Tecnologia

É Apocalíptico! As 20 melhores séries e filmes sobre o fim do mundo

Selecionamos uma lista com as melhores séries e filmes sobre o fim do mundo para você maratonar no seu aplicativo de streaming

Se você já se pegou pensando no fim do mundo em que vivemos e quais as possibilidades poderiam surgir para que um apocalipse ocorresse, essa lista é para você. Reunimos aqui as nossas recomendações de melhores séries e filmes sobre o fim do mundo e as descrevemos de forma resumida com o principal motivo de estarem na lista, acompanhado também do seu ano de lançamento e o aplicativo de streaming ou plataforma de distribuição digital disponível para poder assisti-la.

Melhores séries e filmes sobre o fim do mundo?

Mistérios e superstições acerca do fim do mundo já existem há muito tempo e, por consequência, diversas produções cinematográficas são criadas com base em crenças, suposições e mistérios acerca do que pode vir a ocorrer com o nosso planeta. Uma infinidade de causas para que o mundo que conhecemos possa não ser mais habitável são constantemente idealizadas, entre temas como fim dos recursos, meteoros, invasões alienígenas, ataques zumbis e muito mais.

Dark - séries e filmes sobre o fim do mundo
Dark. Fonte: Indie Wire

Cabe citar que foram tomadas algumas medidas para a confecção desta lista. Como, por exemplo, garantimos preferências às séries e filmes sobre o fim do mundo que tiveram exibição no Brasil; descartamos aquelas referentes a super-heróis por todos eles sempre possuírem uma ameaça sobrenatural à humanidade; e tentamos privilegiar mais aquelas cujos temas fossem ligados a cenários mais amplos, e não a esferas mínimas como uma cidade pequena ou até um set de filmagem em que a dúvida sobre o fim do mundo fosse uma hipótese a ser considerada.

Iterestelar - séries e filmes sobre o fim do mundo
Interestelar. Fonte: Domingo de Cine.

Em suma, consideramos para esta lista séries e filmes com temática principal de ameaça para o fim do mundo. Fizemos uma seleção parcialmente rigorosa, com base em rankings dos principais sites de crítica, mas também baseados no que já assistimos e consideramos bem temáticos com o assunto. Portanto, caro leitor, caso sinta falta de algum título, convidamos a todos a citarem e descreverem suas melhores recomendações nos comentários abaixo, com dicas do porquê consideram interessante, importância cultural do longa-metragem ou série e uma breve descrição da sua história. Posto isto, vamos à lista!

Séries sobre o fim do mundo

Separamos agora uma lista com 10 séries sobre o fim do mundo, que bem ilustram uma realidade em que o planeta estaria prestes a acabar, seja por um desafio próximo ou por dificuldades enfrentadas por aqueles que sobreviveram em um planeta devastado. Também foram listadas algumas séries em que o novo universo pós-apocalíptico domina o cenário, alertando para uma realidade que encerra o que considerávamos normal no passado.

3% (2016 – 2020)

7.4 no IMDb | 81% no Rotten Tomatoes | – no Metacritic

A primeira série brasileira da Netflix fez muito sucesso e conta com uma história que se passa em um período após os recursos do mundo ficarem escassos. Ao completarem 20 anos, todos os jovens possuem o direito a participar do Processo (a série tem início no processo anual de número 104), rigorosa seleção onde apenas 3% dos entrevistados têm a oportunidade de se classificar e ir para o Maralto: uma ilha altamente tecnológica e natural que possui abundância e riqueza de recursos para os seus moradores. Enquanto isso, os não escolhidos — caso saiam vivos das cruéis e dificultosas etapas da seleção — devem voltar para a sua vida no Continente, lar de miséria, escassez de recursos e muita pobreza.

A série criada por Pedro Aguilera foi desenvolvida inicialmente com seus colegas da USP como parte de uma seleção para o FICTV/Mais Cultura. Mesmo não ganhando o concurso, os três episódios pilotos de 3% foram postados em 2011 no YouTube, com a inclusão de legendas em cinco idiomas estrangeiros e links de divulgação com o intuito de buscar alguma emissora de TV que pudesse bancar uma temporada. Após cinco anos, a série foi abraçada pela Netflix e fez um enorme sucesso, chegando a ser a série de língua não inglesa mais assistida na plataforma, e ganhando quatro temporadas, com produções situadas em locais como Neo Química Arena, Instituto Inhotim e em bairros da periferia de São Paulo.

