Tecnologia

Conheça o aplicativo que pode salvar vidas com apenas 3 palavras

Escrito por Paulo Carmino

Seja para marcar um encontro ou para pedir socorro, conheça e saiba como usar o aplicativo que facilita o processo de geolocalização com apenas 3 palavras

Quem já teve uma entrega que ficou perdida no meio do caminho ou quem já foi parar em um local totalmente diferente por um endereço errado sabe a importância de ser claro e conciso na hora de passar um endereço. Assim, para promover uma melhoria na localização, a proposta de um aplicativo é fornecer seu local baseado em apenas 3 palavras. A vantagem é que ele pode, como um bônus, contribuir para salvar vidas.

Na verdade, encontrar uma localização atualmente é muito simples, de modo que deveria ser difícil ficar perdido. Afinal, apesar de não ser novo, o processo que usa coordenadas geográficas ficou muito prático com a tecnologia. Porém, transmitir as sequências de números das coordenadas pode ser complicado e está sujeito a muitos erros. Isso sem contar a ambiguidade de muitos endereços. Ou seja, ficar perdido ainda é mais fácil que deveria.

No entanto, esse problema parece estar com os dias contados. Não menos óbvio, o nome do aplicativo que pode ser a solução é what3words. Para criá-lo, os desenvolvedores dividiram o mundo em 57 trilhões de quadrados de 3 metros de lado e atribuíram a cada um deles três palavras (aparentemente bem aleatórias). Eles usaram cerca de 40.000 palavras.

Cada quadrado é identificado com 3 palavras exclusivas no what3words (Imagem: what3words.com)

As vantagens são várias. Primeiro, você não precisa mais de endereços, números de coordenadas geográficas ou pontos de referências. A localização é feita somente com as três palavras, que são únicas para aquele quadrado. Um exemplo é que as coordenadas 51.520847 e -0.19552100 se transformam em ///filled.count.soap.

Não é possível escolher as três palavras do seu endereço e elas são fixas e únicas (adeus ambiguidade). Assim, ele fica padronizado. Ainda, o aplicativo considera apenas duas dimensões, ou seja, se você mora em um apartamento, é preciso passar as três palavras e o número do seu apartamento. Se você parar para pensar, o seu quarto pode ter três palavras específicas, já que ele deve ser do tamanho de um quadrado 3×3 metros.

Além de ser usado em situações emergenciais, o what3words pode ser usado para quando você não tem nenhum ponto de referência, como para marcar encontros em áreas abertas muito cheias (como parques e praias). Ainda, o uso de sistemas como esse aplicativo contribui para que as entregas sejam feitas com eficiência e seus pacotes não fiquem perdidos no limbo.

Na Mongólia, por exemplo, os endereços de códig

Sobre o Autor

Paulo Carmino