Imagine um sistema de transporte onde você pode pedalar verticalmente. Pois isso já foi projetado por Elena Larriba, aluna do Royal College of Art, em Londres. A ideia é que seja uma alternativa para escadas e elevadores.
Batizado de Vycle, o sistema é como uma bicicleta com guidão, assento e pedal, porém a parte de trás é estruturada para ser fixada em um trilho vertical. Deste modo, o veículo pode ser anexado para subir em andaimes ou guindastes.
“Atualmente, existem dois métodos principais para o transporte vertical que prevaleceram nos últimos 100 anos, as escadas e o elevador”, explicou Elena, que se formou em Engenharia de Design de Inovação. “As escadas são volumosas e pouco atraentes, especialmente em edifícios de alto nível, onde as pessoas geralmente não as usam, e os elevadores requerem muita energia para mover uma pessoa a alguns metros de altura. Isso cria uma área de oportunidade que fica entre os dois”, explica.
Em termos de força, Elena garante que o sistema é muito similar a uma bicicleta comum. O único peso que o usuário precisará superar é o dono próprio corpo. Facilmente também ele pode colocar mais ou menos força, tanto na subida quanto na descida.
Para a engenharia, seu produto pode ser aproveitado na construção civil e dentro de escritórios, reforçando conceitos ambientalmente saudáveis.
Apesar do esforço requerido, não deixa de ser uma forma divertida de chegar aonde onde deseja. Além disso, pode ser uma alternativa para os dias em que faltam energia e a única solução seria subir as escadas.
(682)