Geek

Console Ouya tem seu fim decretado com encerramento de serviço

Escrito por Paulo Carmino

A Razer anunciou que irá enterrar de vez o console Ouya com o encerramento de seus serviços online em junho.

O Ouya recebeu muita atenção quando surgiu em uma campanha de crowdfunding no distante ano de 2012, época em que o Kickstarter era uma novidade e projetos ambiciosos começavam a ser viabilizados com investimento direto do público. Na ocasião, os idealizadores do console levantaram quase US$ 9 milhões para criar um mini-console de baixo custo baseado na plataforma Android, que rodaria jogos e aplicativos na TV — um conceito similar ao que já havia sido tentado pelo Zeebo no Brasil.

O console de US$ 99 foi lançado com muitos problemas técnicos e nunca encontrou seu público, mas alguns ativos da Ouya ainda foram comprados em 2015 pela Razer, que manteve a loja de aplicativos ativa até hoje. A loja, que também servia os usuários do console Forge TV, será encerrada oficialmente no dia 25 de junho de 2019.

Apesar de ter fracassado, o Ouya teve pelo menos um jogo de sucesso lançado originalmente nele: TowerFall, do designer Matt Thorson, que mais tarde foi portado para PC, PlayStation 4, PlayStation Vita, Xbox One e Nintendo Switch.

Sobre o Autor

Paulo Carmino