Assista à 3% na Netflix

Black Summer (2019 – 2021)

6.5 no IMDb | 89% no Rotten Tomatoes | – no Metacritic

Outra recomendação de série com temática de fim do mundo é o aterrorizante Black Summer. O cenário devastador de uma cidade em rota de fuga já se inicia com um apocalipse zumbi, em que muitas pessoas aparecem fugindo dos seres humanos transformados e tentando buscar abrigo. Com um clima de tensão extremo, separações entre entes da família e ataques violentos de mortos-zumbi, esta série retrata um clima que poucos filmes utilizam, ou apenas mostram em momentos curtos, entregando momentos fortes de agressividade.

A série criada por John Hyams e Karl Schaefer possui ligação prévia com Z-Nation, também focada em zumbis, mas que se passa três anos após o apocalipse e cita os primeiros dias da catástrofe como sendo os mais cruéis, chamando-os de Black Summer. Já existem duas temporadas na Netflix do seriado e, dada a sua popularidade, especula-se também quanto a uma terceira a ser anunciada ainda este ano.

Assista à Black Summer na Netflix 

Colony (2016 – 2018)

7.4 no IMDb | 92% no Rotten Tomatoes | 69 no Metacritic

Grandes cidades foram atacadas por alienígenas e separadas uma das outras por grandes barreiras. Neste cenário, na grande Los Angeles, a família Bowmans se vê envolvida em ameaças de trabalho, separações com entes da família, formação de grupos resistentes ou adeptos da nova colonização e um grande controle policial nas cidades dominadas pelos seres externos.

Colony reúne elementos de sobrevivência e adaptação a novos tempos em que formas de controle da população são tomadas como um novo normal. A boa recepção pelo público garantiu à série três temporadas, mas a não tão boa audiência, mudança de set de filmagem para Vancouver e saída de um dos produtores culminaram para o seu cancelamento, ficando ela, infelizmente, sem um desfecho final.

Assista à Colony na Netflix

Dark (2017 – 2020)

8.8 no IMDb | 95% no Rotten Tomatoes | 72 no Metacritic

Na pequena cidade alemã de Winden, o destino de quatro famílias se interconecta após a criação de uma fenda temporal atingir o desaparecimento de uma criança. Com o tempo, foram descobertas relações de um membro da família que havia desaparecido de uma maneira similar no passado e vindo à tona conceitos de anos bases, viagens temporais a partir de uma caverna subterrânea, conspirações acerca de uma antiga usina nuclear teoricamente desativada, o dia final do apocalipse, entre outros.

Dark foi a primeira série original alemã a surgir na Netflix e fez muito sucesso por manter certa afinidade com outra série que estava em voga à época (leia-se Stranger Things), mas apresentando um universo e história completamente únicos e complexos. Deste sucesso, foram garantidas três temporadas de tirar o fôlego e diversos prêmios, entre os quais a melhor série da Netflix eleita no site Rotten Tomatoes. Também conquistou diversas vitórias na categoria ficção do Grimme-Preis em 2018, uma das mais importantes premiações da TV alemã. 

Assista à Dark na Netflix

Expresso do Amanhã (2020 – 2021)

6.9 no IMDb | 75% no Rotten Tomatoes | 56 no Metacritic

Originária do filme homônimo lançado em 2013 que, por sua vez, baseou-se na história em quadrinhos O Perfuraneve (1982), de Jacques Lob, a série Expresso do Amanhã (Snowpiercer) conta a história de um acidente causado pela humanidade que gerou mudanças climáticas e pôs início a uma nova era do gelo ao planeta. Para se proteger do mundo lá fora, foi criado um trem de proporções gigantescas, com mais de 100 vagões, chamado Perfuraneve, em que os tripulantes teriam a oportunidade de sobreviver ao embarcarem por um custo de uma valiosa passagem. 

