Geek

Days Gone não empolga nas primeiras análises

Escrito por Paulo Carmino

Days Gone, o mais recente jogo de sobrevivência aos zumbis freakers, tem recebido mais desgosto que amor nas primeiras análises publicadas em sites internacionais. O jogo está com a média 73/100 no agregador Metacritic — baixa para uma produção de alto orçamento, feita por uma equipe de ponta associada à Sony — e foi bastante criticado principalmente pelas publicações mais tradicionais.

A maioria dos avaliadores considerou Days Gone um jogo com bastante potencial e um mundo muito atraente a princípio, mas que se revela tedioso e sem sentido com o passar das horas.

“A maioria dos aspectos de Days Gone carece de propósito. Seus muitos tópicos narrativos flertam com a ideia de serem significativos e interessantes, mas nunca correspondem, com personagens cujas ações e motivações não fazem sentido. Montar em uma motocicleta envenenada pelo mundo e eliminar ninhos e hordas de zumbis é satisfatório, da mesma forma que as listas de verificação de mundo aberto costumam ser, mas, no final, você fica imaginando qual era o sentido disso tudo”, escreveu o avaliador do Gamespot, que deu a nota 5/10 ao jogo.

Impressão similar teve o TheSixAxis, que considerou que o estúdio Sony Bend se deu melhor ao trabalhar em um jogo mais linear, como Uncharted para o PS Vita.

“Tamanho e ritmo são os dois maiores problemas do jogo. Com o último projeto de Sony Bend foi uma aventura de Uncharted condensada perfeitamente para o PlayStation Vita, eles saltaram direto para o outro extremo em mundo aberto. Simplesmente não há o suficiente aqui em termos de crescimento de enredo ou jogabilidade para garantir que Days Gone seja esticado sobre uma enorme massa de terra ou período de tempo. Embora não se enquadre no modelo AAA atual da Sony, uma abordagem menor e mais linear poderia ter ajudado Days Gone a apresentar resultados importantes”, concluiu o avaliador, que deu a nota 6/10.

O IGN concorda que o jogo tem pouco conteúdo de qualidade dentro de suas dimensões graúdas. “Days Gone parece inchado, como um filme que dura uma hora a mais do que precisa ou deveria. É confuso, mas repleto de encontros genuinamente emocionantes com hordas de zumbis furiosos e, ocasionalmente, tiroteios ofegantes”. A nota foi 6.5/10.

Alguns foram mais receptivos ao trabalho do Sony Bend, como o The Escapist, que deu a nota 8/10 e escreveu em seu veredito que “Days Gone é uma surpresa notável”, os cenários são deslumbrantes e o protagonista Deacon St John é convincente.

“Os mundos abertos e os jogos de zumbis está aí há muito tempo, mas o SIE Bend Studios ainda se destacou. Em teoria, o sandbox de mortos-vivos de Days Gone parece datado e clichê. Na prática, o híbrido de Sons of Anarchy, The Last of Us e Red Dead Redemption é uma experiência verdadeiramente cativante, graças à presença simpática de Deacon”. A nota foi 8/10.

Veja outras notas de Days Gone:

GameSpot – 5
Twinfinite – 3/5
Metro Game Central – 6
Guardian – 6
TheSixthAxis – 6
Destructoid – 6
IGN – 6.5
God is a Geek – 6.5
GamesRadar+ – 3.5/5
USgamer – 3.5/5
Trusted Reviews – 3.5/5
Push Square – 7
Game Informer – 7.8
PlayStation Universe – 8
Wccftech – 8.4
PlayStation LifeStyle – 9

Sobre o Autor

Paulo Carmino