Geek

Coronavírus adia o lançamento do mini-PC Engine/TurboGrafx 16

Escrito por Paulo Carmino

Se o coronavírus ainda não impactou a produção do PlayStation 5 e Xbox Series X no momento, o destino agora está selado no caso de outro console. O mini PC Engine e seus derivados, TurboGrafx-16 (EUA) e Core Grafx (Europa), não serão lançados em 19 de março como planejado.

Segundo a Konami, criadora do mini-console, o adiamento se deve à desaceleração da produção e entregas da China para hardwares em geral, devido à epidemia do COVID-19. Ainda assim, as encomendas registradas antes de 5 de março na Amazon do Japão serão honradas e os compradores receberão o estoque produzido até agora. A Amazon do Japão é o único intermediário autorizado a entregar essa primeira leva dos mini-consoles.

A situação é mais simples para os outros territórios, pois nem a versão americana nem a europeia estarão disponíveis em 19 de março. A produção e entrega da China foram interrompidas imediatamente para limitar a propagação do vírus. Medidas de precaução que também afetam todos os acessórios da Hori, uma das maiores fabricantes de periféricos para consoles, que anunciou uma interrupção momentânea na distribuição de itens como o Turbo Pad, carregadores de energia e do Multitap para jogos como Bomberman.

O mini PC Engine presta homenagem ao console emblemático da NEC que foi a terceira força na geração do SNES e Mega Drive. Ele virá com 57 jogos, sendo 32 deles títulos do PC Engine em suas versões japonesas e 25 outros originais do TurboGrafx-16 em suas versões em inglês, com alguns títulos duplicados.

A Konami ainda não definiu uma nova data para o lançamento do mini-console.

Sobre o Autor

Paulo Carmino