Tecnologia

Dicas e truques para os novos Samsung Galaxy S8 ou S8+

Escrito por Paulo Carmino

Os novos Galaxy S8 e S8+ são dois dos dispositivos mais completos disponíveis com Android. Desde muito cedo, a Samsung investe pesado na adição de funções e recursos para os seus topos de linha, mesmo que alguns não sejam lá tão úteis. Conforme os lançamentos anteriores, a dupla de novos smartphones vem cheia de funcionalidades inéditas, até mesmo em relação aos concorrentes de outras fabricantes.

O problema de ter mais recursos de software é que, principalmente para os novatos, acessar esse tipo de ajuste nem sempre é a tarefa mais intuitiva no sistema. Como fizemos no ano passado, após o lançamento do Galaxy S7 no Brasil, decidimos separar as dicas mais interessantes para quem acabou de comprar o Galaxy S8 ou, é claro, o S8+.

Dá uma olhada nesse monte de coisa legal que dá pra fazer com o flagship:

Edite a sua tela inicial

Ao editar a tela inicial, você pode modificar a aparência dos ícones e dos widgets também

Não só no Galaxy S8, este é um dos primeiros passos para deixar qualquer Android mais parecido com você. Ao pressionar qualquer espaço vazio na tela inicial, você tem acesso aos widgets, temas, páginas da tela de início e outros ajustes – ao acessar as ‘Configurações da Tela Inicial‘, por exemplo, você pode alterar opções mais específicas, como a disposição de ícones e outros aspectos da sua home screen.

Ainda na página de início do seu Galaxy S8, é possível redimensionar os widgets habilitados, adicionar ou excluir atalhos, criar pastas de aplicativos e até customizar os botões virtuais do aparelho. Para esta última alteração, é preciso ir às Configurações > Tela > Barra de Navegação e, estando lá, você pode modificar a ordem dos botões Voltar, Home e Multitarefas – também é possível mudar a cor da barra onde eles se localizam, na parte inferior da tela.

Edite a gaveta de aplicativos

Samsung Galaxy S8 App Drawer

Os três pontos ficam na barra de pesquisa da gaveta de apps

Agora que você já modificou a sua tela inicial, o passo seguinte é editar a gaveta de aplicativos do seu smartphone. Para aqueles não a conhecem formalmente, este é o nome dado à parte da tela inicial onde se localizam os atalhos dos seus apps – você pode customizar essa seção da forma como quiser, alterando a ordem dos ícones e criando ou excluindo pastas.

Para criar uma nova pasta, segure qualquer ícone e arraste-o para aquele com o qual você deseja agrupá-lo, em seguida, solte-o e a pasta estará criada. Se o seu desejo for alterar a ordem dos ícones, basta abrir a gaveta de aplicativos, localizar os três pontinhos no canto da tela e pressioná-los. Nas opções seguintes você decide como quer que os atalhos sejam ordenados.

Divida a tela em duas

SPLITSCREEN - GALAXY S8

Uma das funções mais legais do Android é a possibilidade de dividir a tela em duas, isto é, ter dois conteúdos ou aplicativos dividindo o espaço do display. Esse recurso foi introduzido pela Samsung em aparelhos anteriores, mas é o poder de fogo do Galaxy S8 que o faz funcionar tão bem neste dispositivo.

Para dividir a tela, abra o multitarefas do S8 pressionando o botão à esquerda da tecla Home, esse botão é chamado ‘multitasking’. Estando na tela de multitarefas, procure pela imagem de dois retângulos no topo de cada aplicativo em segundo plano; ao clicar nestes retângulos, o aplicativo em questão passará a ocupar metade da tela, te dando a chance de abrir um segundo app simultaneamente.

Para desfazer tudo, basta arrastar a linha que divide os aplicativos para baixo. O aplicativo de cima voltará a ocupar completamente o display.

Ligue o filtro de luz azul

FILTRO DE LUZ AZUL - GALAXY S8

Você pode acessar os ajustes do filtro de luz azul dentro das configurações rápidas

Muitos especialistas acreditam que a luz azul emitida pelas telas dos nossos eletrônicos é prejudicial à saúde dos olhos e do sono – particularmente quanto vista à noite, quando deveríamos estar dormindo. É justamente por isso que os smartphones mais recentes tem filtros de luz azul, eles costumam ser ativáveis automaticamente durante o período noturno.

Para ativar este filtro no seu Galaxy S8, siga para as Configurações > Tela > Filtro de Luz Azul. Neste menu, você pode ajustar o filtro para funcionar automaticamente a partir de um certo horário – mas também pode habilitá-lo só quando quiser, ou seja, manualmente.