A série se desenrola com uma constante luta de classes, invasões e casos misteriosos dentro da locomotiva resistente ao mundo congelado e já está em sua segunda temporada na plataforma, com confirmação de uma terceira para bem breve pela TNT, a emissora americana que exibiu a série originalmente.

Assista ao Expresso do Amanhã na Netflix

Good Omens (2019 – Atual)

8.1 no IMDb | 84% no Rotten Tomatoes | 66 no Metacritic

Adaptação do livro Belas Maldições: As Belas e Precisas Profecias de Agnes Nutter, Bruxa (do original Good Omens: The Nice and Accurate Prophecies of Agnes Nutter, Witch) de Neil Gaiman (Sandman) e Terry Pratchett (Discworld), a série Good Omens coloca em foco um anjo (Aziraphale) e um demônio (Crowley) que, após bons momentos passados na Terra, decidem juntar esforços para evitar o Armagedom. Para isso, eles devem encontrar o anticristo responsável por trazer o futuro apocalipse: uma criança de 11 anos.

Good Omens é o resultado de uma tentativa já existente há muitos anos pelos criadores em tornar o livro de 1990 uma produção visual. Ganhou mais força após uma carta póstuma de Pratchett (1948 – 2015) a Gaiman com o pedido para seguir com o projeto mesmo sem ele. As gravações foram filmadas em lugares como Surrey e St. James’s Park (Inglaterra) e também na Cidade do Cabo (África do Sul). Uma segunda temporada já foi confirmada pela Amazon!

Assista à Good Omens no Amazon Prime Video

The 100 (2014 – 2020)

7.6 no IMDb | 93% no Rotten Tomatoes | 64 no Metacritic

The 100 é focado em um grupo de 100 jovens prisioneiros que, após serem considerados dispensáveis pela comunidade Arca — um conjunto de estações espaciais habitado por mais de duas mil pessoas —, são enviados em uma missão de pesquisa in loco para avaliar os reais potenciais de repopulação no planeta Terra, que havia sido devastado há 97 anos devido a uma guerra nuclear.

A série, que possui 100 (!) episódios divididos em sete temporadas, começou a ser exibida no canal aberto americano The CW e obteve uma alta adesão de espectadores em seu primeiro episódio, lançado um ano após o livro homônimo ao qual foi baseado.

Assista à The 100 na Netflix

The Last Ship (2014 – 2018)

7.5 no IMDb | 83% no Rotten Tomatoes | 60 no Metacritic

Com o destino do mundo em suas mãos, o capitão do navio USS Nathan James, Tom Chandler (Eric Dane) possui a árdua missão de levar sua tripulação a salvo, descobrir uma cura e continuar sobrevivendo após um vírus mortal ter dizimado grande parte da população. Para ajudá-lo nesta missão, ele irá contar com a virologista Rachel Scott (Rhona Mitra) e militares embarcados, que somam 218 pessoas. 

A série The Last Ship foi baseada no livro homônimo (1988) de William Brinkley, transmitida pelo canal TNT com cinco temporadas e ganhou, em 2015, o prêmio de melhor série de TV pelo ASCAP Film and Television Music Awards

Por aqui no Brasil, ainda não está disponível em streamings, mas apostamos que ele chegue através do Amazon Prime Video, visto sua existência na versão americana.

The Rain (2018 – 2020)

6.3 no IMDb | -% no Rotten Tomatoes | 65 no Metacritic

Incluímos como uma das mais temáticas séries sobre o fim do mundo o dinamarquês The Rain e toda a sua trama em torno de uma chuva matadora. A história gira em torno dos irmãos Simone (Alba August) e Rasmus (Lucas Lynggaard Tønnesen), que passam a viver em um abrigo subterrâneo após um vírus mortal carregado pela chuva atingir grande parte da população. 

Passados seis anos, motivados pela escassez de recursos e curiosidade com o mundo externo, eles resolvem explorar o ambiente lá fora e acabam encontrando outros sobreviventes, tão impactantes quanto, que irão tornar esta jornada ainda mais interessante. Serão visto planejamento de rotas, fugas de exércitos, descobertas de seitas, organizações secretas, conflitos familiares, entre outras situações. O seriado é uma produção original da Netflix lançada em 2018 e conta com três curtas, porém muito envolventes, temporadas. 

