Tecnologia

D-Link EXO AX5400 é um ótimo roteador inteligente com Wi-Fi 6

Compatível com Google Assistente e Alexa, o D-Link EXO AX5400 é inteligente em diversos aspectos. Confira o review para saber todos os pontos fortes (e fracos) do produto

Já pensou em ativar o Wi-Fi para os convidados de uma festa usando somente a sua voz? Se isso parece uma ocasião exclusiva às obras de ficção científica, o roteador D-Link EXO AX5400 prova que isso é possível desde já – ou melhor, será possível quando “festas” forem algo que não coloque sua saúde em risco.

Com uma configuração simples por meio do aplicativo dedicado, o produto une as conexões de 2,4 e 5 GHz com o tão estimado padrão Wi-Fi 6. Dentre testes de download, upload, pareamento com um speaker inteligente e a performance do roteador em jogos da atual geração de consoles, te contamos nossas experiências de testes neste review do D-Link EXO AX5400.

Design e funcionalidades

Revestido por plástico, o roteador D-Link EXO AX5400 tem 4 antenas (e duas adicionais inclusas, para serem acopladas) e indicadores frontais de LED para energia, armazenamento/hub externo e sinal de conexão. Na traseira, vemos 4 portas ethernet, uma porta WAN, 1 USB 3.0, 1 USB 2.0, e o botão liga/desliga. A parte da “inteligência” do D-Link EXO AX5400 está no fato de ele ser capaz de ligar ou desligar o sinal de internet para convidados direto pelo assistente de voz, seja ele Google Assistente ou Alexa.

D-link exo ax5400
Imponente, o D-Link EXO AX5400 tem um design elegante, apostando que você deve deixar um produto destes em um local dedicado.

Outra prova da inteligência é que ele suporta conexões de 2,4 e 5 GHz com um único login, detectando automaticamente e direcionando seu aparelho para a internet mais rápida (caso ele suporte a tecnologia). Quem hoje tem um roteador ou modem dual-band provavelmente vai encontrar dois sinais de internet, um para cada tipo, o que é eliminado com o D-Link EXO AX5400.

Além disso, o padrão de rede sem fio é Wi-Fi 6. Por sinal, já te explicamos os benefícios do Wi-Fi 6 por aqui no site, mas em breve resumo: Wi-Fi 6 tem a proposta de ser até 30% mais rápido que o Wi-Fi 5. Por conta disso, o EXO traz consigo este diferencial que é um grande responsável por sua aquisição compensar a longo prazo.

Setup e performance

D-link exo ax5400
Os sinais piscam com um discreto LED branco (azulado), indicando quais conexões estão disponíveis no roteador, além de rotear arquivos via conexões USB-A.

Antes de qualquer detalhe sobre nossos testes com o EXO AX5400, precisamos estabelecer o cenário de testes. Meu provedor é Claro/NET, da capital paulista, com velocidade de 240 mega. O roteador foi colocado na sala de estar junto ao modem, que possui roteador integrado. Dito isso, também precisamos ter em mente a média de internet mais popular dentre os brasileiros – e adianto que ela é bem menor do que o EXO AX5400 suporta.

A última pesquisa nacional que temos sobre a velocidade média de internet foi uma divulgação da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) feita há menos de 2 anos. Oficialmente, temos afirmações de que, em julho de 2019, “quase um terço das conexões à internet no Brasil estavam acima dos 34 Megabits por Segundo (Mbps), 10,53 milhões de domicílios (33,23% do total)”. Dados de empresas privadas também revelaram que a média de internet fixa no Brasil atingiu 48,75 Mbps ano passado, com um aumento similar na rede mobile.

Com estes dados, podemos afirmar com toda a tranquilidade: há grandes chances de você, leitor brasileiro do Showmetech, não ter dispositivos e nem uma infraestrutura ideal para conferir os limites de performance do D-Link EXO AX5400. Por conta disso, considerarei uma realidade mais próxima a um uso mais popular do roteador ao realizar/comunicar os testes feitos.

