Os animais de estimação cada vez mais fazem parte da rotina familiar das pessoas. Muitas vezes, são considerados integrantes da família, por isso seus tutores não medem esforços quando o assunto é saúde.
É nesse momento que a medicina veterinária entra com os exames preventivos. Os testes laboratoriais são uma ferramenta importante para evitar que doenças afetam tanto os animais, quanto os humanos.
Carolina Ferreira, médica veterinária do Hospital Veterinário Cão Bernardo aponta que os exames necessários todos os anos são o hemograma, bioquímica sérica e eletrocardiograma.
O exame de bioquímica avalia:
- Função renal
- Fígado
- Glicemia
- Colesterol
- Proteínas
Esses exames acima mencionados previnem doenças como:
- Anemia
- Insuficiência renal
- Insuficiência hepática
- Diabetes
- Insuficiência cardíaca
Com estes testes, é possível detectar possíveis alterações que são mais comuns de forma precoce, aumentando as chances de sucesso no combate às doenças e garantindo melhor qualidade de vida aos pets.
Assim, são uma segurança para os donos dos animais, que saberão de forma mais aprofundada qual o estado de saúde de seu amigo peludo.
Importância dos exames no combate às zoonoses
Os laboratórios veterinários também são uma ferramenta importante para pesquisa de doenças infecciosas e zoonoses (doenças transmitidas dos animais aos humanos).
Principalmente pela presença de matas muito próximas a grandes centros urbanos, fica muito difícil o controle dessas doenças na população em geral.
Por serem comuns, os laboratórios precisam estar atentos a surtos e ao aumento da incidência destas doenças, e trabalhar em conjunto com os órgãos públicos para minimizar o impacto na população.
É necessário essas avaliações sejam realizadas em centros de análises clínicas próprios para animais, com profissionais capacitados para o processamento destas amostras e com divisórias entre cães e gatos.
Preparação do pet para os exames
A preparação dos animais para a realização dos exames médicos é tão ou mais importante do que o exame em si.
Cães e gatos podem se estressar com todo o processo, principalmente nos exames mais invasivos, como a endoscopia.
Essa última avaliação e o exame de sangue exigem estômago vazio e um jejum do pet de 12 horas.
O ideal é o bicho de estimação ter uma pessoa de confiança por perto durante os exames. A insegurança e o estresse podem deixá-lo agitado e complicar o processo.
Antes de fazer exames de sangue, é necessário que o animal esteja em jejum alimentar, finaliza Ferreira.
Notícias sobre Pets