Tecnologia

Como comprimir fotos com o Visual Watermark de forma gratuita

Quando é necessário enviar um arquivo pesado, exigência de alguma tarefa, ou até para não gastar seu plano de internet, a tarefa de comprimir fotos se faz mais que necessária. Existem muitos sites que fazem isso, mas poucos são tão úteis como o Visual Watermark.

Além de funcionar completamente online e ser gratuito, a ferramenta permite que o tamanho de uma foto seja diminuído em menos de um minuto. Há também outras diversas ferramentas gratuitas que podem ser aquela verdadeira mão na roda no dia a dia. Conheça agora mesmo.

Visual Watermark consegue comprimir fotos em alguns segundos

Podendo ser categorizado como aquele aplicativo que merece um atalho na barra de favoritos de seu navegador, o Visual Watermark é um site online que permite o envio de uma foto para que o tamanho seja reduzido sem perda de qualidade. O passo a passo é bastante simples.

Passo 1: na página inicial da ferramenta de comprimir fotos do Visual Watermark, basta arrastar o arquivo ou clicar no botão laranja Selecionar imagens.

Primeiro passo para comprimir imagens com apoio do site visual watermark
Primeiro passo requer envio de foto para site (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Caso tenha optado pela segunda opção, uma série de opções será exibida para que você selecione a fonte da imagem. Além do computador, é possível importar uma foto do Google Drive, do Google Fotos ou do Dropbox.

Agora, basta esperar que a foto seja enviada para os servidores do Visual Watermark e escolher o tipo de tamanho da foto. Há três opções: melhor qualidade, tamanho menor e tamanho específico. Recomendamos que sempre selecione melhor qualidade, mas caso precise de uma imagem com tamanho definido, também pode escolher isso. Após fazer a seleção, basta clicar no botão Comprimir imagens.

Primeiro passo para comprimir imagens com apoio do site visual watermark
Há três formas de diminuir tamanho de uma foto (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Passo 2: Quando processo for realizado, basta selecionar como a foto comprimida será salva. Além da possibilidade de fazer o download, você pode salvar o novo arquivo no Google Fotos ou no Dropbox.

Primeiro passo para comprimir imagens com apoio do site visual watermark
Tudo pronto? Basta baixar sua foto e enviar para onde necessário (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

E pronto, o arquivo com menor tamanho já poderá enviado para onde for necessário. Viu como é simples?

Outras ferramentas gratuitas do site

Ensinamos neste texto como comprimir fotos, mas o Visual Watermark faz muito mais do que isso. Além de permitir que todos os usuários com internet consigam diminuir o tamanho de uma imagem, também é possível redimensionar uma foto sem perda de qualidade. Basta acessar a seção do site e fazer o envio da mesma forma que você fez na hora de comprimir foto.

Precisa recortar alguma imagem e não tem uma ferramenta nativa em seu computador? É só acessar esta parte do site e enviar sua foto para o site para em seguida ter acesso a uma ferramenta virtual. Após a finalização do processo, basta fazer o download da imagem, tudo de forma gratuita.

Uso da ferramenta do visual watermark para recorte de fotos
Site conta com diversas ferramentas gratuitas (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Outras funcionalidades interessantes: os criadores do Visual Watermark permitem que os usuários adicionem textos às fotos e também coloquem marcas d’água em arquivos PDF, ajudando a manter a originalidade de seus trabalhos e sendo útil para a aprovação de clientes.

Uso da ferramenta do visual watermark para recorte de fotos
Fotos podem ser redimensionadas sem perda de qualidade (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Vale a pena fazer uma navegação por todo o site para conferir como as ferramentas online irão lhe ajudar em diversas partes de seu dia a dia.

Inserindo marcas d’água em vídeos e fotos

Mais do que ser um site que conta com diversas ferramentas gratuitas, o Visual Watermark também tem outros dois serviços que podem ser úteis para quem trabalha com criação de conteúdo. Se você edita fotos e vídeos, mas não gostaria que as pessoas usassem seu trabalho sem dar os devidos créditos ou antes de realizar o pagamento final, vale a pena conhecer os aplicativos para inserção de marca d’água.

Disponível gratuitamente para download, o trabalho do Visual Watermark é colocar uma identificação do profissional que editou, tirou ou criou um conteúdo que seria facilmente postado na internet sem os devidos créditos.

O uso é bem simples: após fazer a instalação em seu computador com Windows ou macOS, basta dar dois cliques no arquivo de instalação e aguardar que tudo seja finalizado. Então, basta abrir o aplicativo e enviar o arquivo que receberá a marca de identificação. O exemplo abaixo mostra a inserção em uma foto:

Inserção de marca d'água com apoio do app da visual watermark
Marca d’água pode ser inserida de forma gratuita (Captura de te:la: Victor Pacheco/Showmetech)

Além de alterar o tipo de fonte, é possível escolher onde a marca d’água será inserida, fazer o upload de uma logo própria e escolher o tamanho da identificação. É uma forma gratuita e segura de evitar que você não passe por problemas de pessoas postarem conteúdos sem identificarem os donos.

Inserção de marca d'água com apoio do app da visual watermark
Foto pode ser configurada antes de ser salva na pasta que usuário preferir (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Após finalizar a edição, basta clicar em Próximo passo e definir as configurações da imagem ou vídeo com sua marca d’água.

Assinatura única

Todas as fotos e vídeos que tiveram marcas d’água inseridas por meio do aplicativo do Visual Watermark são salvas com uma identificação da desenvolvedora, mas é possível deixar apenas a sua identificação por meio do pagamento de uma assinatura única de R$ 59,00 para uso pessoal em um computador. Empresas podem assinar dois planos:

  • Plus: permite a ativação do aplicativo em até 3 computadores;
  • Premium: para a ativação do app em até 10 computadores.

Além de remover a marca dos desenvolvedores, a compra da assinatura permite o acesso a mais de 100 fontes e 10 modelos de identificação de maior velocidade. Vale a pena considerar o investimento se você precisa de uma ferramenta rápida e que permitirá controle sobre tudo o que cria e entrega no dia a dia. A compra pode ser feita diretamente no site do Visual Watermarks e o envio da chave de ativação é feito por e-mail.

Planos do visual da visual watermark para designers
Profissionais podem fazer assinatura para uso mais completo (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

O que achou das ferramentas gratuitas? Conseguiu comprimir as fotos que queria? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Como traduzir imagens com texto de um jeito simples