Geek

Controle do PlayStation 5 pode ter carregamento sem fio

Escrito por Paulo Carmino

Uma patente recém-publicada da Sony revela que a empresa está explorando novos recursos de carregamento sem fio para os controles DualShock, possivelmente preparando mais uma inovação para o PlayStation 5.

A patente solicitada em junho de 2019 e publicada este mês na Organização Mundial da Propriedade Intelectual menciona especificamente o DualShock 4, mas a tecnologia pode ser aproveitada no controle do PS5, que aparentemente é muito parecido com o modelo atual.

O texto da patente descreve “um adaptador de carregamento sem fio que pode ser encaixado em um controle de jogo de computador para ser acoplado indutivamente a uma base de carregamento para recarregar sem fio uma bateria no controle”.

“O adaptador também pode incluir botões que espelham aqueles do controle, para que um jogador possa remover o adaptador com o controle da base de carregamento, manter o adaptador no controle e usar os botões do controle e os botões do adaptador para controlar um jogo de computador”.

A principal inovação do DualShock 5 já confirmada pela Sony é a existência de motores de feedback háptico, que permitem sensações táteis realistas e uma gama mais sofisticada de vibrações, como existe atualmente nos Joy-Con do Switch. Essa tecnologia será usada no corpo do controle, bem como nos botões analógicos, que poderão oferecer resistência realista.

Outra patente registrada pela empresa no ano passado menciona um controle com “biofeedback” para modificar as experiências de jogo, como alterar os níveis de dificuldade com base na secreção de suor e na freqüência cardíaca do jogador.

O PlayStation 5 deve ser lançado no final de 2020, se o coronavírus não atrapalhar os planos da Sony.

Sobre o Autor

Paulo Carmino