Tecnologia

Cortador de grama inteligente utiliza a própria grama para funcionar

O robô também possui um GPS à bordo e sensores de proximidade.

Engenheiros da Universidade George Mason, em Washington, EUA, criaram um protótipo de um robô que não apenas corta a grama em áreas específicas, como também utiliza os resíduos da própria grama para gerar energia para seu funcionamento.

Chamado de E-Mow, o cortador de grama foi construído sobre o corpo de um brinquedo elétrico, porém, seu grande diferencial é que ele possui um pequeno gerador de biomassa, uma espécie de forno que transforma a matéria orgânica (grama) em gás.


Os engenheiros acreditam que sua invenção pode revolucionar a tarefa de cuidar do jardim, economizando tempo e dinheiro.

A máquina consome pouca energia, uma vez que possui um sistema de corte de barras frontais. Depois de cortar os resíduos, o E-Mow recolhe estes e os canaliza para um espaço onde são transformados em pastilhas de grama seca, semelhante a um moedor de carne. Depois de secas e compactadas, as pastilhas passam por uma caixa, onde são convertidas em gás combustível. Este combustível é a biomassa.

Os resíduos secos podem também ser utilizados para outras aplicações, tais como a alimentação do gado ou como combustível para caldeiras.

Jason Force, engenheiro de design do projeto, explicou que os métodos atuais para fazer pastilhas de grama através da biomassa são ineficientes. “Ela precisa ser colhida e depois transportada para uma instalação e só então ser transformada em produto. Nossa nova invenção faz tudo em uma etapa só”, explica.

Os usuários do cortador de grama não terão que empurrá-lo em torno de seu jardim, o robô possui um GPS à bordo e sensores de proximidade. No futuro, eles serão capazes de programar a máquina ao selecionar uma área para cortar utilizando o Google Maps.

Segundo o site britânico Daily Mail, a equipe está à procura de investimentos para levar o cortador de grama inteligente e sustentável para o mercado. Ainda não há preço para o aparelho.

Redação CicloVivo