Autos

De olho em Compass e Taos, Toyota Corolla Cross 2022 parte de R$ 140 mil

Corolla Cross 2022 será ofertado em quatro versões de acabamento, com motores 1.8 Hybrid ou 2.0 Flex. SUV terá ainda série limitada Special Edition por R$ 183.980

Em bela jogada tática, a Toyota entra na produção local de SUVs. Mas ao invés de brigar com os compactos, optou por entrar no ringue dos médios com o Corolla Cross 2022. Segmento esse no qual Jeep Compass reina sozinho desde 2016. O modelo japonês também terá companhia do VW Taos, que estreará somente no fim de maio. O Corolla Cross 2022 será vendido a partir de R$ 139.990.

VEJA TAMBÉM:

COROLLA CROSS: CONFIRA NOSSAS PRIMEIRAS IMPRESSÕES

A Toyota posicionou seu SUV na mesma faixa de preços praticados pela Jeep para o Compass Flex, que parte de R$ 138.320 na versão Sport e chega aos R$ 175.953 na Limited. Mas a marca da Stellantis dará o troco com a chegada da linha 2022 do seu SUV, que terá novo motor e novas versões Flex.

Preços do Toyota Corolla Cross 2022

Confira os valores e versões do Corolla Cross:

  • XR 2.0 Flex – R$ 139.990
  • XRE 2.0 Flex – R$ 149.990
  • XRV Hybrid 1.8 Flex – R$ 172.990
  • XRX Hybrid 1.8 Flex – R$ 179.990
  • Special Edition – R$ 183.980

Linhas

Na porção dianteira, o Corolla Cross tem uma enorme grade em formato colmeia que lembra as da nova Hilux e também do RAV4. O recorte do capô também se assemelha ao da picape de visual renovado. Os faróis são estreitos, e lembram os do CH-R.

As lanternas traseiras do Corolla Cross 2022 invadem a tampa do porta-malas e têm formato que lembra um “L”, sendo iluminadas por luzes de LED. A imagem acima mostra que a traseira também se assemelha muito a do RAV4. O para-choque também conta com aplique, mas, no caso do Corolla Cross, é na cor prata. A placa de identificação fica alojada na tampa do porta-malas.

Como é o Corolla Cross por dentro?

Internamente, o SUV herdou praticamente tudo do irmão sedã. A Toyota diz que todo o acabamento é disposto horizontalmente, até se conectar com as portas.

A marca diz ainda que o console central tem espessura mais grossa e é sustentado por duas hastes nas extremidades com acabamento na cor prata. Além disso, os puxadores internos das portas têm um design flutuante. Já as maçanetas internas das portas e os difusores de ar no painel central possuem acabamento na cor prata.

 O Corolla Cross conta com três tipos de acabamento dos bancos. A versão XR conta com partes revestidas de tecido preto. Já as versões XRE e XRV Hybrid vêm exclusivamente com partes revestidas de couro e material sintético preto, enquanto a versão topo de linha XRX Hybrid tem bancos dotados de partes revestidas em couro e em material sintético bege.

O volante de três raios com controles de áudio e computador de bordo tem acabamento em couro. A versão XRE ainda conta com aletas para trocas de marcha (paddle shift). Os ocupantes do Corolla Cross disfrutam de muitos porta-copos e objetos nas portas, no console central e no apoio de braços no banco traseiro, oferecendo conforto e comodidade.

O painel de instrumentos nas versões XR, XRE e XRV Hybrid conta com três mostradores: um circular, no centro, onde é possível visualizar o velocímetro e o nível de combustível; um semicircular do lado esquerdo, onde exibe ao motorista o conta-giros (nas versões XR e XRE) e o indicador do sistema híbrido (na versão XRV Hybrid) e o termômetro do motor para ambas abaixo do semicírculo; e uma tela de TFT de 4,2” colorida do lado direito que mostra o computador de bordo, com informações como indicador de marcha, consumo de combustível, hodômetro, autonomia etc.

Já a versão XRX Hybrid possui uma tela de TFT digital colorida de 7” no centro do painel, exibindo o velocímetro e informações do computador de bordo. Enquanto o semicírculo do lado esquerdo possui um indicador do sistema híbrido, no lado direito é possível visualizar a informação de combustível e temperatura do motor.

Equipamentos do Corolla Cross 2022

Confira os itens de série de cada versão do Corolla Cross 2022:

Desde a versão de entrada XR, o Corolla Cross 2022 é equipado com ar-condicionado digital automático com duto traseiro, banco do motorista com regulagem para seis ajustes – altura, distância e inclinação, banco do passageiro dianteiro com regulagem manual para quatro ajustes (distância e inclinação), direção eletroassistida progressiva (EPS), computador de bordo com tela TFT de 4,2” de alta resolução, freio de estacionamento no pedal, espelhos retrovisores externos elétricos eletro-retráteis e rebatimento automático ao fechar o veículo e pisca integrado, modo de seleção de condução Sport (versões XR e XRE), rack de teto longitudinal,  e sistema de áudio central multimídia Toyota Play com tela sensível ao toque de 8”, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth, conexão para smartphones e tablets com Android Auto e Apple CarPlay.

