Tecnologia

Confira quais conferências online de games vão substituir a E3 2020

A E3 2020 foi cancelada, mas mesmo assim ainda acontecerão transmissões ao vivo dos principais anúncios dos games este ano; confira nossa lista com 10 conferências online imperdíveis (e uma bônus)

A E3, ou Electronic Entertainment Expo, é o maior evento anual relacionado ao mundo dos games. Nas conferências, divididas em uma agenda diária com desenvolvedoras e fabricantes de consoles, temos as principais informações do que esperar pelo restante deste ano, e também do ano seguinte.

Seguindo a onda de cancelamentos de eventos presenciais por conta da pandemia, algumas empresas e grupos optaram por fazer eventos online com transmissão para o mundo todo. Já que a E3 2020 foi cancelada no mês de março (era para acontecer agora entre os dias 9 e 11 de junho), os líderes do mercado gamer se prontificaram em manter sua agenda de lançamentos e anúncios, realizando suas próprias conferências ou juntando-se em festivais maiores.

A seguir listamos as principais transmissões que você não pode perder, que acontecem já a partir desta semana.

IGN Summer of Gaming

Talvez o mais perto que tenhamos do que é a atmosfera do que seria a E3 2020, com diversas marcas participantes, o site americano IGN organizou um evento digital global que trará transmissões ao vivo com discussões, entrevistas remotas com desenvolvedores e, demonstrações em tempo real com as primeiras impressões dos maiores lançamentos do ano.

O IGN Summer of Gaming, que deveria começar dia 5 de junho, foi adiado em três dias “em respeito e em apoio aos que justamente exigem justiça e mudanças nos Estados Unidos e no mundo“. Haverá participação de gigantes da indústria, dentre elas: 2K, Amazon, Blizzard, CD Projekt Red, EA, Facebook (Oculus), Google Stadia, Sega, Square Enix, THQ Nordic e Ubisoft.

Cyberpunk 2077 – Night City Wire

Cyberpunk 2077 Night City Wire 25th June - YouTube
  • QUANDO: 25 de junho, sem previsão de horário.
  • ONDE: Redes sociais como Twitter e Facebook

Adiado em duas semanas (era para acontecer dia 11 de junho) em virtude do movimento Black Lives Matter, o Night City Wire será dedicado ao Cyberpunk 2077 e trará novidades sobre este que é um dos jogos mais esperados desde que foi revelado há mais de 7 anos. O curioso é que o próprio jogo, que é um RPG futurista em primeira pessoa, já foi adiado mais de uma vez. Ele deveria, primeiramente, ser lançado em maio de 2020, mas só chegará às lojas em 17 de setembro.

Não se sabe muito sobre o conteúdo do evento, fora do que já vem sido revelado desde a volta do projeto pela desenvolvedora CD Projekt Red, em 2018. Acredita-se que haverá mais imagens de jogabilidade e pequenos detalhes da história, revelada aos poucos em vídeos publicados no YouTube dedicado ao game. Há apostas da comunidade de fãs sobre finalmente termos uma demonstração gratuita jogável, já que um hands on foi anunciado para “junho”.

Um evento do tipo poderia acontecer em espaços limitados, presencialmente, como em quiosques da E3 2020, mas já que tudo tem sido feito de forma remota qual outra forma os jogadores poderão ter de testar o game por conta própria? E as expectativas também estão altas para surpresas, pois ano passado na própria E3 foi revelado que ninguém menos que Keanu Reeves será um dos personagens principais da história. O que teremos de novo em 2020?

EA Play Live

EA Play Live - Xbox PT Dummies

De acordo com a descrição oficial, o EA Play Live é um evento que fala “sobre como conectar jogadores ao redor do mundo e aproximá-los das franquias de jogos que eles amam. Durante o evento digital deste ano, mostraremos nossos jogos por meio de transmissão ao vivo […] e muito mais.

Já é uma tradição a desenvolvedora Electronic Arts realizar este evento adjacente chamado EA Play junto da E3, então mesmo com o cancelamento da E3 2020 parece que poucos planos foram alterados – fora, claro, que dessa vez tudo será exclusivamente online. Devem ser anunciados os títulos anuais FIFA 21 e Madden NFL 21, junto a potenciais atualizações de outras franquias de sucesso como The Sims e Battlefield.

PlayStation 5

Jack Sparling, Author at Any Button Gaming
  • QUANDO: 11 de Junho, às 17h (horário de Brasília).
  • ONDE: Site oficial

Mais um esperado evento, que infelizmente ainda não tem nova data para acontecer, é a revelação do PlayStation 5 pela Sony. Em comunicado oficial, a empresa conta que não acha que “agora seja um momento de comemoração” e, por enquanto desejam “recuar e permitir que vozes mais importantes sejam ouvidas“. Como atualização para a descrição do trailer lançado em 29 de maio, o evento deverá ter “em breve” uma nova data para acontecer.

Tendo em mente que o PS5 será lançado ainda em 2020, espera-se que junto da revelação do console (só temos imagens do controle por enquanto) ainda haja uma lista/demonstração de títulos exclusivos disponíveis junto ao lançamento. Para a tristeza dos fãs, se o cronograma for seguido como o antigo plano, a conferência online terá pouco mais de uma hora de duração.