Assista à The Rain na Netflix

The Walking Dead (2010 – 2021)

8.2 no IMDb | 80% no Rotten Tomatoes | 79 no Metacritic 

Série de grande sucesso baseada nos quadrinhos de Robert Kirkman em que o mundo enfrenta uma grande ameaça zumbi. No roteiro de The Walking Dead, os Estados Unidos apresentam um cenário apocalíptico onde um grupo liderado pelo ex-policial Rick Grimes (Andrew Lincoln) percorre diversos locais em busca de abrigo, fuga dos seres infestados e, principalmente, a percepção de conflitos pessoais gerados a partir de toda a tensão e necessidade de sobrevivência.

The Walking Dead possui um elenco de peso, com diversos atores protagonistas de outros seriados, como Jeffrey Dean Morgan (Supernatural), Melissa McBride (O Nevoeiro) e Norman Reedus (Ride with Norman Reedus, além de Death Stranding, game desenvolvido pela mente criativa de Hideo Kojima). Tamanho sucesso da série a fez garantir 10 temporadas, com a 11.ª a caminho neste mês de agosto, além de dar origem a séries paralelas, tais como Fear The Walking Dead (2015), The Walking Dead: Torn Apart (2011) e The Walking Dead: World Beyond (2020).

Assista à The Walking Dead na Netflix

Melhores filmes sobre o fim do mundo

Há um número bem superior em quantidade quando nos referimos a filmes sobre o fim do mundo, tanto que não foi tão fácil separar apenas 10 obras cinematográficas para incluir nesta lista. Decidimos optar por alguns mais recentes e outros mais famosos, com temas pré e pós apocalípticos, dispostos em ordem alfabética para uma melhor apresentação.

#Alive (2020)

6.3 no IMDb | 88% no Rotten Tomatoes | – no Metacritic

Após a disseminação de um vírus que transforma as pessoas em criaturas zumbi, o gamer Oh Joon-woo se vê obrigado a se manter isolado em seu apartamento, tendo de evitar ao máximo sua relação com o mundo externo. Os acontecimentos são televisionados como uma ameaça à cidade de Seul, mas toda a trama acontece nos arredores de seu condomínio, em que dezenas de moradores se tornam um obstáculo para ele.

O filme #Alive demonstra aspectos pandêmicos muito atuais ao retratar a vida moderna em completo isolamento, demonstrando suas dificuldades e barreiras no que tange à sobrevivência. Dirigido por Cho Il-hyung (Verão em L.A., Jin), o longa-metragem sul-coreano foi bem recebido pela crítica e público e obteve o título de Melhor Ator, pela atuação do protagonista Yoo Ah-in, na premiação Cine 21 de 2020.

Assista à Alive na Netflix

A Estrada (2009)

7.2 no IMDb | 74% no Rotten Tomatoes | 64 no Metacritic

A Estrada (The Road no original) conta a história de um planeta destruído já há cerca de 10 anos e foca em um pai e seu filho, tentando sobreviver em meio a escassez de recursos, em direção ao oeste dos EUA. Pouco se sabe sobre o que originou tal cenário apocalíptico, mas uma realidade em que tudo está decaindo pode conseguir levar ao espectador um quê de reflexão e sentimentos tristes.

O filme foi baseado no livro homônimo de Cormac McCarthy e contou com a direção do diretor australiano John Hillcoat e roteiro adaptado por Joe Penhall. O longa A Estrada venceu o prêmio de Melhor Cinematografia no San Diego Film Critics Society (2009) e o de Melhor Ator na interpretação de Viggo Mortensen pelo Utah Film Critics Association (2009).

Assista à A Estrada na Clarovideo

Amor e monstros (2020)

7.0 no IMDb | 93% no Rotten Tomatoes | 63 no Metacritic

Após um apocalipse que devastou o mundo e transformou insetos em criaturas gigantescas, com poderes proporcionalmente maiores, diversos humanos se estabeleceram em colônias subterrâneas, com seus sistemas de abrigo e métodos de alimentação próprios. Sete anos após este incidente, o cozinheiro e medroso Joel Dawson (Dylan O’Brien) decide ir em busca de sua namorada, que vive a mais de 100 quilômetros de distância, fazendo o que ninguém jamais havia feito, sair de seus Bunkers.

