Negócios

Crianças gravam videoclipes tocando instrumentos musicais reciclados

Projeto da Tang “Reciclar é Show” envolveu 100 escolas em sete estados brasileiros.

Após cinco meses ensinando crianças a criar e tocar seus próprios instrumentos, por meio de processos de reciclagem, o Reciclar É Show, iniciativa Tang – marca de refrescos em pó, chega a sua fase final e vai escolher a equipe campeã que terá a oportunidade de participar de um show conduzido por João Carlos Martins, em São Paulo, no teatro Bradesco, no dia 20 de novembro.

O projeto que envolveu 100 escolas públicas e mais de 50 mil estudantes de todo o Brasil. Cada um dos grupos foi comandado por representantes apelidados de ‘oficineiros’ – profissionais especializados em educação e artes, responsáveis por incentivar os alunos de sua instituição. Após as oficinas, cada grupo gravou um videoclipe mostrando as suas habilidades ao som de um hino do projeto.

Para ajudar a escolher os finalistas um júri composto pelos parceiros do projeto votaram e escolheram dentre as 100 escolas participantes os cinco melhores, que receberão R$ 15 mil para serem usados na criação de uma sala de música. Confira os videoclipes das cinco escolas finalistas:

EMEB Professor Otílio de Oliveira, de São Bernardo do Campo (SP)

EM Célida Soares Rocha, de Feira de Santana (BA)

EMEB Professor Cassiano Faria, de São Bernardo do Campo (SP)

EMEB Professora Kazue Fuzinaka, de São Bernardo do Campo (SP)

E. M. Antônio Tereza dos Santos, de Betim (MG)

Os vídeos estão disponíveis para votação no portal do Esquadrão Verde, e cada uma das escolas contará com o apoio da população regional para conquistar votos.

A equipe campeã além de participar do show conduzido por João Carlos Martins, em São Paulo, também irá participar de um projeto do maestro que levará à escola aulas de formação musical dois dias por semana, durante um ano.

A segunda instituição mais votada receberá o projeto do luthier Fernando Sardo, que ensinará como as crianças podem transformar materiais reciclados em instrumentos musicais.

Para votar na sua escola favorita basta acessar o site, assistir aos vídeos, fazer um breve cadastro com informações pessoais e escolher a melhor escola.  A votação ficará no ar até o dia 27 de outubro.