Pensando em uma pequena solução para minimizar os problemas enfrentados pelos moradores de rua, o designer britânico Abby Brazier desenvolveu um abrigo individual portátil. A invenção é leve e capaz de proteger os desabrigados do vento e da chuva.
A ideia surgiu quando Brazier estava completando o último ano do curso de design na Universidade Sheffield Hallam. Durante seus trabalhos comunitários, juntamente com a instituição de caridade Exército da Salvação, ele percebeu que os sacos de dormir, normalmente utilizados pelos moradores de rua, não eram ideais para os dias de muito frio ou de chuva. Isso acontece porque quando esse material fica molhado é necessário muito tempo até secar novamente, nos rígidos invernos que atingem a Inglaterra, essa missão é mais difícil ainda de ser realizada.
Outro problema identificado pelo designer durante as suas pesquisas, que incluíram passar noites nas ruas, é o fato de que o contato direto entre o saco de dormir e o solo permite que o frio penetre, dificultando o aquecimento do corpo. Foi com o intuito de encontrar uma solução para esses dois problemas, frio e chuva, que ele desenvolveu o Caterpillar Urbano.
O abrigo provisório suspende o usuário acima do solo, como uma cama improvisada, e possui uma espécie de folha protetora, que atua como um isolante térmico e medida ideal contra a chuva.
A proposta de Brazier ainda é apenas um conceito, porém a ideia é adequada para suprir temporariamente a falta de leitos em abrigos. Além disso, ela pode ser usada também por pessoas vítimas de desastres. A facilidade com que o abrigo pode ser transportado é mais um ponto a favor da invenção, que ainda deve avançar na busca por apoio para que se torne produzível em larga escala.