Tecnologia

Conheça 10 jogos para você baixar de graça na Steam

Escrito por Paulo Carmino

Entre RPG, puzzles, novelas visuais e shooters clássicos, te indicamos 10 jogos na Steam para você matar o tempo sem precisar colocar a mão na carteira.

Em uma era dominada por Battle Royales, é sempre bom conhecer outros gêneros de jogos gratuitos para você matar o tempo. O que pouca gente sabe é que a vasta lista de games free-to-play disponíveis na Steam, loja online de jogos para PC, que vão além de simples títulos indie de estúdios pequenos.

Infelizmente, muitas vezes é difícil saber o tipo de jogo perfeito no meio da página principal, cuja biblioteca passa dos 1,400 itens. Por isso, nós de ajudamos ao indicar 10 games gratuitos para diferentes perfis e gostos.

Série Half Life

A primeira indicação da nossa lista – para sua surpresa – trata-se de não somente um jogo, mas uma série completamente grátis. Até dia 1º de abril (juramos que não é mentira) você pode ir à Steam e baixar a franquia Half Life, que mistura FPS e survival em uma terra distópica.

Para aqueles que não conhecem o clássico game, vale um resumo: você controla o cientista Gordon Freeman imediatamente antes de uma catástrofe tomar conta do centro de pesquisa Black Mesa. Colegas de trabalho são devorados por monstros e sua missão é escapar de lá e descobrir o que aconteceu. No especial da franquia ainda há outros títulos e pacotes (não gratuitos) para adquirir. Veja a lista completa abaixo, com os respectivos links:

Neon Boost

Neon Boost

Neon Boost é um jogo de plataforma em primeira pessoa com 36 níveis (além de todos possuírem uma variável “escura”) divididos em três mundos. A jogabilidade e atmosfera são uma mistura de Quake, Mirror’s Edge e Tron – como você pode ver pela imagem acima e pelo título, neon é o grande destaque.

Você corre pelos cenários, auxiliado por pulos propulsionados por foguetes e wall ride (corrida pelas paredes, presente em centenas de jogos do tipo). Com trilha sonora recheada de sintetizadores, já que não poderia ser diferente, a rapidez toma conta deste game que pode ser jogado novamente em busca de uma melhor corrida contra o tempo.

Paladins

Paladins

Não há como negar que este shooter é um concorrente direto do sucesso Overwatch. Visual e gameplay são bastante similares, porém, enquanto o game da Blizzard custa pelo menos R$ 69,90 (mesmo hoje, cerca de quatro anos após seu lançamento), Paladins é gratuito. Outro diferencial é um deck modificador que pode ser adicionado ao início de cada partida e um passe de batalha para você se sentir mal ao não pagar nada.

Em Paladins não há o que gamers chamam de pay to win, ou “pague para vencer”, mas ainda existem microtransações – e você não terá vantagens caso opte por pagar. Felizmente, o modo popular Siege pode ser aproveitado na íntegra sem custos. Cosméticos são o foco do passe de batalha, então a não ser que você se importe com a sua aparência, está tudo sob controle.

Heroes and Generals

Heroes & Generals

Heroes and Generals teve uma sobrevida graças à atualizações nos últimos anos, tornando-se um game melhor do que a época de seu lançamento. Hoje, fãs de Battlefield que não querem colocar a mão na carteira vão se sentir satisfeitos o suficiente com esse título grátis. A estratégia toma conta, já que você provavelmente descobrirá com o tempo que atacar logo de cara não é sua melhor opção.

Assim como outros títulos gratuitos de sucesso, HaG não é fácil logo de cara: a curva de aprendizado para recém-chegados vai te fazer dedicar bastante tempo e paciência. Os melhores itens (inclusive o “passe VIP”) podem ser adquiridos somente jogando, então seu empenho terá sempre uma mira, caso você realmente escolha não dar dinheiro à loja virtual.

Path of Exile

Path of Exile steam

Este é um jogo de RPG com dezenas de missões (principais e secundárias), divididas em atos que vão tomar bastante parte do seu tempo – principalmente ao você aprender a manejar itens. Os inimigos e as áreas jogáveis são separados em níveis variáveis, o que te obriga a fazer basicamente todas as missões para conseguir enfrentá-los e finalizar o game.

Path of Exile também possui a maior árvore de habilidades de qualquer RPG que você já viu na Steam, pois são mais de 1300 skills para evoluir. Mesmo em um dos últimos cenários/locais da história principal, é necessário repensar em armaduras e utilizar modificadores diferentes para lutar contra os chefões, o que tornará cada batalha uma experiência única. A personalização de visual também é um diferencial – cosméticos podem ser comprados ou desbloqueados de graça via Twitch Prime.