Já as versões XRE, XRV Hybrid e XRX Hybrid contam com todos os equipamentos da anterior e agregam sistema de destravamento das portas por sensores na chave (Smart Entry), sistema de partida por botão (Start Button/Push Start), limpador do para-brisa com sensor de chuva, enquanto somente a XRE conta com paddle shift no volante.

Ainda segundo a Toyota, as opções híbridas XRV e XRX têm modo de seleção de condução Power, enquanto somente a XRX Hybrid possui ar-condicionado digital automático Dual Zone com sistema S-Flow e duto traseiro, banco do motorista com regulagem elétrica para oito posições: altura, distância, inclinação do encosto e inclinação do assento e teto solar elétrico com função antiesmagamento.

A edição limitada Special Edition é baseada na topo de linha, XRX Hybrid, no entanto, vem com ainda mais equipamentos, como carregador por indução para celular (wireless charger) e alguns acessórios, tais como estribo lateral, soleira nas portas e bandeja do porta-malas.

Segurança

No quesito segurança, o Corolla Cross 2022 conta, desde a versão de entrada XR, com sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista), câmera de ré com projeção na central multimídia (as versões XRE, XRV Hybrid e XRX Hybrid contam ainda com linhas guias dinâmicas), controle eletrônico de estabilidade (VSC), controle eletrônico de tração (TRC), sistema de assistência ao arranque em subida (HAC), sensor de estacionamento traseiro, faróis com acendimento automático e ajuste de altura elétrico, faróis de neblina dianteiros em LED, luz de frenagem emergencial automática, alarme volumétrico e sistema universal ISOFIX para fixação de cadeirinhas no banco traseiro com ancoragem de três pontos.

As versões XRE, XRV Hybrid e XRX Hybrid ainda contam com limpador do para-brisa com sensor de chuva, enquanto as versões híbridas possuem sensor de estacionamento dianteiro, Alerta de Ponto Cego em que um sistema de luzes indicadoras nos retrovisores laterais e avisos sonoros avisam o motorista quando um veículo entra no seu ponto cego, e o Alerta de Tráfego Traseiro (RCTA), que permite que o veículo saia de uma vaga de estacionamento com segurança, detectando outros automóveis se aproximando de área com reduzido ângulo de visão. Nesta situação, usando um radar de ondas milimétricas, o RCTA emite sinais sonoros, enquanto as luzes indicadoras dos espelhos retrovisores externos piscam intermitentemente.

Safety Sense

A versões híbridas XRV e XRX ainda são equipadas com o pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS). O sistema conta com um radar de ondas milimétricas combinado com uma câmera monocular para detectar uma variedade de perigos e alertar o motorista.

As tecnologias incluídas nesse pacote são:

  • Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS)
  • Sistema de Assistência de Permanência de Faixa (LTA), com função de Alerta de Mudança de Faixa (LDA)
  • Faróis altos automáticos (AHB)
  • Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC)

Motores do Corolla Cross 2022

O motor 2.0 16V VVT-iE é chamado de Dynamic Force Dual e rende 177 cv de potência a 6.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 169 cv, a 6.600 giros, com gasolina. O torque máximo com etanol ou gasolina é 21,4 kgfm a 4.400 rpm. A transmissão é automática do tipo CVT que simula dez marchas.

Já o 1.8 16V VVT-i Híbrido tem potência combinada de 123 cv de potência com motor a combustão e os elétricos. Já o torque não foi revelado pelo fabricante. O propulsor a gasolina rende 101 cv de potência a 5.200 giros quando abastecido com etanol, e 98 cv também a 5.200 rpm, quando abastecido com gasolina, e 14,5 kgfm de torque a 3.600 rpm (abastecido com etanol ou gasolina). Esse motor funciona em conjunto com dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgfm de torque. A transmissão é CVT com engrenagens planetárias.

Suspensão

O Toyota Corolla Cross conta suspensão MacPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora na dianteira. Já a suspensão traseira é com eixo de torção com molas helicoidais e barra estabilizadora.

Tamanho

O novo Toyota Corolla Cross 2022 tem 4,46 metros de comprimento, 2,64 m de entre-eixos, 1,82 m de largura e 1,62 m de altura. O vão livre em relação ao solo é de 16,1 centímetros.

Na versão 2.0 Flex, o tanque tem capacidade para 47 litros, já o 1.8 Hybrid tem tanque de 36 litros.

Porta-malas

A capacidade do porta-malas do Corolla Cross 2022 é de 440 litros.

Rodas

A versão XR é equipada com rodas de 17″ calçadas com pneus de medidas 215/60 R17 e as opções XRE, XRX Hybrid e XRV Hibrid têm rodas de 18 polegadas e pneus de medidas 225/50 R18.

Cores

O Toyota Corolla Cross 2022 será oferecido nas cores Branco Polar (sólido), Branco Lunar Perolizado, além das cores metálicas: Preto Infinito, Prata Lua Nova, Cinza Granito, Vermelho Granada e na exclusiva cor Azul Netuno.

Garantia

O SUV médio da Toyota tem cinco anos de garantia sem limite de quilometragem para pessoas físicas (para pessoa jurídica, são cinco anos ou 100.000 km, o que ocorrer primeiro). Já as versões híbridas do Corolla Cross também contarão com garantia estendida de oito anos para o sistema híbrido, que é composto por bateria híbrida, inversor/conversor, módulo de controle da bateria híbrida e módulo de controle de energia.



Créditos: Autos Segredos