Autos

DAF lança novos CF rodoviário, off road e chassi rígido

DAF CF chassi rígido 8×2 foi antecipado pelo Autos Segredos em julho de 2020. Modelo rodoviário será ofertado nas versões 4×2 e 6×2, off roda terá motor MX13 de 480 cv  

A DAF Caminhões apresenta a nova geração do CF no mercado brasileiro. O caminhão será ofertado nas versões rodoviário 4×2 ou 6×2, no off road 6×4 e no inédito chassi rígido 8×2. As vendas começarão em maio, mas antes o interessado poderá conferir o caminhão no showroom virtual da marca.

CF Rígido

A grande novidade é o CF Rígido. Com chassis de 8,4 m e 5,7 m, o modelo conta com tração 8×2 e motor MX-11 de 410 ave 21 kgfm, combinado com transmissão de 12 marchas.

Na versão rodoviário, o novo DAF CF é equipado com o novo motor PACCAR MX11 ligado a transmissão ZE TraXon automatizada de 12 velocidades. Com 10,8 litros e seis cilindros, o motor tem duas faixas de potência. Na primeira são 410 cv de potência e torque de 214 kgfm em 900 rpm de torque e na segunda são 450 cv de potência e torque de 234 kgfm também em 900 rpm.

Segundo a DAF, os testes do rodoviário apontam redução de consumo de combustível é de até 15% em comparação ao CF anterior.

O freio motor PACCAR MX trabalha em três estágios, gerando potência de até 460 cv, se tornando o mais eficiente do mercado e o mais forte deste segmento.

O chassi do DAF CF também foi renovado e os módulos do chassi possuem conectores vedados, e o sistema eletrônico SAC proporciona uma gestão pneumática mais eficiente.

Já os tanques de combustível e Arla do Novo CF rodoviário ganharam novas capacidades volumétricas.

Tecnologia

O DAF CF herdou as tecnologias do novo XF como Controle de Cruzeiro Preditivo. Trata-se de um piloto automático que, com a ajuda do GPS, faz uma leitura do relevo até dois quilômetros à frente, ajustando a velocidade e a troca de marcha ideal. Desta maneira, com a tração e velocidade correta para a percurso, há um consumo inteligente de combustível.

Ele ainda oferta Assistente de Performance do Condutor, que mostra em tempo real se a direção está sendo conduzida de maneira eficiente, indicando melhorias para diminuir o consumo de combustível.

Já o Controle de Cruzeiro Adaptativo controla automaticamente a velocidade do caminhão para que ele sempre mantenha uma distância segura do veículo que está à sua frente. O modelo ainda possui Aviso de Colisão Frontal, Sistema de Frenagem de Emergência, Alerta de Saída de Faixa e Controle de Estabilidade.

O condutor também conta com sistema que permite a verificação do nível de pressão dos pneus na cabine, a tecnologia gera avisos quando um está com baixa pressão ou a temperatura está alta.

Cabines

Na versão rodoviária, o CF será oferecido nas cabines Sleeper e a Space. O interior da cabine possui opções diferentes de revestimento de paredes, colchão e cortina, novos detalhes cromados no volante e revestimento dos bancos renovado. A cabine tem ainda um sistema de ar-condicionado inteligente, que prioriza o conforto e a economia de combustível, já que aciona menos o compressor, sem comprometer o conforto térmico.

No visual externo, o novo CF ganhou detalhes cromados, logomarca DAF em alumínio escovado e para-choque em aço galvanizado. O CF também conta com para-sol renovado, priorizando a aerodinâmica, e novos faróis com lentes Lexan de alta resistência a impactos.

DAF CF Off Road

A versão off road do novo CF também chega com novidades. Ela será ofertada na configuração 6×4 com redução nos cubos (5,41:1 ou 4,55:1).

De acordo com a DAF, o CF 6×4 off road é equipado com o motor PACCAR MX13 com potência de 480 cv e torque de 239,6 kgfm e 254,9 kgfm no multitorque, sempre a partir de 900 rpm. A transmissão também é a XF TraXon de 12 velocidades automatizada.

O condutor do CF off road também conta com o sistema Dual Drive de direção, permitindo uma melhor troca de marchas em terrenos de baixa aderência. O Assistente de Partida em rampa é outro diferencial que confere segurança em saídas com o caminhão em aclives, mesmo carregado.

O freio motor é o PACCAR MX, de três estágios e potência de 490 cv, trazendo mais segurança e eficiência, além de trabalhar com nível menor de ruído. O chassi foi totalmente reforçado para atender a operações severas de cana e madeira, com PBT de 125 toneladas. Os módulos e conectores selados, evitando contaminação por pó ou sujeira na operação.

Para facilitar futuras manutenções, o para-choque do DAF CF off road é tripartido e em aço galvanizado. A nova frente também cria uma identidade visual diferente do restante da linha CF, trazendo um aspecto ainda mais robusto. O modelo ganhou reforço na proteção do cárter, que se estende desde a frente até o final do cárter. O ângulo de ataque está maior (23 graus), garantindo ainda mais proteção na condução do caminhão.

Ele é oferecido nas cabines Day, sem cama e teto baixo; a Sleeper, com cama; e a Space, a maior do segmento, com 2,23 m de altura interna. A opção mais espaçosa possui ainda os faróis Skylight, para melhor visibilidade em operações noturnas.

Pós-vendas

A DAF também amplia sua rede e passará a 54 pontos de atendimento em 2021, sendo 44 concessionárias completas e 10 Lojas TRP.



Créditos: Autos Segredos