Desenvolvimento

Curitiba ganha veículo elétrico para entregas dos Correios

Os testes tiveram início na última semana e contam com o apoio da montadora francesa Renault.

Após iniciar a utilização de veículos alternativos em Minas Gerais e São Paulo, os Correios inauguraram o uso de carros elétricos também em Curitiba. Os testes tiveram início na última semana e contam com o apoio da montadora francesa Renault.

Por enquanto, o serviço em Curitiba contará com apenas um carro livre de emissões, mas este já é o 14º veículo deste tipo usado pelos órgãos públicos da capital paranaense. Durante a cerimônia de entrega do carro elétrico, um Kangoo ZE, Aerovaldo Figueiredo, porta-voz dos Correios, explicou que este é mais um passo em direção ao futuro e que a medida faz parte da meta da empresa em reduzir 20% de suas emissões de gases de efeito estufa até 2020.

Para alcançar este objetivo, a companhia já conta com a utilização de carros e motos elétricas em outros estados brasileiros e boa parte dos trajetos curtos têm sido percorridos à pé ou de bicicleta, conforme informado por Figueiredo. A primeira cidade a ter um carro elétrico a serviço dos Correios foi Brasília, com o mesmo modelo utilizado em Curitiba.

A cidade paranaense tem sido reconhecida como uma das mais sustentáveis do mundo. O projeto Ecoelétrico, que busca aumentar a frota de veículos elétricos na cidade, é mais uma prova do compromisso municipal em melhorar a qualidade ambiental da cidade. “Esse projeto reafirma a capacidade inovadora da cidade nas áreas de mobilidade e meio ambiente”, justificou a vice-prefeita, Mirian Gonçalves.

Usar meios transportes alternativos em serviços de entrega já tem sido realidade na Europa. Durante a cerimônia, o diretor técnico da Renault para a América Latina, Carlos Santos, informou que, na França, os serviços de Correios já utilizam mais de seis mil veículos elétricos.

Redação CicloVivo