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CRM google: Tecnologia para organização de dados de vendas.

Quem trabalha com vendas e marketing digital sabe como os produtos do Google podem ser importantes no dia a dia. Há anos, a gigante do Vale do Silício oferece ferramentas de produtividades gratuitas ao seu público. Muitas delas já são impossíveis de viver sem, como o próprio buscador e a plataforma Gmail, apenas para destacar algumas.

Muitos empreendedores que utilizam um software de CRM realizam integrações com ferramentas do Google. Essa estratégia permite que eles conheçam melhor o cliente e aumentem as vendas. Afinal, é muito mais simples vender produtos e serviços quando a empresa tem acesso a dados confiáveis sobre o público dela.

Os negócios que usam um CRM têm várias opções de ferramentas Google à disposição. Abaixo, em detalhes, é possível conferir como algumas funcionam.

Google Analytics.

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita e online que permite às empresas analisarem o tráfego do site ou e-commerce dela. Essa plataforma é relevante porque permite ao empreendedor conhecer ainda mais o cliente. Quando uma pessoa visita o site dela, o Google Analytics consegue apontar dados como o número de page views, tempo de visita, onde a pessoa clicou, entre outras informações.

Conhecer essas métricas é fundamental para o setor de marketing. Por meio delas um negócio pode verificar, por exemplo, que boa parte das compradoras está localizada no Sudeste, e tem entre 25 e 35 anos. Dessa forma, é possível realizar uma campanha de vendas com esse determinado público. Nesse cenário, as chances de conversão têm um aumento relevante. Afinal, é muito mais fácil criar uma oferta para um público que a empresa conhece e sabe que está interessada nas soluções dela.

Por isso, é tão importante realizar a integração do Google Analytics com o CRM. Assim, é possível transferir os dados do CRM para a plataforma do Google. Dessa forma, a empresa consegue analisar os movimentos dos leads a cada etapa do funil de vendas. Com esses relatórios, as estratégias se tornam ainda mais eficazes.

Google Planilhas.

O Google Planilhas é uma ferramenta gratuita e hospedada na nuvem. Ela funciona como o Excel, da Microsoft. Por outro lado, tem vantagens exclusivas. Todos os arquivos são salvos automaticamente e podem ser acessados por diversas pessoas ao mesmo tempo. Basta enviar o link com a autorização para edição. Além disso, o Google Planilhas pode ser integrado facilmente com outras ferramentas do Google e software de terceiros, como um CRM.

Nesses casos, as empresas conseguem organizar melhor as informações do lead no funil de vendas. A maneira como esse processo ocorre é automatizada. Basta que os clientes preencham um formulário Google, incluindo dados como nome, telefone e endereço de e-mail. Todas essas informações são enviadas para uma planilha Google.

Após o preenchimento desses dados, a integração entre o Google Planilhas cria um lead no funil de vendas do CRM. Com isso, a equipe de vendas tem acesso a esses dados sobre os clientes. Novamente, a integração de uma ferramenta Google com software de CRM permite às empresas ampliarem a sua base de clientes e expandir as vendas.

Google Ads

O Google Ads é uma ferramenta revolucionária para quem deseja divulgar seus produtos e serviços. Bem mais acessível do que as mídias tradicionais, como o rádio e a TV, ela permite que até mesmo pequenos empreendedores possam anunciar na Internet.

Por um valor muito pequeno, baseado na quantidade de cliques, o Google separa uma área na ferramenta de busca para mostrar links pagos. Entretanto, como benefício para clientes e empresas, esses resultados estão sempre baseados no que o usuário procura.

Basta que uma pessoa faça uma busca, por exemplo, sobre “carros usados”. Ao mostrar o resultado, o Google apresenta links patrocinados de algumas empresas especializadas no assunto. Por isso, investir no Google Ads é tão importante. Afinal, um negócio tem a oportunidade de captar leads que estão muito interessados nas soluções que ela oferece.

As empresas que fazem a integração do Google Ads com um CRM têm uma vantagem competitiva a mais. Afinal, sempre que o cliente sair de uma etapa do funil de vendas para outra, ele é adicionado automaticamente em uma campanha do Google Ads. Por outro lado, se sair de um estágio determinado, ele é excluído.

Essa integração permite que a empresa possa automatizar o processo de marketing e vendas.  Além disso, como a publicidade é direcionada sob medida para determinado público, a empresa tem a chance de segmentar a sua audiência. Dessa forma, é possível otimizar o retorno de investimento em cada campanha. Afinal, os clientes receberão anúncios personalizados, de acordo com a etapa deles no funil de vendas.Portanto, o Google CRM é uma excelente escolha para as empresas que desejam atrair novos leads e ampliar os negócios. É uma metodologia que dispensa altos investimentos financeiros e permite que os empreendedores, sobretudo os pequenos, possam organizar dados fundamentais para a prospecção de vendas.