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Confira todas as novidades da 5ª edição nacional do evento

Escrito por Paulo Carmino

Aconteceu em São Paulo a 5ª edição do Youtube Brandcast, trazendo novidades de conteúdo original para a plataforma, e alguns números interessantes sobre espectadores

Aconteceu hoje, 24 de Setembro, em São Paulo mais uma edição do evento YouTube Brandcast. O evento que tradicionalmente é voltado para agências publicitárias e costuma falar bastante sobre números, trouxe inúmeras novidades sobre a plataforma, como a produção de séries ‘Youtube Originals‘ aqui no país e com Youtubers nacionais, a criação do prêmio YouTube Works Awards, que irá premiar e celebrar marcas e agências de publicidade, e também uma opção gratuita para o Youtube Premium, com a adição de propagandas.

É claro que os números não ficaram de fora dessa edição do YouTube Brandcast, e a empresa aproveitou para divulgar uma pesquisa encomendada pelo Google e realizada pela Provokers, com um estudo que revela os hábitos do consumo de vídeos no Brasil, trazendo comparativos entre as plataformas digitais, e a televisão.

YouTube Originals do Brasil

Novas séries Youtube Originals produzidas por Youtubers nacionais.

Durante o YouTube Brandcast, a plataforma anunciou os seis primeiros YouTube Originals produzidos no país, com os criadores Whindersson Nunes, Desimpedidos, Porta dos Fundos, Nathalia Arcuri e Manual do Mundo e a produtora Los Bragas. O primeiro que chegará na plataforma será uma série documental do Whindersson Nunes, chamada “Whindersson – Próxima Parada”, que estréia no dia 3 de outubro.

Além das produções nacionais, a plataforma divulgou oficialmente que irá adicionar uma opção gratuita para exibição das séries YouTube Originals que forem adicionadas a partir de hoje, com adição de propagandas durante a transmissão do conteúdo. Quem for assinante premium terá a vantagem de assistir sem propagandas, e também recebera conteúdos extras das produções, como Making Off e afins.

YouTube Brandcast: Confira todas as novidades da 5ª edição nacional do evento 8
A plataforma divulgou oficialmente que irá adicionar uma opção gratuita para exibição das séries Youtube Originals.

Whindersson – Próxima Parada

Na série de 8 episódios, o dono do segundo maior canal do Brasil, com mais de 36 milhões de inscritos, viaja por vários países para explorar a cultura local com alguns amigos e celebridades nacionais e internacionais.

O Novo Futuro Ex-Ator do Porta

O Porta dos Fundos vai estrelar o reality show ‘O Novo Futuro Ex-Ator do Porta‘, que vai procurar um novo humorista para fazer parte do seu elenco. Serão 10 episódios semanais, que serão filmados em cinco Estados diferentes do Brasil.

Fred Be a Pro

O canal Desimpedidos também produzirá um reality show, o Fred Be a Pro, que vai mostrar, em oito episódios, a trajetória de Fred, apresentador do canal, na busca de seu sonho de infância de ser um jogador de futebol profissional com a ajuda do astro de futsal Falcão.

One Billion Women World Tour

Nathalia Arcuri, apresentadora do canal Me Poupe! vai protagonizar o One Billion Women World Tour, uma série de episódios que trazem o encontro da YouTuber com algumas das empreendedoras mais bem sucedidas do mundo, para aprender a verdadeira história por trás de seu caminho para a liberdade financeira. Juntas, a fortuna dessas mulheres representam mais de 1 bilhão de dólares!

Manual do Mundo

O Manual do Mundo produzirá uma série de episódios com experimentos gigantescos em espaços públicos como ruas, parques e estádios, com foco em finais visualmente impactantes e a participação do público.

Los Bragas

A produtora Los Bragas produzirá um documentário, cujo tema central serão os esportes de rua. A série vai explorar a vida e as dificuldades de atletas mulheres, entre elas a trajetória da skatista Karen Jonz.

YouTube Works Awards

Youtube Works Awards chega ao Brasil conforme afirmado no Youtube Brandcast
YouTube Works Awards já é realizado nos Estados Unidos e na Grã Bretanha.

