Mobilidade

Curitiba terá mais 300 km de malha cicloviária

Com investimento previsto de R$ 90 milhões, a capital do Paraná lançou seu Plano Diretor Cicloviário.

A Prefeitura de Curitiba, capital do Paraná, vai investir mais de R$ 90 milhões na implantação do novo Plano Diretor Cicloviário. Anunciado na última sexta-feira (6), pelo prefeito Gustavo Fruet, o plano prevê a implantação de 300 quilômetros de vias cicláveis na cidade – mais do que o dobro da malha cicloviária atual, que é de 127 quilômetros –, a instalação de bicicletários junto aos terminais de ônibus (para integrar os dois modais) e uma série de outras medidas que, juntas, efetivam a bicicleta como um modal de transporte em Curitiba.

“Estamos dando um importante passo na consolidação da bicicleta como modal de transporte, levando as vias cicláveis não somente às áreas mais centrais, mas também em direção à região sul do município, onde muitos trabalhadores utilizam a bicicleta como meio de transporte diário”, afirmou Fruet, após o anúncio do plano.

Elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o Plano Diretor Cicloviário busca atender aos anseios de parte da população que tem na bicicleta um meio de locomoção para o trabalho, estudo e lazer ou prática desportiva.

“O plano também vai colaborar para a melhoria das vias e calçadas de Curitiba, pois não é possível implantar infraestrutura cicloviária sem melhorar ou corrigir erros da infraestrutura viária existente”, destacou o presidente do Ippuc, Sérgio Póvoa Pires.

Dos 300 quilômetros de vias cicláveis a serem implantados, 90 quilômetros são ciclorotas (vias de tráfego comum e de baixo movimento, em que veículos motorizados e bicicletas compartilham o mesmo espaço, com preferência para os ciclistas), 80 quilômetros são vias calmas (nas quais a velocidade máxima para veículos motorizados será reduzida e os ciclistas circularão em áreas demarcadas) e 130 quilômetros são de ciclovias, ciclofaixas e passeios compartilhados entre pedestres e ciclistas.

O projeto também pretende instalar paraciclos, um circuito para conectar parques e áreas para garantir o encontro de ciclistas da cidade.

A matéria completa, disponível aqui, destaca as primeiras iniciativas do Plano Diretor Cicloviário.

O vídeo abaixo resume as propostas da prefeitura em um minuto:

Agência de Notícias da Prefeitura de Curitiba.