Amor e Monstros conta uma história de amor e de comédia com o retrato de um fim do mundo exagerado e curioso. O filme foi bem aceito pela crítica e o garantiu uma nomeação ao Oscar na categoria Melhores Efeitos Especiais.

Assista à Amor e Monstros na Netflix

Bird Box (2018)

6.6 no IMDb | 63% no Rotten Tomatoes | 51 no Metacritic

Uma mulher, interpretada por Sandra Bullock, se vê tendo que levar duas crianças a atravessar um longo caminho, composto por uma floresta e um rio, com os olhos vendados. O motivo para isso, e para as vendas nos olhos, é que espectros são vistos por quem estiver com os olhos abertos e podem causar aos humanos sentimentos terríveis e extremos de perdas e arrependimentos, capazes de levar qualquer ser ao suicídio compulsivo.

Baseado no livro de mesmo nome escrito por Josh Malerman, Bird Box teve suas gravações em cenários de Los Angeles, Monrovia, com cenas de floresta na Jedediah Smith Redwoods State Park e de rio no Smith River, ambos localizados no estado da Califórnia. Ele também obteve alguns prêmios, como Performance mais Assustada por Bullock, na MTV Movie + TV Award (2009), Melhor Música (Golden Trailer Awards, 2019), Melhor Filme de Streaming (Fangoria Chainsaw Awards, 2019), entre outros.

Assista à Bird Box na Netflix

Filhos da Esperança (2006)

7.9 no IMDb | 92% no Rotten Tomatoes | 84 no Metacritic

Em um futuro próximo, no ano de 2027, a raça humana enfrenta problemas com a infertilidade, que já atravessa um longo período de 20 anos. Nesse cenário pessimista, o último jovem nascido morre e, logo, é descoberta uma mulher que, aparentemente, está grávida e precisa de proteção para o que pode ser uma gota de esperança para toda a humanidade.

Filhos da Esperança (Children of Men no original) foi indicado em diversas categorias do Oscar e ganhou prêmios que incluíam Melhor Cinematografia e Melhor Design de Produção, pelo BAFTA Film Award (2007), Melhor Filme de Ficção Científica pelo Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films (EUA), entre outros.

Assista à Filhos da Esperança no Google Play Filmes ou na Clarovideo

Impacto Profundo (1998)

6.2 no IMDb | 45% no Rotten Tomatoes | 40 no Metacritic

Conspirações acerca do fim do mundo já rondavam a população nos anos 2000 e este filme de 1998 escrito por Bruce Joel Rubin (Ghost) e Michael Tokin e dirigido por Mimi Leder (The Leftovers) só veio para aumentar as conspirações acerca das possibilidades apocalípticas no planeta Terra. Impacto Profundo (Deep Impact, no original) colocava em xeque a existência humana ao estabelecer um poderoso meteoro de 11 km de extensão em rota de colisão com o nosso planeta. Após uma luta jornalística com as autoridades para divulgar essa ameaça ao mundo, são planejados ataques ao cometa e traços de rotas de fuga subterrânea para sobreviver ao impacto.

O filme gerou uma boa renda nas bilheterias de cinema quando de seu lançamento, mas dividiu opiniões quanto à sua qualidade. Levou alguns prêmios em eventos famosos como o Golen Screen (Alemanha) e a YoungStar Awards (EUA), nesta pela melhor atuação do ator jovem Elijah Wood, além de diversas indicações em muitas outras categorias.

Assista à Impacto Profundo no Google Play Filmes

Independence Day (1996)

7.0 no IMDb | 67% no Rotten Tomatoes | 59 no Metacritic

Invasões alienígenas são uma realidade em séries e filmes sobre o fim do mundo e Independence Day eleva essas probabilidades a um novo patamar. No roteiro, o planeta Terra está prestes a ser invadido por um gigantesco objeto em forma de nave circular espacial que possui ¼ da massa da Lua. Além dele, 36 naves espaciais se posicionam em locais estratégicos pelo mundo, como a Casa Branca, Big Ben e Taj Mahal, para citar alguns. Diante deste fato, governo e população se preparam para um ataque, sob a liderança do Capitão Hiller (Will Smith) em conjunto com a Força Aérea dos EUA, que culmina com o dia 4 de Julho, comemoração da Independência dos Estados Unidos.

