Tecnologia

Como gerar relatórios de redes sociais

EEmpresas de diversos setores costumam montar uma equipe específica para trabalhos relacionados às mídias digitais. Os profissionais contratados passam a acompanhar os dados e esquematizar estratégias de impulsionamento e alcance no âmbito digital, visando resultados positivos para a companhia. Algumas plataformas estão disponíveis para facilitar esse tipo de análise, com ferramentas e recursos especiais, relatórios de performance completos, visualização em gráficos e mais. O Reportei é uma delas.

Reportei é uma empresa que disponibiliza ferramentas online para o gerenciamento de relatórios de redes sociais e dashboards de marketing de maneira fácil e prática. Compreendendo uma ampla gama de plataformas para análise — do Facebook, Instagram, LinkedIn ao Google Ads, YouTube e RD Station — a iniciativa tem como foco, especialmente, o público freelancer, agências e empreendedores que queiram agilizar seus trabalhos ao buscar dados completos em apenas três segundos. Saiba mais sobre o site a seguir.

Com o reportei você consegue gerar relatórios de redes sociais como youtube, instagram, linkedin, facebook, e mais.
Plataformas que são aceitas no Reportei

O que é o Reportei?

Criado em 2015, o Reportei surgiu com base na necessidade de um de seus sócios ao buscar ferramentas de métricas de conteúdo para a sua agência particular. Com uma plataforma interativa e intuitiva, o projeto 100% brasileiro incluiu algumas das principais redes usadas hoje por diversas empresas.

Como gerar relatórios de redes sociais. Se você precisa criar relatórios de redes sociais, te apresentaremos uma forma rápida e prática de criá-los.
É possível automatizar a criação de relatórios e customizá-los.

Quem ingressa no Reportei, obtém acesso à formulação de dados no YouTube, Facebook, Google Analytics, LinkedIn, Google Ads, Google Search, Mailchimp, Google Meu Negócio e RD Station. Atualmente, a companhia tem mais de 2 mil  usuários, que usufruem dos relatórios de marketing digital gerados em apenas três segundos.

Plataforma ágil e personalizável

O grande objetivo do Reportei é criar uma experiência facilitada com base na otimização de tempo em criar e recolher tais relatórios e informações de redes sociais e anúncios. Ao acessar a plataforma, o cliente primeiro registra o seu site com informações básicas. É possível administrar cinco contas simultaneamente e três canais por cliente, dependendo do plano escolhido — detalharemos eles mais adiante.

Após esse processo, o usuário tem à disposição quatro campos principais: relatórios, dashboards, linha do tempo e automações. Cada um contempla ferramentas personalizadas que integram o sistema a fim de organizar todas as informações na interface. Todo o processo de coleta é bem simples e pode ser compartilhado com outros membros da equipe. Isso é útil tanto para pequenas agências quanto para profissionais freelancers, visto que o acesso aos dados é bem descomplicado.

Outro fator interessante que torna a navegação mais simples é o design moderno da plataforma. Recentemente, a empresa atualizou a versão do seu sistema em uma nova arquitetura de dados, incluindo mudanças na identidade visual. Dessa forma, o trabalho fica mais intuitivo e aprimora a experiência pessoal. Os canais de comunicação também são integrados, concedendo aos clientes da plataforma várias possibilidades de uso das APIs oficiais. Segundo Rodrigo Ferreira, co-fundador e CTO do Reportei, a inclusão de novos itens teve como objetivo a busca por “qualidade na usabilidade”, e não apenas pelo caráter estético.

Como gerar relatórios de redes sociais

Pode parecer que não, mas o gerenciamento de relatórios é tão simples na escrita quanto na prática. Ao clicar em “Novo relatório“, o usuário precisa completar apenas duas partes: escolher o tipo de template e as informações sobre o período de análise e comparação. Vale lembrar, claro, que o cliente precisa conectar as contas da rede desejada na plataforma.

O primeiro template disponível é o tradicional do Reportei. Isto é, ele vai O primeiro template disponível é o tradicional do Reportei. Isto é, ele vai apresentar as principais métricas em uma análise sucinta e completa. O segundo é um modelo antigo, com menos informações que o anterior. A terceira opção é o chamado Tráfego Pago, enquanto a quarta se trata do Inbound. Ambas são usadas para análises mais técnicas de marketing digital. Além disso, é possível alterar dados de um relatório existente e transformá-lo em “Meu Template“.

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(Imagem: Reportei/Reprodução)

O relatório consiste nas informações retiradas da performance das páginas de redes sociais ou anúncios publicitários. Número de seguidores, alcance, impressões, número de postagens, cliques, custo, engajamento e curtidas são exemplos de métricas disponíveis na plataforma.

Se o usuário busca por algo mais avançado, também o encontrará aqui. A exemplo, dados específicos para o funcionamento essencial do marketing digital, como Custo por Clique (CPC) Médio, Taxa de Conversão, reações e performances de anúncios, podem ser facilmente acessados. Essas informações constam na visualização ao Google Ads, ao LinkedIn Ads, ao Facebook Ads e a outros campos do gênero.

Uma vez selecionado o template, o usuário segue para o período de análise. Já configuradas estão as opções de 7, 15 e 30 últimos dias, mas também é possível colocar uma data personalizada. A próxima ferramenta dá a chance de resgatar as informações do período anterior ao selecionado. Assim, o cliente consegue observar e estudar os resultados das estratégias tomadas, por exemplo, entre um mês e outro.

A última sessão possibilita a habilitação de quantas redes já conectadas vão constar no relatório. Útil para as equipes relacionadas, as empresas conseguem ter um parâmetro não só individual, como também coletivo entre cada mídia social. Após fazer todas as seleções, o processo é concluído no botão verde e o relatório estará pronto. Qualquer problema ou ausência de integração entre a plataforma e a redes do usuário é notificado.

O gráfico com as métricas do site, assim com