Tecnologia

confira os serviços grauitos de TV e streaming

Escrito por Paulo Carmino

Durante a pandemia do coronavírus COVID-19, vários serviços de streaming e canais de TV estarão gratuitos

Por causa da pandemia do novo coronavírus COVID-19, a recomendação da OMS é que a população de todos os países aos quais a doença já chegou fique em quarentena. Ao longo dessa semana, o governo brasileiro sugere às pessoas que fiquem em casa e evitem aglomerações. Além disso, empregadores estão dispensando funcionários e indicam trabalho remoto de suas casas para evitar contaminações.

Para dar um incentivo extra para que as pessoas permaneçam em suas casas, muitos serviços de streaming e canais pagos de TV estão disponibilizando suas plataformas para quaisquer usuários de forma totalmente gratuita. Neste artigo iremos listar alguns desses serviços que já aderiram a essa política especial durante a crise do coronavírus COVID-19.

TV e streaming gratuitos durante a pandemia do coronavírus COVID-19

Para garantir um confinamento no lar mais confortável e também para incentivar as pessoas a respeitarem a recomendação das autoridades públicas de saúde, muitas empresas estão oferecendo acesso grátis aos seus serviços de filmes e séries, seja via streaming ou canais de TV paga.

Vale lembrar que essa lista pode ser atualizada à medida que outras plataformas e serviços também disponibilizarem seu conteúdo de forma gratuita.

SPcine Play

O SPcine Play (gerido pela SPcine) é a única plataforma de streaming pública do país. O serviço vai liberar pelos próximos 30 dias todo o seu conteúdo para qualquer usuários que acessar o site oficial do serviço. O SPcine conta com diferentes tipos de conteúdo, como transmissões de shows, espetáculos, conversas e performances de artistas.

Porém, a “cereja do bolo” do SPcine está variedade de produções nacionais que a plataforma oferece. Isso inclui a programação especial do Mês da Mulher, com filmes de diretoras como Tata Amaral e Helena Ignez, e uma seleção de trabalhos do consagrado cineasta Andrea Tonacci – assim como projetos de cineastas paulistas celebrados como Zé do Caixão e Hector Babenco.

O SPcine é uma plataforma digital que reúne diversas produções nacionais

Se você ficou interessado em conferir todo o conteúdo exclusivo de produções que estão sendo oferecidas de forma gratuita, basta acessar a página do SPcine Play.

GloboPlay

A Rede Globo anunciou recentemente que vai remodelar toda a sua grade de programação no seu canal da TV aberta. Porém, poucos sabem que a empresa também já liberou parte dos conteúdos do Globoplay para qualquer usuário, mesmo aqueles que não são assinantes. Mais de trinta produções infantis estão disponíveis pelos próximos 30 dias de forma gratuita na plataforma, dentre elas “Detetives do Prédio Azul” “Escola de Gênios”, além de todas as temporadas de “Malhação” e séries como “Shippados”.

Grade com diversos programas do GloboPlay
O GloboPlay liberou alguns programas de sua grade para acesso gratuito durante a pandemia do coronavírus COVID-19

Basta acessar a página do GloboPlay para acessar o conteúdo gratuito que a plataforma está disponibilizando.

Rede Telecine

O Telecine abriu o sinal de seus canais na TV a cabo a todos os assinantes (incluindo os canais ActionPipocaTouch, CultPremium e Fun). Além disso, a companhia também disponibilizou todo o catálogo do Telecine Play a novos assinantes durante o período esse período de quarentena por causa da pandemia. O serviço de streaming conta atualmente com cerca de dois mil filmes, que estarão livres para acesso ao público até o começo do mês de abril.

Logo da rede Telecine
Todos os canais da Rede Telecine e o Telecine Play estarão com acesso gratuito

Acesse o Telecine Play clicando aqui.

Canais Disney

Mesmo que o serviço de streaming da Disney, o Disney+, ainda não tenha chegado ao país, a The Walt Disney Company também abriu o sinal de seus canais no Brasil. Se você assina quaisquer pacotes da TV a cabo, você terá até o dia 31 de março acesso gratuito à programação dos canais infantis Disney e Nat Geo Kids, além da ESPNNational Geographic e os canais da rede FOX.

Logos da rede FOX, Disney e NatGeo
Os canais Disney, NatGeo e da rede FOX estarão gratuitos

“The Green Fog”

Interessado em curtir uma produção pouco conhecida do público durante esse período de crise? Então confira o filme “The Green Fog”, de Guy Maddin que lançou em 2017. Com 65 minutos, o diretor canadense descreve sua obra como uma livre interpretação do “Um Corpo que Cai” de Alfred Hitchcock, reconstruído aqui com todo tipo de cena de filmes e séries filmados na região de São Francisco – cidade onde a história do clássico flme de suspense ocorre.

Homem olhando para uma rua com carros em um fundo verde
“The Green Fog” é uma criação única que reconta o clássico “Um corpo que cai”

O filme completo está disponível na página do diretor, no Vimeo.

Vivo

A Vivo está liberando o acesso gratuito à diversos canais liberados (a programação gratuita completa pode ser conferida no app Vivo Play). Além disso, a empresa oferece um bônus de internet no celular por dois meses para os clientes ativos de planos pós-pagos e controle, assim como para aqueles que realizarem ativações e renovações da promoção Vivo Turbo no pré-pago.

Claro

Tomando uma iniciativa semelhante a outras empresas, a Claro também libera os canais de TV pagos de forma totalmente gratuita e também a utilização da Rede Wi-Fi pública #NET-CLARO-WIFI (para clientes ou não-assinantes).

Sky

Durante a pandemia do coronavírus COVID-19, a Sky está liberando mais de 70 canais de sua grade de programação para quem já é cliente da empresa. Dentre os canais com acesso gratuito existem diversos canais de notícias, esportes, infantis, filmes, séries, esportes e outros.

Oi

Entre os dias 14 a 28 de março diversos canais da Oi TV terão o acesso liberado para assinantes de todo o país. Entre eles estão Nick, Nick Jr, E!, AXN, A&E, Lifetime, Cinemax, Sony, canais Telecine, Paramount.

(Esta publicação será continuamente atualizada)

Sobre o Autor

Paulo Carmino