Tecnologia

Como ver o feed cronológico do Facebook

O Facebook usa um algoritmo de classificação para mostrar conteúdos que a própria rede social considera relevante para você. No entanto, é possível contornar essa característica padrão da plataforma para exibir apenas as publicações recentes de amigos, páginas ou grupos. A seguir, vamos te mostrar como realizar esse procedimento em poucos minutos, tanto no aplicativo quanto no computador.

Como ver o feed cronológico do Facebook no celular

É importante ressaltar que, apesar de exibir as publicações em ordem cronológica, a opção oferecida pelo Facebook não é mantida como padrão após encerrar o aplicativo. Portanto, você terá que repetir o processo sempre que quiser visualizar as postagens mais recentes. Dito isso, confira abaixo o passo a passo:

1. Abra o aplicativo e toque em “Feeds” (terceira opção da esquerda para à direita) na barra superior;

Entre na aba para ver o feed cronológico do facebook
Aba de Feeds do Facebook (Imagem: Wagner Pedro/Showmetech)

2. Escolha qual filtro deseja usar para ver as postagens em ordem cronológica: “Todos“, “Favoritos“, “Amigos“, “Grupos” ou “Páginas“.

Selecione um filtro para ver as postagens em ordem cronológica
Filtros de publicações recentes (Imagem: Wagner Pedro/Showmetech)

Como ver o feed cronológico do Facebook no computador

Ao contrário do aplicativo para celular, na versão web do Facebook não é possível aplicar um filtro para visualizar determinados conteúdos. Isso significa que a rede social mostra todas as publicações recentes em um único lugar. Para realizar o procedimento, siga as instruções abaixo:

1. Abra o navegador e acesse facebook.com. Quando a página carregar, clique em “Mais recentes” no menu lateral esquerdo e role para baixo para ver o feed em ordem cronológica.

Página inicial do facebook
Página inicial do Facebook no computador (Imagem: Wagner Pedro/Showmetech)

Como funciona o algoritmo de classificação do Facebook

Segundo o Facebook, o algoritmo de classificação “cria um fluxo personalizado e diversificado de publicações de pessoas, fontes de notícias, empresas e comunidades às quais você se conecta”. A rede social ainda informa que alguns fatores influenciam a exibição de conteúdos mais do que outros, sendo os principais:

  • A frequência com que você interage com publicações de amigos, grupos ou páginas, sendo que amigos e familiares têm prioridade;
  • Se o tipo de publicação é algo com o qual você interage frequentemente, como fotos, vídeos ou links;
  • O número de comentários, curtidas, reações e compartilhamentos que uma determinada publicação recebeu, desde que tenha sido compartilhada por amigos, grupos ou páginas que você segue;
  • Quanto tempo faz que algo foi publicado.

A plataforma também alerta que há fatores menos importantes, como velocidade da conexão com à internet e modelo do smartphone, algo que pode afetar o tempo de carregamento das publicações no feed.

Veja também:

Não tem gostado da experiência na rede social de Mark Zuckerberg? Aqui no Showmetech, já mostramos como excluir o Facebook de forma definitiva. Confere lá!

Fontes: Facebook, Lifehack.