Gravitas

Gravitas

É facil ver como o game lembra bastante outro clássico da Steam: a série Portal. O gênero e os cenários denunciam este indie que pode ser jogado várias vezes. Logo no começo da história, uma inteligência artificial te segue (na maioria das vezes fazendo piadas), como o Wheatley e suas câmaras de desafios (em sua maioria, repletas de paredes brancas) são a prova da cópia que mais tem cara de sucessor espiritual. O melhor é que, vez ou outra, o game é ciente de suas próprias referências, o que torna o gameplay ainda mais estimulante.

Em questão de jogabilidade em si, é bastante simples. Você tem somente UMA habilidade, que é a de criar portais gravitacionais (olha só, referência ao título do jogo?) em superfícies específicas. A partir disso, você é jogado em salas desafiadoras e precisa descobrir como escapar. Assim como o game de sua inspiração, Gravitas foi feito para ser finalizado em uma tacada só. No máximo, você levará duas horas para completá-lo, por mais que você fique preso em uma sala e demore para encontrar a solução.

Under What?

Under What?

Essa é uma visual novel (“novela visual”, em tradução livre) que conta a morte de um pescador de forma bem humorada, com temas e visuais poderosos. A recepção positiva do jogo na Steam só reforça a boa qualidade do produto: ele te conquistará por sua arte e por seus diálogos bastante filosóficos.

Este é mais um jogo curtíssimo, levando até poucos minutos para ser finalizado, então é uma boa pedida caso você curta o gênero ou queira somente uma experiência gamer bastante rápida – ele ainda é ideal para jogadores casuais. Mesmo sendo breve, ele impactará sua percepção sobre a morte de um jeito que, particularmente, só vi ser transmitido com tamanha eficácia e peso nas histórias em quadrinhos.

Brawlhalla

Brawlhalla

Se você é fã de Super Smash Bros., vai se sentir nostálgico com esse game: em modos 1×3 ou 2×2, Brawlhalla mistura controles simples com uma animação 2D viciante. Em resumo, há dois botões para ataque (forte e fraco), uma para esquiva e um para arremesso. À base de combos e bastante agilidade do jogador, sua experiência pode ser elevada a partidas rankeadas que com certeza tirarão noites do seu sono.

Assim como em jogos populares onde desbloqueia-se personagens diferentes por temporada (League of Legends é um exemplo disso), aqui há a possibilidade de comprar heróis ou esperar por um update gratuito sazonal e destravar novos heróis com novas armas. A variedade de status de cada um, como rapidez e força em cada tipo de combo/ataque, é o suficiente para te fazer sair da zona de conforto e dar uma chance a rotatividade de heróis.

Destiny 2

Destiny 2

O famoso título da Bungie possui um modo grátis com três campanhas (que podem ser completadas na ordem que você preferir). Em um modo específico você também pode enfrentar, junto de outros 5 jogadores, dungeons com chefões e explorar regiões de tirar o fôlego. Com ganho de experiência dentro das próprias missões, novos níveis do passe de temporada são ativados, mesmo que você só tenha acesso aos tiers gratuitos – a não ser que opte por comprar o passe completo.

Outro modo coloca dois times de quatro jogadores enfrentando ondas de inimigos, onde há um elemento extra: você pode interferir no campo do adversário e impedi-lo de conseguir aumentar a pontuação. A única exceção dentro da própria jogatina que é diferenciada do game completo é o loot adquirido ao completar as missões. Para quem curte jogos do tipo, este é um prato cheio.

Counter-Strike: Global Offensive

CS:GO

Mais um FPS para a lista, CS:GO é um dos games de e-sports mais populares e lucrativos de todos os tempos. Em 2018, uma versão do jogo tornou-se gratuita em uma atualização da própria Steam. Na época, era somente possível organizar partidas offline (locais) e assistir aos campeonatos com maior facilidade. Agora, anos depois, ele é totalmente gratuito.

Não por acaso, ele está frequentemente no topo da lista de jogos com mais jogadores da Steam, e costuma ficar acima do meio milhão de jogadores simultâneos. A assinatura paga não dá tantos benefícios que façam diferença ao gameplay, então o balanço é bastante justo. Modos clássicos de jogador x jogador estão totalmente desbloqueados e podem ser aproveitados ao máximo.

Vale lembrar que, via Steam Link, você pode até jogar estes games no seu celular. Qual destes será o primeiro na sua lista de downloads? Conte para nós nos comentários.

Sobre o Autor

Paulo Carmino