Geek

Como criar sites de filmes Geek

Escrito por Paulo Carmino

“Geek”! está aí uma palavra que certamente você já leu em algum blog, site, ou até já ouviu falar. Geek, caso você ainda não saiba, são aquelas pessoas que apreciam com um fervor quase religioso (ou até religioso) um determinado assunto da cultura pop.

É comum encontrarmos geeks que são fascinados por videogames, há geeks apaixonados por RPG, existem também aqueles que são vidrados em tudo que é relacionado à história e quadrinhos, bem como aqueles que apreciam gadgets e outros artigos tecnológicos.

Como você pode ver, esses fãs de várias áreas do entretenimento movimentam a cultura mainstream, criando e consumindo novas tendências, seja no ramo dos games, da literatura ou do cinema.

E pensar que a palavra em inglês “geek”, há muitos anos já significou termos pejorativos como “bobo”. Mas enfim, o fato é que os geeks chegaram no século XXI ditando a moda, se tornando, inclusive, um perfil de público fiel e ávido por novidades.

Por essa razão, na hora de criar um site (esse tutorial da Hostinger ajudará você) ou um blog e investir em conteúdo na internet, vale a pena pensar em algo voltado para dialogar com essa galera, fã de cultura pop.

Os geeks e a sétima arte

Se existe um lugar no universo onde a cultura se torna plena é nas salas de cinema. Filmes baseados em games, em mangás, em livros de ficção e fantasia, são tudo o que os geeks mais veneram.

Não estranhe essa invasão de super-heróis na sétima arte. Isso é um reflexo do interesse que esse público tem por esse tipo de narrativa.

Se o geek adolescente ostentando as primeiras espinhas quer conhecer o Spider-Man, por outro lado o geek quarentão quer ver adaptado para a tela grande as aventuras do seu herói da infância.

O cinema é uma excelente maneira de entrar em contato com o público geek. Eles praticamente devoram todos os gêneros e subgêneros de filmes e, por isso, assunto é o que não falta.

A criação de um site de cinema destinado aos geeks

Assim como qualquer projeto na internet, um site de filmes para o público geek deve levar em consideração alguns detalhes importantes. Vamos ver quais são?

A escolha do domínio

Além do domínio ser o endereço do seu projeto na internet, registrar um domínio traz para o seu site mais profissionalismo. Por isso, na hora de escolher um nome de domínio, dê a preferência para nomes curtos e de fácil memorização.

Tenha uma boa plataforma

Não é por acaso que a plataforma WordPress seja a primeira opção quando alguém decide se aventurar a criar um site. Ele é intuitivo e ainda tem uma vasta variedade de plugins que confere vários recursos para o seu site.

E é importante falar também nos templates que o WordPress oferece. Eles são vários e com certeza algum vai se encaixar perfeitamente no assunto abordado pelo seu site.

Pense na organização do layout

Responsividade é a palavra de ordem na hora de criar um blog ou um site. O design responsivo permite que as pessoas tenham condições de acessar o seu projeto por meio de qualquer mídia.

Além da responsividade, o seu layout deve ser bem organizado. É importante pensar na hierarquia de links e abas, pois dessa maneira você torna melhor a experiência de navegação do usuário.

Planeje os elementos visuais

Site de filmes sem boas imagens é um desperdício. Cinema é acima de tudo, imagens. Sendo assim, é importante saber dosar a quantidade delas de modo que o layout continue limpo e de fácil navegação.

Dê também atenção para as cores das fontes e o fundo. Lembre-se que se o seu site mantiver o foco em filmes de terror, as cores e as fontes utilizadas deverão ser diferentes das usadas em um site dedicado a falar sobre os personagens da Marvel.

Ainda que o seu público de leitores sejam os geeks, é essencial criar essa diferenciação justamente para segmentar ainda mais a sua audiência.

Crie diferentes seções em seu site

A vantagem de falar a respeito de cinema na internet é a quantidade de assuntos que um único gênero, ou até mesmo um único filme, tem condições de render.

Por isso, mesmo que o seu site seja sobre filmes de ficção científica, vale a pena diversificar o tema abordado. Sendo assim, você pode trazer resenhas de algumas obras famosas (e algumas também não tão famosas).

É válido também dedicar um espaço voltado para notícias envolvendo a produção e até futuros lançamentos.

Outra dica é criar um espaço destinado para divulgar curiosidades a respeito de gravações, bastidores e outros temas. É óbvio que isso vai demandar pesquisa, mas a pesquisa é a ferramenta básica para o êxito de qualquer projeto.

Conclusão

Os geeks estão aí, nos shopping centers, nas bibliotecas, nas lojas de informática, nos vídeos no youtube e, principalmente, nas salas de cinema.

Por isso, criar um site de cinema dedicado aos geeks, contando com uma plataforma nota dez e uma boa hospedagem de site, é um projeto que pode ser bastante vantajoso.

Sobre o Autor

Paulo Carmino