Tecnologia

Com interesse da Tesla, Elon Musk virá ao Brasil tratar sobre instalação de nova fábrica

Escrito por Paulo Carmino

Foto: THE WASHINGTON POST – GETTY IMAGES

Com o interesse da Tesla em instalar uma fábrica de carros elétricos no Brasil, o CEO da companhia, Elon Musk, se comprometeu a vir ao país. A informação é da assessoria de relações internacionais do Ministério da Ciência, Tecnologias, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Essa negociação de uma nova fábrica ainda não começou. Porém, tanto o governo brasileiro, bem como a companhia norte-americana, demonstram total interesse em iniciar relações no Brasil, segundo informações divulgadas recentemente.

A Tesla é uma grande companhia da Califórnia, Estados Unidos. É uma das principais fabricantes que investem em tecnologias automotivas que utilizam fontes de energia renováveis e não fósseis.

Já Elon Reeve Musk, além de executivo da Tesla, é também o CEO da SpaceX, uma companhia do setor Aerospacial, que desenvolve e lança foguetes e tecnologias no espaço. A SpaceX é uma das idealizadoras de uma corrida espacial para tornar possível a sobrevivência humana em marte.

Empreendedor, Musk é filantropo e visionário. Ele é vice-presidente da OpenAI; fundador e CEO da Neuralink; e co-fundador e presidente da SolarCity.

Com interesse da Tesla, Elon Musk virá ao Brasil tratar sobre instalação de nova fábrica 54ac1929eab8ea004bcf6c1a scaled
Foto: REUTERS/Danny Moloshok – Reprodução. Elon Musk, considerado o “Tony Stark” da vida real.

Fábrica da Tesla no Brasil pode gerar empregos e “ascender” desenvolvimento tecnológico verde

A visão de Elon Musk em relação ao comprometimento ambiental, difere muito da visão do presidente Jair Bolsonaro, em relação à temática ambiental. Enquanto Musk pretende fincar suas tecnologias em práticas “verdes”, com o propósito de reduzir poluentes e transformar a indústria automotiva, Bolsonaro caminha pelo lado contrário.

Isso por que o chefe do executivo brasileiro, vem dando sinal positivo para a exploração da Amazônia e zonas naturais, que até então eram intocáveis à exploração humana.

Elon Musk já desafiou bases capitalistas para demonstrar que está comprometido com causas ambientais e com o combate ao aquecimento global. O executivo já liberou as patentes de sua empresa de carros elétricos Tesla, e se comprometeu a não processar nenhuma outra empresa que, “em boa fé, quiser usar sua tecnologia”, confiando que a utilização de suas patentes, poderia contribuir para o desenvolvimento sustentável.

Em outra ocasião, Elon Musk afirmou que para provar o aquecimento global, basta “um simples termômetro”.

Com o pensamento de Elon Musk, a fábrica no brasil e a idealização do pensamento “Musk”, pode estimular brasileiros e empreendedores a liderar projetos de expansão e desenvolvimento tecnológico verde.

Sobre o Autor

Paulo Carmino