Geek

Criador de Night In The Woods se suicida após ser acusado de abuso sexual

Escrito por Paulo Carmino

Alec Holowoka, co-criador do jogo independente Night In The Woods, morreu na manhã de sábado. O nome do designer e programador de jogos estampou manchetes na semana passada ao ser acusado de abuso sexual pela desenvolvedora e escritora Zoe Quinn, criadora do jogo Depression Quest e pivô do caso Gamergate.

O falecimento do designer foi anunciado por sua irmão, Eileen Mary Holowka, que indicou o suicídio como causa.

“Alec foi vítima de abuso e também passou a vida toda lutando contra transtornos de humor e de personalidade”, disse Eileen Mary Holowka em comunicado em seu Twitter. “Não vou fingir que ele também não foi responsável por causar danos, mas no fundo ele era uma pessoa que queria apenas oferecer às pessoas cuidado e bondade. Demorou um tempo para descobrir como”.

Eileen disse que Alec “se tornou uma nova pessoa” nos últimos anos com a ajuda de terapia e medicamentos. “Obviamente, a mudança é um processo lento e não foi perfeito, mas ele estava trabalhando para a reabilitação e uma vida melhor”.

Após as acusações de abuso sexual feitas na semana passada, os co-criadores de Night In The Woods, Scott Benson e Bethany Hockenberry, cortaram laços com Alec Holowka publicamente e disseram ter ouvido sobre outros casos envolvendo o ex-colega. Outro desenvolvedor que estava trabalhando com Alec em um projeto novo também relatou abusos por parte de Holowoka no local de trabalho.

Aparentemente, as acusações foram o estopim para a decisão de Holowoka de tirar a própria vida. “Nós tentamos nosso melhor para apoiar Alec, mas no final ele sentiu que havia perdido muito”, disse a irmã pelo Twitter.

“Caso isso ainda não seja óbvio, Alec disse especificamente que desejava o melhor para Zoe e todos os outros, por isso não use nossa dor como desculpa para assediar as pessoas. Vá lá fora, cuide de alguém e trabalhe para evitar esse tipo de coisa em primeiro lugar”, escreveu Eileen Mary Holowka.

Sobre o Autor

Paulo Carmino