Geek

Código fonte do console Xbox original vaza online

Escrito por Paulo Carmino

O código fonte de todo o sistema operacional do Xbox original vazou online no início de maio, abrindo o caminho para consoles clone e emulação sem restrições.

O site The Verge confirmou a autenticidade do vazamento e revelou que ambientes de compilação, emuladores, documentação e o próprio kernel do console estão circulando livremente pela internet.

Embora seja um console já muito antigo e comercialmente pouco relevante, a disponibilização do código fonte do Xbox torna as propriedades da Microsoft e suas parceiras mais vulnerável, uma vez que agora é possível até criar um console clone do Xbox ou mesmo reproduzir seu funcionamento sem qualquer restrição em um PC. Isso inclui rodar todos os jogos como suas versões originais e até simular o ambiente da Xbox Live, se desejado.

Uma versão anterior do código-fonte do Windows NT 3.5 também vazou online. Os arquivos contém quase tudo o que seria necessário para entender o funcionamento interno do sistema.

O sistema operacional foi lançado em 1994, mas foi rapidamente substituído pelo Windows NT 3.51. Este deve ser um problema menor para a Microsoft, uma vez que poucas pessoas ainda devem usar esse sistema para oferecer algum risco de segurança.

O vazamento do código fonte do Xbox é mais indesejável para a Microsoft, uma vez que ela ainda comercializa os jogos clássicos do console e valoriza o legado de franquias como Halo. Atualmente, existem emuladores do Xbox bem desenvolvidos, mas eles ainda não têm 100% de compatibilidade com o console original.

Sobre o Autor

Paulo Carmino