O filme ganhou boa repercussão, com prêmio de Melhores efeitos visuais no Oscar de 1997, além de diversos outros em categorias diversas. Uma continuação foi lançada em 2016, 20 anos depois, chamada Independence Day: Resurgence.

Assista à Independence Day no Amazon Prime Video

Interestelar (2014)

8.6 no IMDb | 72% no Rotten Tomatoes | 74 no Metacritic

Premiadíssimo por conter elementos de ficção realistas e por tratar de um tema tão complexo, Interestelar soube unir com proeza assuntos como dilatação do tempo no espaço, buraco de minhoca, bases secretas no espaço, entre outros. Tudo foi feito com uma direção cinematográfica espetacular, roteiro escrito pelo próprio diretor Christopher Nolan e seu irmão Jonathan Nolan, trilha sonora composta por Hans Zimmer e um custo de 165 milhões de dólares, o que garantiu ao longa mais de 40 prêmios, incluindo o Oscar de Melhores Efeitos Visuais, Filme do ano pelo AFI Award e Melhor Música pelo Saturn Award. Foi também um dos 10 filmes mais vistos no mês de julho de 2021 em streamings.

A história se passa em um futuro onde a Terra está com os dias contados devido à pouca oferta de plantio, reservas naturais e frequentes tempestades de areia que tornam a respiração dificultosa. Nesse caos, o ex-piloto da NASA Cooper (Matthew McConaughey), que havia passado a se dedicar à agricultura em sua fazenda, é convocado secretamente em uma missão para descobrir um novo planeta com condições mínimas e promissoras de sobrevivência e perpetuação da espécie humana. 

Assista à Interestelar no Google Play, Apple TV, HBO Max ou GloboPlay

Mad Max: Estrada da Fúria (2015)

8.1 no IMDb | 97% no Rotten Tomatoes | 90 no Metacritic

A franquia Mad Max é conhecida por apresentar um mundo pós-apocalíptico e em seu quarto filme, subintitulado Estrada da Fúria, o protagonista Max Rockatansky enfrenta situações distópicas como associação a uma gangue rebelde, fugas velozes e guerras impiedosas nas estradas.

Mad Max: Estrada da Fúria (Mad Max: Fury Road no original) ostentou não menos do que seis premiações no Oscar, com as categorias Melhor Edição, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Mixagem de Som, Melhor Edição de Som e Melhor Maquiagem.

Assista à Mad Max: Estrada da Fúria no HBO Max

O Livro de Eli (2010)

6.9 no IMDb | 46% no Rotten Tomatoes | 53 no Metacritic

Em um mundo que foi devastado por uma guerra nuclear há 30 anos, as pessoas estão vivendo como podem. Nesse cenário, Eli (Denzel Washington), um homem cego, percorre uma América em ruínas para entregar esperança à população. Sua força provém de um livro que ele carrega, uma preciosidade que precisa ser protegida a todo custo e ser entregue a uma pessoa no oeste, seguindo orientações de uma voz que o acompanha.

O filme O Livro de Eli (The Book of Eli, no original) ganhou prêmios de Melhor Ator no Image Awards (2011) e melhor direção no Black Reel (2011), além de diversas indicações, incluindo categorias como Melhor Filme de Ficção Científica, Filme mais Inspirador, Descoberta do Ano, entre outras.

Assista ao O Livro de Eli na Netflix ou no Google Play Filmes

Saiba mais

Sabemos que listas e descrições de melhores e piores, por mais que mantenham uma linha de pesquisa e atribuições, carregam sempre um quê de pessoalidade. Portanto, convidamos vocês, leitores, a darem também suas sugestões de filmes e séries sobre o fim do mundo que mais gostaram. Enfatizamos a, caso desejem, utilizarem os comentários para fazerem breves descrições e darem maiores detalhes sobre aqueles filmes ou séries que acreditam que também deveriam estar nessa lista.

E, para quem curte o assunto, conheça também os 10 filmes sobre desastres naturais que você não pode perder.

Fontes: IMDb | RankerDansk Markedsføring