Mobilidade

Documentário Bikes vs Carros estreia no Brasil

O filme descreve uma crise global, em que a bicicleta surge como uma das principais soluções.

Estreia nesta quinta-feira (18) o documentário Bikes vs Carros. Produzido pelo diretor e jornalista sueco Fredrik Gertten, o filme descreve uma crise global, em que a bicicleta surge como uma das principais soluções para tornas as cidades mais sustentáveis. A produção está em cartaz em todas as unidades brasileiras do Espaço Itaú de Cinemas (clique aqui para acessar a programação).

Na descrição do projeto, Gertten explica o que o motivou a desenvolver um documentário que mostrasse a relação entre carros e bicicletas em diferentes cidades do mundo. A inspiração surgiu a partir de uma observação pessoal. Por ter crescido na Suécia, um país em que a bicicleta é uma escolha natural para a locomoção, o jornalista percebeu que a realidade era bem diferente em outras partes do mundo.

Modelos econômicos que priorizam a venda de automóveis têm contribuído para uma crise global, que afeta diretamente a qualidade de vida, o planejamento urbano e o desenvolvimento de políticas públicas das cidades. Esses foram motivos suficientes para que o diretor buscasse histórias que demonstrassem como a bicicleta pode ajudar a reverter esta situação caótica.

São Paulo está entre as cidades que aparecem no documentário. A capital paulista foi apresentada a partir do olhar da cicloativista Aline Cavalcante, da urbanista e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Raquel Rolnik, e do gerente da JAC Motors em São Paulo, Nicolas Habib.


Foto: Divulgação

Além de São Paulo, outros exemplos como Bogotá, Copenhague, Los Angeles e Toronto foram apresentados no filme, mostrando as relações entre a bicicleta e os diferentes modelos de mobilidade urbana.

Bikes vs Carros já foi lançado na Europa e a pré-estreia em São Paulo aconteceu no último sábado (13), em evento gratuito e aberto ao público no Parque Ibirapuera. Na ocasião o canal Mova-se entrevistou Aline Cavalcante, que comemorou o lançamento e comentou a sua expectativa para o filme no Brasil. “Esse filme não é um final feliz. Ele é um começo interessante. Eu espero que ele incentive mais pessoas a ajudarem a gente nessa transformação. Porque os desafios acabaram de começar”, lembrou a cicloativista. Segundo ela, este é apenas um trecho que uma história que ainda tem muito caminho pela frente.

Veja abaixo o trailer do Bikes vs Carros:

Redação CicloVivo