D-link exo ax5400
A dupla de antenas que pode ser acoplada tem diferentes cores, para evitar que você confunda os encaixes de cada!

Fazer download de arquivos pesados no notebook e ouvir um podcast no seu speaker inteligente? Sem problemas. Jogar partidas competitivas no videogame sem quedas de voz pelo celular? Conexão bastante estável. Trabalhar enquanto deixa seus filmes favoritos baixando, com dezenas de abas abertas, sem que isso prejudique nenhuma das tarefas? Recomendadíssimo.

Tratando do alcance: foram 4 paredes até a perda de sinal, uma delas sendo o pilar do prédio. Estimo cerca de 15 metros entre o smartphone e o roteador. Um ponto fraco foi não notar a mudança de 2.4G para 5G pois, lembrando, o segundo tipo de conexão tem menor alcance (e é mais rápido, em compensação). Pensei que isso fosse acontecer de forma automática, mas não. Adiantamos que a instalação do EXO foi fácil, bastando seguir um tutorial do aplicativo D-Link Wi-Fi e escanear um cartão de QR Code incluso no pacote.

Com o modem/roteador padrão, tendo a opção de escolher qual dos dois optar quando estiver no quarto, por exemplo, posso sacrificar velocidade por maior alcance – o que é impossível no D-Link EXO AX5400. Minha surpresa foi que tanto o modem como o roteador tiveram o alcance bastante parecido, mesmo estando lado a lado na sala de estar. Ou seja, no meu setup, um roteador com tal alcance não faria/fez nenhuma diferença.

D-link exo ax5400
As portas traseiras e o botão físico para ligar/desligar são acessos modestos e práticos no roteador D-Link EXO AX5400.

Na configuração de assistente pessoal, tive um engasgo. Pelo aplicativo, fiquei em um loop infinito de configuração e reinicialização do roteador quando selecionei a opção “Assistente” do menu. Foi só quando chequei outras configurações que encontrei o pareamento e permissão entre a conta D-Link e o perfil da Amazon Alexa. Nesta seção, a fabricante orienta ir ao aplicativo da Alexa e dá um passo-a-passo que parece ser traduzido do inglês, ao pé da letra. Fato é que as funções não existiam na versão nacional do aplicativo.

Arrisquei pedir para o Echo Dot (3a geração) procurar por dispositivos pareáveis, algo comum com gadgets de casa inteligente, mas não tive sucesso. Por insistência, procurei pela skill dedicada ao WiFi da D-Link (detalhe: este passo não é mencionado no aplicativo) e refiz o pareamento. Quando li o comando sugerido de “ativar Wi-Fi de convidado” a Alexa respondeu que foi aberto o sinal e que não havia senha. Tentei uma variação de comandos para desligar o Wi-Fi e não encontrei nenhuma que fosse reconhecida – precisei puxar o plugue.

D-link exo ax5400
O download de atualizações de Call of Duty (e do final de semana gratuito de Black Ops Cold War) foram o teste perfeito com o D-Link EXO AX5400. Note os 208 Mbps no canto direito!

Em jogos, via conexão wireless, o D-Link EXO AX5400 se deu muito bem. Após correções dos servidores de Outriders, jogo que tive o prazer de fazer o review há alguns dias, vi como ele seria o “candidato ideal” para os benchmarks do roteador pelo simples fator de o game ser 100% online. Também testei Call of Duty Warzone em 120 fps, onde a queda de frames por conexão (e performance do game no Series X) seria ainda mais notável. Nos dois cenários, com monitoria da conexão em tempo real, não notei nenhum lag que justificasse qualquer má performance do roteador.

