Tecnologia

Como limpar o celular sem danificá-lo

Escrito por Paulo Carmino

Veja como limpar o celular de maneira eficaz, sem danificá-lo, com dicas de especialistas da Samsung

Em tempos de COVID-19, precisamos tomar alguns cuidados específicos, como limpar o celular. Você pega o telefone com as mãos, que estão repletas de microrganismos. Você encosta em milhares de coisas ao longo do dia. Mas ao fim de tudo, você vai ao banheiro, lava com sabão, passa álcool gel e pensa que está livre dos germes. A história poderia ser essa, se não existisse o seu inseparável celular — que, provavelmente, nem sempre é higienizado. 

Dito tudo isso, podemos colocar em outra perspectiva: seu celular, assim como suas mãos, tonar-se e é uma fonte inesgotável de bactérias. Para se ter uma ideia, cerca de 17 mil bactérias se concentram em seu smartphone.

O vírus da gripe normal podem ficar na tela do seu aparelho de duas horas até nove dias. Cientistas acreditam que o tempo de vida do coronavírus na superfície do celular seja parecido. Por isso, é indicado manter a limpeza do seu celular sempre em dia. Pensando nisso, a Samsung compartilhou uma série de dicas essenciais para manter a saúde sua e de seu dispositivo. A iniciativa vem aos moldes de outras empresas, como Apple, que também divulgaram tutorias para a higienização de seus aparelhos.

Antes de tudo, desligue seu aparelho

Para evitar acidentes ou imprevistos, certifique-se de desligar o celular

Mesmo tendo muitos dispositivos à prova d’água em seu catálogo, como o Galaxy A31 ou até mesmo Galaxy A01 ou Galaxy S20, que trata-se do mais recente lançamento da empresa sul-coreana, é de suma importância, antes de tudo, certificar-se de desligar o seu aparelho. Afinal, além dos componentes, o atrito faz parte do processo e pode muito bem danificar o seu touchscreen caso o mesmo não esteja devidamente bloqueado.

Aqui, e sempre, a precaução deve vir antes de tudo. Para começar, lembre-se de tirar sua capinha, desconectar de possíveis cabos, desligar o celular e, se possível, tirar a bateria. Manter o aparelho longe de ar comprimido também faz parte das listas de recomendação da empresa.

Para limpar o celular, use álcool com concentração de 70%

Guia para limpar o celular segundo a Samsung
Não tente recursos alternativos, opte sempre por alcool isopropilico

Você pode utilizar o álcool etílico, comum nos mercados e farmácias, ou então o álcool isopropílico, conhecido por quem trabalha com manutenção de eletrônicos. Não é recomendável jogar o produto direto sobre o aparelho ou submergir o smartphone. O ideal é sempre colocar o produto em um pano apropriado. De acordo com infectologistas, ambos os tipos de álcool são eficientes para matar a grande maioria dos vírus, inclusive o coronavírus.

Vale lembrar que, em virtude da facilidade e disponibilidade, podemos cometer o erro em optar por fazer a limpeza com produtos presentes em nosso cotidiano. Não caia nessa armadilha, já que pode acabar por danificar o seu celular de vez. No mercado há o consenso de que os produtos de limpeza domésticos podem ser abrasivos em smartphones.

Use sempre panos macios

Guia para limpar o celular segundo a Samsung
Panos macios evitam danos ao seu celular

Como já comentamos, o atrito faz parte do processo de limpeza do seu celular. Por isso, evite toalhas, lenços abrasivos, papel-toalha ou itens parecidos. Optar pelo mais fácil pode acabar custando caro à longo prazo, então, assim como o uso correto de produtos para a limpeza, a escolha do pano para fazê-lo é também de suma importância.

Segundo a Samsung, o ideal é usar um pano de microfibra, como os usados para limpar câmeras fotográficas. São menos abrasivos e, com certeza, mesmo com os movimentos mais bruscos sobre a tela do celular, é bem possível sair desta experiência sem nenhum risco.

Limpe também a capinha

As capas de proteção são notórias por acumular sujeira. Muito além de apenas servir como proteção para impactos, elas também, fazem as vezes de agentes protetores de contato direto de sujeira com o seu celular.

Sua limpeza, por sua vez, é prática, já que não demandam tanto atenção quanto seu smartphone. Se elas forem feitas de plástico, silicone, ou algum material semelhante, é possível usar água e sabão e deixar secar. Outros materiais, como couro, devem ser limpos com produtos apropriados.

Remova maquiagem e lave o rosto

Guia para limpar o celular segundo a Samsung
Além das mãos, lave o rosto, sempre que possível

Pode parecer besteira, mas assim como as nossas mãos, o celular também entra em contato sempre com o nosso rosto. Além de lavar as mãos e limpar o celular, precisamos também nos atentar à higiene do nosso rosto. Por isso, maquiagem talvez seja um tanto quanto uma vilã nesse quesito. Ao entrar direto com o celular, pode deixar alguns resquícios, que, de certo modo, atrapalham a higienização.

Isso, certamente, ilustra que a limpeza nunca deve se limitar às mãos. Por isso, certifique-se de lavar o rosto também com mais frequência que o usual. Em tempos de pandemia, todo o cuidado é fundamental.

O que evitar durante a limpeza

Para limpar o celular, não coloque nem borrife o aparelho com líquidos, mesmo o álcool, que evapora rapidamente, pode danificar partes sensíveis do aparelho, como as entradas de energia, de fone de ouvido ou os alto-falantes. Evite também limpar o dispositivo enquanto ele estiver conectado à energia elétrica essa é mais uma recomendação da Samsung. Umidade e energia elétrica não combinam e é bom evitar riscos.

Por fim, recomenda-se ainda que os usuários evitem uma limpeza excessiva. As orientações não valem para acessórios feitos de couro, borracha ou plástico.

O que achou das nossas dicas? Vai aplicá-las para limpar o celular? Compartilhe conosco nos comentários.

Fonte: Samsung, BBC, The Guardian, CNET, NCBI, Universidade do Arizona e Business Insider.

Sobre o Autor

Paulo Carmino