Negócios

Como encarar o medo de empreender com Startups? por Bruno Perin

E AÍ QUAL O SEU MEDO DE AGORA?

Não sei quantas vezes por semana o medo bate à sua porta, mas espero que você esteja tão ocupado fazendo algo que acredita que nem seja possível ouvi-lo.

Hoje foi um dia intrigante para uma nova missão. A pouco tempo me dei conta de um novo sonho, uma provocação que mesmo me fiz e assumi que seria uma bandeira legal de colocar no mundo.

Essa parte é super empolgante – WOW tenho um novo sonho, vamos lá.

Na verdade é êxtase puro, você começa a sonhar sobre as possibilidades desse sonho, as coisas legais que espera alcançar, o que isso vai representar e ajudar as outras pessoas. São tantas coisas boas que vem no pensamento que é quase o ápice de uma festa ali dentro da sua cabeça.

Algo intrigante que também acontece é você lembrar que terão dificuldades, no entanto, nessa euforia do momento, é muito fácil de pensar – Ok, vou encará-las.

Vamos falar a verdade, certamente todo mundo já passou por isso pelo menos uma vez.

Você se sente o Rocky, pode vir quantas porradas forem possíveis, você vai levantar e escrever uma das histórias mais belas que o mundo já viu. Até a dor que isso poderá lhe causar faz sorrir, você está pronta.

SONHOS PERSISTENTES NA VERDADE SÃO SINAIS.”

A BOA E VELHA DUCHA DE REALIDADE

Startups quando começam a operar sempre sofrem alterações quando encontram a realidade. Nosso querido Steve Blank já dizia também que:

“Nenhum plano resiste ao primeiro contato com o cliente”.

Desta forma tudo aquilo que é um pensamento ao se confrontar com o mundo real toma um choque, não existem planos perfeitos.

Ainda bem, talvez muito da graça seja isso, porém concordo que é super difícil perceber a parte divertido disso. No entanto, o que vem muito nessa realidade são as adversidades e com elas, quase de mão dadas – O MEDO.

“NADA QUE VALHA PENA VOCÊ NÃO SENTE UM POUCO DE MEDO”

Essa foi uma frase que uma vez li em algum livro e me marcou, mas hoje de uma forma mais forte ela voltou.

Tinha definido como falei no início do artigo, uma nova missão, extremamente complicada que nos meus primeiros pensamentos não parecia tanto. E olha que já tendo feito muito isso, de pensar ideias e colocar em ação, já estou acostumado a saber que vai ser sempre diferente. Ajudando muita gente, também sempre vejo essa questão… No entanto, não adianta, o choque inevitavelmente acontece.

Nas primeiras atitudes com relação essa ideia, veio esse danado do MEDO.

Travei por um momento pensando no tamanho do desafio que tinha pela frente. Me coloquei na pele de um alpinista, tinha visto um documentário ótimo sobre isso esses dias e eles falavam o quanto as grandes montanhas pareciam maiores quando se chegava perto, e foi a mesma sensação que tive.

Este podcast fala um pouco dos tombos que você pode levar – Cair Faz Parte Da Jornada Empreendedora

A LUZ NO FIM DESSE TÚNEL

Tentei usar algumas técnicas para lidar com o MEDO que estava consumindo a minha mente naquele momento até que veio essa questão – Medo você vai ter de qualquer jeito, mas qual deles vale a pena vencer?

Foi quase como aquele banho quentinho depois de ter se molhado todo com a chuva gelada na rua em um dia frio e seu corpo recebe aquele choque térmico gostoso, bom, muito bom…

Parei e fiquei pensando… Não conheço nada mesmo que não gere medo.

Até as pessoas em segurança tem medo que ela acabe, ou que sua rotina esteja errada. Na real, acredito que apenas o seriado do Netflix do Demolidor – O homem sem medo – é que de fato alguém está livre, o que desconfio ainda que não seja bem assim, mas tudo bem.

De qualquer jeito, o que importa é o pensamento:

SE SEMPRE VAI TER ALGUM MEDO, ENTÃO QUE SEJA DE ALGO QUE VALHA A PENA FAZER.”

A REFLEXÃO QUE PODE AJUDAR SUAS DECISÕES

Não que o medo tenha ido totalmente embora e eu virei o Demolidor da vida real, mas ele não era mais tão terrível, já não era tão cruel, já não estava mais travando, passou a ser alguém desagradável que estava ali, mas dava para lidar rsrsrs.

O objetivo deste artigo é justamente lhe provocar essa reflexão. Você pode estar querendo empreender com alto impacto – Startups – (torço para isso) e talvez esteja com algum medo. Você pode estar bastante desanimado, tenho visto muita gente assim, com receio de tomar uma atitude… O que gostaria que ficasse é – Se for então para ter um medo, qual você gostaria que fosse? Para qual atitude?

Acabou me ajudando bastante isso hoje e espero que a você também o/

Esse vídeo é interessante sobre medo:

brunoBruno Perin
Empreendedor, consultor, palestrante e escritor.
Graduado em administração de empresas pela UFSM, especialista em Marketing Experience, pesquisador em Neuromarketing e Startups.
Integrante do grupo dos 200 maiores talentos brasileiros pelo Virtvs Group, é referência marcante da nova geração no marketing, sendo responsável por várias campanhas impactantes nas redes sociais em 2011/12.
Com experiências em palestras nacionais e internacionais, é considerado fomentador do empreendedorismo e da disseminação do conceito de startup no país. Conectado com os mentores desse tipo de programa no mundo, estuda o implemento e o funcionamento das startups, sendo apontado como evangelista da Geração Y/Z. Hoje é o grande nome do Neuroempreendedorismo no Brasil.

Share Button