Para downloads de jogos no Xbox, incluindo a atualização e um modo gratuito do próprio Call of Duty, tive picos que passaram de 200 MB em uma tarde de final de semana, enquanto eu estava no computador e em uma chamada de voz no Discord. Com isso, creio que esta seja a principal referência para citar a boa divisão de upload/download ao realizar multitarefas no dia-a-dia. Não houve queda notável de sinal, mesmo com dois dispositivos wireless.

Conclusão e custo-benefício

Assim como todo gadget “pioneiro” em seu respectivo nicho, o roteador D-Link EXO AX5400 funciona extremamente bem (dando confiança ao usuário em termos de estabilidade), mas está fora de ter todo o seu potencial aproveitado a curto prazo. Dado que apenas uma pequena parcela dos usuários brasileiros tem hoje em mãos um aparelho compatível com Wi-Fi 6, é questão de tempo até haver uma mínima popularização da tecnologia.

Por referência, só quem tem smartphones como o iPhone 11 ou Galaxy S10 e posteriores pode desfrutar do tal Wi-Fi 6, então temos esta restrição a produtos de alto padrão, mesmo que isso abrigue gadgets de anos atrás. Como reforçado neste e em outros reviews do Showmetech, a infraestrutura da internet no Brasil também está longe de ser a das melhores, o que dificulta reconhecer onde exatamente estaria a instabilidade de sinal em nossos benchmarks.

D-link exo ax5400
O padrão traseiro (para circulação de ar?) é um toque final neste elegante roteador com Wi-Fi 6.

Então, afinal, para quem recomendamos este produto? Se você faz parte de uma família que mora em uma grande casa, com várias paredes entre você e o roteador (que pode ficar em um quarto ou escritório, por exemplo), o D-Link EXO AX5400 será ideal. Se você mora em um espaço pequeno, mas precisa de sinal estável e não se satisfaz somente com o roteador integrado ao modem, ele também cairá bem. Gamers e streamers podem igualmente aproveitar conexões com e sem fio do EXO.

Atualmente o D-Link EXO AX5400 é vendido oficialmente no site da D-Link por R$2.399 e em lojas como a Submarino por cerca de R$1.800. Tirando uma média entre estes valores, é seguro afirmar que estamos lidando com um produto de 2 mil reais. Deve-se ter em primeiro plano que o investimento tem seu público-alvo limitado (famílias com casas grandes e dispositivos topo de linha) quando falamos em uma realidade de 2021, porém, relembramos que o Wi-Fi 6 é uma aposta para o futuro, sendo um padrão ainda a ser popularizado.

Quem investe em gadgets do tipo, sabe muito bem se o roteador será de grande uso para a sua rotina. Logo, donos de uma internet de 500 mega (um dos valores mais altos a se encontrar pelo Brasil), pode ver quase como essencial o investimento em um dispositivo que entregue exatamente o que foi prometido. Afirmamos aqui que o EXO AX5400 faz isso – e muito mais.

E aí, gostou do roteador D-Link EXO AX5400? Conte para a gente nos comentários abaixo!

D-Link EXO AX5400 é um ótimo roteador inteligente com Wi-Fi 6
  • Design – 10/10

  • Instalação/configuração – 7/10

  • Alcance – 8/10

  • Performance (2.4 e 5GHz) – 9/10

  • Inteligência – 8/10

8.4/10

D-Link EXO AX5400

O D-Link EXO AX5400 entrega o que promete em relação à qualidade de sinal, estabilidade e inteligência. Porém, por enquanto, investir em um roteador unicamente por ele dispor de conexão Wi-Fi 6 só compensa (de verdade) para quem tiver smartphones topo de linha lançados recentemente – e quem não tem receio em pagar um preço salgado por um roteador.

Pros

  • Une 2.4G e 5G em um único login de rede
  • Suporta assistentes de voz para ligar/desligar sinal de convidado
  • Tem Wi-Fi 6

Cons

  • Guia para configuração de assistente de voz é complexo (e enganoso)
  • Custo-benefício só compensa para quem tem dispositivos com Wi-Fi 6