifício capaz de gerar 10 vezes mais energia do que utilizará para seu funcionamento. Todo o restante da energia, obtida por fontes renováveis, irá para a rede elétrica e fornecerá energia para sua vizinhança.
O prédio terá 50 andares e área de 130 mil m². Serão utilizados três tipos de captação de energia que poderá gerar até 10MW.
Uma turbina eólica, com 80 metros de diâmetro, colocada no alto do prédio será a responsável por produzir 5MW, metade da energia total gerada pelo prédio.
Outros 3MW serão gerados utilizando-se o sistema de energia solar térmica. 1,600 espelhos heliostáticos, localizados na fachada sul do edifício, direcionarão e concentrarão a luz do sol em um só ponto. Neste ponto existe um líquido que quando aquecido se transforma em vapor e assim movimenta as turbinas de um gerador elétrico.
Os outros 2MW virão de um sistema de energia térmica, que utiliza o movimento do ar quente ascendente nas paredes externas para gerar energia.
O edifício terá total acesso ao sol, já que estará situado em um local onde não há obstrução feita por outros edifícios.
Conforme o projeto o edifício será de uso misto, ou seja, terá apartamentos comerciais, residenciais, e os três primeiros andares destinados a restaurantes, lojas e serviços.