Tire uma captura de tela

SCREENSHOT RÁPIDA - GALAXY S8

O S8 é o primeiro smartphone da Samsung sem um botão físico central, o que pode causar confusão na hora de tirar screenshots, as capturas de tela. Caso essa seja a sua dúvida, saiba que é possível realizar o processo pressionando simultaneamente o botão power e o de abaixar o volume.

Para tornar o processo menos complicado, a Samsung permite que você tire uma screenshot arrastando o dedo horizontalmente entre os cantos da tela. Habilite essa opção nas Configurações > Recursos Avançados.

Use gestos no leitor biométrico

LEITOR BIOMÉTRICO - GALAXY S8

O leitor de impressões digitais do Galaxy S8 não é o mais fácil de alcançar, mas ele fica bem útil depois que você pega o jeito de acessá-lo. É possível que você não saiba, mas dá pra usar o leitor biométrico como uma espécie de trackpad – ele vai detectar os movimentos do seu dedo e realizar funções pré-selecionadas, como abrir um aplicativo ou rolar a tela (scroll down) quando estiver exibindo uma página da web.

Você pode ativar esse recurso indo às Configurações > Recursos Avançados > Gestos do Sensor de Digital.

Pesquise nas Configurações

BUSCA NAS CONFIGS - GALAXY S8

Um aparelho como o Galaxy S8 é sempre repleto de configurações e sub-menus, nada disso ajuda o usuário iniciante. Felizmente, o Android recentemente adotou uma ferramenta que, no Windows, existe há séculos: dentro das configurações, procure pela caixa de pesquisa e digite algum termo relacionado ao ajuste que deseja fazer no aparelho.

Caso você queira acessar as configurações de brilho da tela, por exemplo, clique na caixa de pesquisa e digite ‘brilho‘. A opção desejada deve aparecer logo em seguida.

Personalize o seu always-on display

CONFIGURAÇÃO AOD - GALAXY S8

Graças aos displays AMOLED, o Galaxy S8 é capaz de exibir informações mesmo com a tela parcialmente desligada. Pareceu confuso? A gente explica: o recurso always-on display acende uma fração mínima da tela, apenas o que for necessário para exibir dados importantes quando o aparelho estiver bloqueado – além de ser muito estilosa, essa função economiza bateria.

Além de ser muito bacana por si só, o always-on display é personalizável: você pode decidir o que quer ver e como quer ver. Nas Configurações > Tela de bloqueio e Segurança > Always-on Display é possível personalizar o fundo e as cores exibidas na função. Além disso, você pode definir os horários em que o recurso vai estar ativo, bem como as informações que ele deverá exibir.

Tenha aplicativos full-screen

APLICATIVOS TELA CHEIA - GALAXY S8

A tela do S8 é a coisa mais bonita em sua construção, isto é fato. Porém, devido às suas bordas arredondadas e o seu aspecto mais comprido, pode ser que alguns aplicativos, principalmente os de reprodução de vídeo, não se enquadrem muito bem na tela do aparelho – como uma espécie de correção temporária, a Samsung permite que você estique esses conteúdos para deixá-los em tela cheia e consequentemente mais bonitos.

Siga para as Configurações > Tela e, na seção chamada ‘Aplicativos em tela cheia‘, selecione quais apps devem ocupar a tela de forma completa. É bom que você não faça isso com todos de uma vez, o procedimento pode causar algumas distorções desnecessárias.

Recomendamos usar essa função como uma correção aos softwares que não se enquadram bem ao aspecto de tela do aparelho.

Salve fotos em RAW

FOTOS EM MODO RAW - GALAXY S8

Imagens em RAW são mais ‘pesadas’ que aquelas em JPEG ou PNG. Isso acontece porque elas carregam mais informação, logo, são consideravelmente melhores – principalmente se observadas na tela de um computador ou na TV, por exemplo. Salvar suas fotos em RAW com o Galaxy S8 ocupará mais memória no dispositivo, mas é possível que você tenha um ganho de qualidade nas capturas.

Para ativar a captura também em RAW, siga para a Câmera e, estando lá, busque pelos ajustes de tamanho da foto.

Agora você pode aproveitar mais ainda o seu Galaxy S8 ou S8+ com essas dicas. Fique ligado aqui no Showmetech, que a gente sempre faz listas como essa – caso você tenha alguma dúvida que não esteja respondida por aqui, pode interagir com a gente nos comentários e, se for possível, te ajudaremos.

Sobre o Autor

Paulo Carmino