Ao final de agosto, a Toyota desligou temporariamente 28 linhas de montagem em 14 fábricas ao redor do mundo. Na época, a montadora automotiva japonesa justificou a medida como “problemas relacionados a computadores”, sem detalhar um motivo devido às investigações internas.
De acordo com um novo comunicado da empresa, no entanto, o “problema de PC” era na verdade pouco espaço de armazenamento para ativos digitais. Sim, 14 fábricas de carros foram fechadas porque faltou espaço no SSD.
Essencialmente, alguns dias antes do fechamento, um procedimento de manutenção e atualização de sistemas e “dados que se acumularam na base foram deletados e organizados, mas um erro decorrente da falta de espaço em disco causou a paralisação do sistema”.
O problema: todo o backup estava armazenado neste mesmo sistema, então não só a linha principal digital “foi de arrasta pra cima”, como o backup subiu junto.
Sendo obrigada a recomeçar do zero, a Toyota migrou sua estrutura digital para uma com espaço mais amplo de disco, permitindo que técnicos restaurassem funções de rotina e “redesenvolvessem” sistemas mais avançados.
“No futuro, nós vamos revisar nossos procedimentos de manutenção e ampliar nossos reforços para prevenir uma repetição [do problema], a fim de que possamos entregar quantos veículos pudermos para os nossos consumidores.” – Toyota
O comunicado também pede desculpas aos clientes das empresas por eventuais transtornos e atrasos.
Se de repente a Toyota assinasse o KaBuM! Prime, quem sabe ela economizaria uns trocados nas expansões de armazenamento?
Créditos: TecMasters