Também no YouTube Brandcast, a plataforma anunciou a 1ª edição brasileira do YouTube Works Awards, prêmio que celebra marcas e agências que estão por trás das campanhas publicitárias veiculadas na plataforma. O YouTube Works Awards é realizado em colaboração com a Kantar, consultoria global de análise de mercado, e já acontece em países como Estados Unidos e Grã-Bretanha.

Agências de publicidade de todo o país podem concorrer ao prêmio com trabalhos que usaram o YouTube como canal de acesso e engajamento com consumidores de forma inovadora e que também geraram um grande impacto nos resultados de negócio. As inscrições serão abertas no final de 2019, para as seguintes categorias:

  • Data Driven Insight: Cases que demonstram habilidade em utilizar insights provenientes de Google Data;
  • Best Work With Creators: Melhor caso de uso de criadores na campanha para atingir resultados de negócio;
  • Buzzworthy: Campanha que teve grande repercussão além da plataforma;
  • Creative Effectiveness: Melhor trabalho criativo e eficiente;
  • Media Strategy: Melhor estratégia de mídia;
  • Best at leveraging YouTube – Grand Play: Campanha que conseguiu aproveitar o que o YouTube oferece de melhor em uma campanha criativa, disruptiva e com resultados de negócio comprovados;
  • Visibility & Inclusion: Casos que colocaram grupos normalmente negligenciados pela indústria e que a partir disso geraram discussão sobre temas necessários.

O júri será composto por profissionais com grande experiência na área, e será responsável por avaliar aspectos-chave como a execução criativa, a estratégia das campanhas inscritas e o impacto que tiveram no YouTube e em seus negócios. Os principais nomes foram divulgados no YouTube Brandcast e são:

Anselmo Ramos (Fundador da Gut), Elio Silva (Diretor de Marketing da Riachuelo), Ezra Geld (CSO – JWT), Guilhermo Bressane (Diretor de Marketing do Itaú), Ilca Sierra (Diretora de Marketing da Via Varejo), João Branco (Diretor de Marketing, McDonalds), Keka Morelle (CCO – Wunderman Thompson), Marina Daineze (Diretora de Imagem e Comunicação da VIVO), Poliana Souza (Diretora de Marketing da Coca-Cola), Renata Bokel (CSO WMcCann), Ricardo Dias (Diretor de Marketing da Ambev), Sergio Gordilho (CCO – Africa) e Stella Brant (Diretora de Marketing da 99).

Brasileiro consome mais vídeo online que conteúdo da TV aberta

Dados divulgados no Youtube Brandcast de uma persquisa realizada pela Provokers
Dados divulgados no Youtube Brandcast mostram o crescimento no consumo de vídeo na web.

De acordo com a sexta edição da pesquisa Video Viewers que foi divulgada durante o YouTube Brandcast, encomendada pelo Google e realizada pela Provokers, o consumo de vídeo na web cresceu 165% no Brasil nos últimos cinco anos, enquanto o de programação da TV cresceu 24% no mesmo período. A maioria das pessoas que assistem a vídeos na web (80%) informa que está à procura de conteúdos que a programação da TV não oferece.

Apesar disso, muitos utilizam SmartTVs para acessar vídeos no YouTube no momento mais conveniente. Esse é um dos motivos da popularidade do app do YouTube para TVs, que segundo a Provokers, houve um aumento de 70% em tempo de visualização de vídeos no YouTube por meio de TVs em relação ao ano passado.

O YouTube também é considerado um espaço para encontrar conteúdos de aprendizado e aprimoramento. Do total, seis em cada dez entrevistados decidiram buscar melhorias na carreira depois de assistir a um vídeo no YouTube e também afirmam que a plataforma traz informações para ampliar seus conhecimentos.

YouTube Brandcast

YouTube Brandcast: Confira todas as novidades da 5ª edição nacional do evento 9
Quinta edição do Youtube Brandcast.

A quinta edição nacional do evento trouxe muitas novidades para o consumidor de conteúdo da plataforma, e mostra que o serviço está empenhado em mudar e melhorar os seus serviços, principalmente abordando uma política free-to-watch para os conteúdos originais da plataforma que antes eram restritos à sua assinatura Premium, e com a criação de novas séries com criadores de conteúdos brasileiros como Whindersson Nunes e Porta dos Fundos.

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Paulo Carmino