Xbox 20/20

With Xbox Series X Coming This Year, Microsoft Launches Xbox 20/20 ...
  • QUANDO: Julho, 12h (Brasília) se mantiver horário original.
  • ONDE: YouTube, Twitch e redes sociais

A Microsoft, mais uma fabricante de consoles que tomou um pé à frente do cancelamento da E3 2020, criou uma série de conferências chamada Xbox 20/20. Quem já está acostumado a ver trailers em sequência do Xbox na E3, está familiarizado com o ritmo de apresentação da empresa sobre o que teremos com o lançamento do próximo console, o Xbox Series X.

Se seguirem o que aconteceu na primeira edição do Xbox 20/20, em 7 de maio, a conferência online terá cerca de meia hora de duração. A diferença é que na nova transmissão o foco deverá ser jogos exclusivos desenvolvidos pelo Xbox Game Studios, mostrando “revelações de novos trechos de jogabilidade, ideias do que equipes de desenvolvimento estão trabalhando ao otimizar no Xbox Series X e anúncios de novos jogos.” Em notícias anteriores, sabemos que serão pelo menos 15 títulos novos chegando junto ao lançamento do console, que será no fim do ano.

Indie Live Expo

Live EXPO 2020, E3 2020
  • QUANDO: 6 de junho, das 8h às 11h (Brasília).
  • ONDE: YouTube, Twitch, redes sociais

O INDIE Live Expo 2020 será um evento de jogos independentes em especial (mas não exclusivamente) do território japonês, que é onde será a transmissão principal. Dentre os nomes de criadores participantes estão o designer ZUN (de Touhou Project), Toby Fox (de UNDERTALE e DELTARUNE), SWERY (CEO da White Owls Inc.) e Kazuya Nino (chefe da TYPE-MOON BB). Na programação ainda existe uma sessão especial com a apresentação das trilhas sonoras de UNDERTALE e Touhou Project pelo baterista Dainashi.

Guerrilla Collective

What's next for 3D Sonic? | Nintendo Wire
  • QUANDO: Entre 6 e 8 de junho, todos os dias às 12h (Brasília).
  • ONDE: Twitch

O Guerrilla Collective é um festival online que terá anúncios exclusivos, trailers e jogos revelados tanto do lado indie como das grandes desenvolvedoras de games “AAA”. Os estúdios e publishers participantes de maior destaque são Rebellion, Raw Fury, Sega, 11 Bit Studios, Head Up e Funcom.

PC Gaming Show

Confira quais conferências online de games vão substituir a E3 2020
  • QUANDO: 13 de junho, 14h (Brasília) se mantiver horário original.
  • ONDE: Twitch, YouTube

Trazendo novidades dos parceiros Epic Games, Intel, Tripwire Interactive e Humble Bundle, o PC Gaming Show promete mostrar “mais de 30 títulos” em sua transmissão online. Serão também 30 apresentadores diferentes, desde criadores independentes, membros de companhias de hardware e de franquias famosas de games.

Upload VR Showcase

The Upload VR Showcase: Summer Edition Arrives June 8
  • QUANDO: 16 de junho, 13h (Brasília).
  • ONDE: YouTube

Mais um evento remarcado, que deveria acontecer agora no dia 6, o Upload VR Showcase é basicamente o que o título indica: haverá uma compilação de títulos exclusivos de realidade virtual. Segundo eles, o formato será como o do Nintendo Direct, ou seja, uma modesta introdução de um apresentador para ajudar a guiar uma sequência de trailers que geralmente mostram gameplay dos lançamentos – nesse caso, serão “mais de 20 títulos“.

Ubisoft Forward

Ubisoft Forward Announced - A Brand New "E3-Style" Showcase Airing ...
  • QUANDO: 12 de julho, 16h (Brasília).
  • ONDE: Twitch

Assim como a EA, a Ubisoft realizará seu próprio evento digital chamado Ubisoft Forward seguindo o que provavelmente já seria revelado durante a E3 2020. Espera-se novidades sobre os já anunciados Assassin’s Creed Valhalla e Watch Dogs: Legion, bem como Gods and Monsters e Rainbow Six Quarantine.

Gamescom 2020

Confira quais conferências online de games vão substituir a E3 2020
  • QUANDO: Entre 27 e 30 de agosto, sem previsão de horário oficial.
  • ONDE: Site oficial e respectivas transmissões ao vivo das desenvolvedoras (a serem anunciadas)

Um bônus nessa lista, o Gamescom 2020 é outro grande evento anual que acontecerá independente dos substitutos da E3 2020. Dessa vez, ao invés de acontecer de forma presencial na Alemanha, a convenção será realizada ao longo de quatro dias, em agosto. Revelações de lançamentos e anúncios de grandes lançamentos devem acontecer na Gamescom 2020, como já é costume, então vale ficar ligado(a) na programação.

O evento será guiado por Geoff Keighley, apresentador do tradicional The Game Awards, a partir do que será chamado de “Opening Night Live” (a noite de abertura). Se considerarmos que estamos 5 horas atrás do fuso-horário alemão, o primeiro dia de evento deverá acontecer no fim da tarde brasileiro.

Para qual dessas conferências online, substitutas da E3 2020, você mais está ansioso(a)? Conte para nós nos comentários!

FONTES: PC Gamer, Game Rant, Forbes, Games Radar, Game Crate,